Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral O que te impede de desistir do Hobby?

O que te impede de desistir do Hobby?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Numa altura como esta de crise, em que se vomitam palavras como Troika, desemprego, austeridade.....

O que te faz não desistir do Hobby?

De certeza que há muita gente que nos últimos tempos pensou nisto.... Será que não chegou altura de desistir?

Não queria prender muito o tópico apenas ao tema económico, embora sei que provavelmente é um dos mais importante, mas também existe muita gente que desiste do hobby por falta de sucesso. Portanto, nas horas adversas... quando um peixe morre, quando morrem vários corais, quando um azar deita a perder meses de trabalho, quando tens o aquário cheio de cianos... O que te impede de atirar a toalha ao chão?

A mim, em primeiro lugar, é porque adoro ter animais. Sempre tive animais e os aquários é a maneira mais fácil de manter animais em casa. Ainda para mais, um aquário em casa transforma qualquer divisão, é como ter um quadro belíssimo que é impossível ninguém reparar, é das coisas mais fantásticas que podemos ter em casa.
Depois, porque a aquariofilia marinha é um desafio grande e constante que me mantém sempre motivado e dá sempre que fazer. Juntar a isto, o facto de ter feito (e continuar a fazer) novos amigos enquanto estou neste hobby faz-me esquecer todo o dinheiro que enterro no aquário e ultrapassar as adversidades que vão surgindo.

Existe também um sentimento que não consigo descrever bem por palavras, uma sensação muito boa quando um frag se desenvolve em coral, quando nascem peixes, quando os seres vivos estão muito bem e saudáveis.... Até dá gosto estar em casa e observar o aquário nestas alturas, simplesmente contemplar a "nossa" criação.

Isto para não falar que todos nós nos tornamos um pouco "químicos, biólogos, programadores, electricistas, picheleiros, carpinteiros, etc." Aprende-se imenso quando o hobby chega a este nível de doença.

Vamos lá ajudar quem precisa de motivação para continuar no hobby! :ymhug:
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Ricardo Pinto Escreveu:
Numa altura como esta de crise, em que se vomitam palavras como Troika, desemprego, austeridade.....

De certeza que há muita gente que nos últimos tempos pensou nisto.... Será que não chegou altura de desistir?

Não queria prender muito o tópico apenas ao tema económico, embora sei que provavelmente é um dos mais importante, mas também existe muita gente que desiste do hobby por falta de sucesso. Portanto, nas horas adversas... quando um peixe morre, quando morrem vários corais, quando um azar deita a perder meses de trabalho, quando tens o aquário cheio de cianos... O que te impede de atirar a toalha ao chão?

A mim, em primeiro lugar, é porque adoro ter animais. Sempre tive animais e os aquários é a maneira mais fácil de manter animais em casa. Ainda para mais, um aquário em casa transforma qualquer divisão, é como ter um quadro belíssimo que é impossível ninguém reparar, é das coisas mais fantásticas que podemos ter em casa.
Depois, porque a aquariofilia marinha é um desafio grande e constante que me mantém sempre motivado e dá sempre que fazer. Juntar a isto, o facto de ter feito (e continuar a fazer) novos amigos enquanto estou neste hobby faz-me esquecer todo o dinheiro que enterro no aquário e ultrapassar as adversidades que vão surgindo.

Existe também um sentimento que não consigo descrever bem por palavras, uma sensação muito boa quando um frag se desenvolve em coral, quando nascem peixes, quando os seres vivos estão muito bem e saudáveis.... Até dá gosto estar em casa e observar o aquário nestas alturas, simplesmente contemplar a "nossa" criação.

Isto para não falar que todos nós nos tornamos um pouco "químicos, biólogos, programadores, electricistas, picheleiros, carpinteiros, etc." Aprende-se imenso quando o hobby chega a este nível de doença.

Sinto exatamente o mesmo! Essa sensação de ver um frag crescer ou ganhar cor, um peixe que não comia, começar a comer e ficar saudável, os amigos que se fazem, chegar a casa depois de um dia de trabalho e olhar para aquela coisa linda, não tem preço...

Já estive por razões profissionais fora do hobby, mas nunca deixei de ler, aprender e falar com pessoal do hobby. É uma paixão quase inexplicável e acho que deve haver poucos hobbys assim, tão viciantes e saudáveis...

E concordo que o principal motivo de abandono é o insucesso aliado aos altos gastos. Se fosse barato, não se desistia tão facilmente...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
.......Muito se poderia dizer sobre este tema, mas eu resumo só com uma palavra, PARTILHAR :ymhug:
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
César Soares Escreveu:
Ricardo Pinto Escreveu:

Sinto exatamente o mesmo! Essa sensação de ver um frag crescer ou ganhar cor, um peixe que não comia, começar a comer e ficar saudável, os amigos que se fazem, chegar a casa depois de um dia de trabalho e olhar para aquela coisa linda, não tem preço...

Já estive por razões profissionais fora do hobby, mas nunca deixei de ler, aprender e falar com pessoal do hobby. É uma paixão quase inexplicável e acho que deve haver poucos hobbys assim, tão viciantes e saudáveis...

E concordo que o principal motivo de abandono é o insucesso aliado aos altos gastos. Se fosse barato, não se desistia tão facilmente...

Boas,

Se querem que vos diga ... ainda bem que não é assim tão barato.
Se fosse era tipo peixinhos vermelhos dentro do globo de vidro. Já alguém fez contas a quantos morrem por dia?

Já me aconteceram diversos desastres na aquariofilia, desde inundações, faltas de electricidade de 3 dias, pragas de dinoflagelados, etc ...

Para começar isto é um bicho lixado ... não sai da cabeça da malta. E depois o apoio da família é importantíssimo. Estive dois anos sem aquário e a minha esposa não descansou enquanto não montei um de novo.

Quanto ao orçamento ... haja vontade. Eu sinceramente não posso ter um aquário de 1,5m com 6 bombas Vortech nem montes de corais duros nem escumadores topo de gama nem nada disso ... ADORAVA mas sinceramente não posso.

Para poder encaixar o hobby no orçamento familiar, tive que montar um aquário só para Rics que me consome cerca de 20€ por mês e em que o investimento em iluminação, escumação e circulação não foram de todo elevados.

A minha opinião é sempre ... adequem o hobby à carteira e não o contrário.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Para além de gostar da aquariofilia e de algumas razões que já foram expostas, na verdade a razão para não desistir é praticamente a mesma que me leva por vezes a pensar no assunto, a grandiosidade do projecto, a sua enorme dificuldade bem como a localização na parede da sala...
Cumprimentos
Carlos Gião

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Em tempos já li comentários de pessoal que acha melhor nem olhar para as contas da luz, etc., mas eu acho que isso é um ponto extremamente importante para termos um sistema sustentável economicamente e para prevenir surpresas desagradáveis, que podem levar a destistência do hobby, tal como ajustamento na factura da EDP no final do ano... Portanto por mim é ter um controlo sobre os custos, sendo bastante útil um medidor de consumos.

No segundo semestre de 2011 o meu sistema esteve em situação crítica devido a um surto de cryptocarion irritans que foi dos piores que já tive. Umas alterações no fluxo de circulação e outros cuidados, e consegui salvar a maioria dos peixes, ainda que tenha tido uma baixa de peso (Strigosus)... estes parasitas do demo são sem dúvida até hoje a maior ameaça ao hobby... com perdas significativas por vezes pode levar-nos a desistir do hobby...

Outra praga, as asterinas, ainda que estragos menos danosos, são uma grande dor de cabeça e conseguem limpar grande parte da coralina e tornar a rocha igualmente despida como nos tempos iniciais da montagem do reef... uma praga lixada de combater...

As aiptásias, outra praga, se bem que com uns camarões consegue-se manter a coisa controlada e os corais livres de perigo.

Os consumos de cálcio / carbonatos, no meu caso estavam a ser excessivos e acabei por desistir dos frags de Acroporas e outros corais mais gulosos de cálcio. Hoje acho que foi uma boa decisão.

De resto, o gosto de ver os corais crescer, e os peixes nadarem saudáveis, é o principal factor que nos leva a persistir no hobby. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Permitam-me recuperar um vídeo antigo.... que expressa muito bem a "doença" que é este hobby.

Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Acabou de me acontecer uma verdadeira desgraça aquariofilica...o vidro da frente dum dos 2 aquários imbutidos na parede da sala com 2,54m x 0,90m abriu por baixo (descolou ao fim de 10 anos), eu estava a trabalhar...tudo em pânico em casa com água salgada a invadir a sala, foi lindo e bonito...
Tinha acabado de o limpar todo, lavado areia e rochas e refeito o layout, tudo sòzinho...
Nem faço ideia como irei conseguir reparar um monstro destes...neste momento toda a família agradece que eu desista...
Cumps
Carlos Gião

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64

Porque não colas uma calha de vidro a toda a volta no fundo, algo parecido com um travamento em toda a volta mas no fundo. Eu tenho isto no meu aquário (não tinha muita confiança na colagem que eu próprio fiz).
Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Carlos Gião Escreveu:
Viva
Acabou de me acontecer uma verdadeira desgraça aquariofilica...o vidro da frente dum dos 2 aquários imbutidos na parede da sala com 2,54m x 0,90m abriu por baixo (descolou ao fim de 10 anos), eu estava a trabalhar...tudo em pânico em casa com água salgada a invadir a sala, foi lindo e bonito...
Tinha acabado de o limpar todo, lavado areia e rochas e refeito o layout, tudo sòzinho...
Nem faço ideia como irei conseguir reparar um monstro destes...neste momento toda a família agradece que eu desista...
Cumps
Carlos Gião

Boas,

Ou neste caso ... más ...
Estamos a falar de 1000 litros de água no chão? mais a perca de vivos?
Ou estava tudo vazio pela remodelação que tinhas feito?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9

Caro Carlos Giao

Boa sorte companheiro, se fosse mais de perto tinha toda a logistica para te ajudar nesse momento dificil. Só posso desejar.te boa sorte.
Foi a colagem que cedeu.
Estou neste momento a remodelar um aquario com 10 anos que aconteceu algo parecido mas felizmente foi numa lateral e no topo. Um aquario com 320 de comprido e 115 de altura.

Boa sorte e que tenhas pouca mortalidade.

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

sr.carlos

quando vi este tópico não pude deixar de ficar muito triste,sei que um caso destas aniquila qualquer vontade de seguir em frente

ainda a umas semanas falávamos de possibilidade de mudar o vidro da frente de um dos seus aquários e embora vc não tenha dito, quase tenho a certeza que foi o aquário que estava melhor que isso aconteceu

tenha calma que daqui a uns dias já vê o problema com outros olhos x_x

se precisar de alguma ajuda,dentro das minhas possibilidades pode contar comigo
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

O sistema é interligado, tem cerca de 6000 L e um Sump comum, quando cheguei, já tinham voado 3000 L ...uma lástima!
Não foram todos para a sala... como os aquários estão numa fishroom, com grelhas e esgoto no chão, parte saíu por aí , mas como o vidro que descolou foi o da frente e na zona inferior...lá foi à sala...o que "desgostou" a família...que tinha permitido a construção disto tudo com a promessa que na sala nunca mais haveria inundações...estava tudo bem pensado... :((
Felizmente não estavam lá peixes...
Pois, é isso Carlos Mota...foi o vidro que estava menos riscado...
Bom por aqui a logistica nesta área é dificil...muito dificil...
Estou ainda meio "abananado"...segue-se tirar toda a areia e rochas...e pode ser que tenha alguma ideia... 8-}
Agradeço as vossas palavras de ânimo, mas a coisa por aqui está..."preta"
Cumps
Carlos Gião

Após a tormenta de ontem, hoje tirei o dia, para ver se resolvia o assunto.
Fui a uma vidreira, e vieram ver o problema, está em estudo a mudança do vidro da frente por um extra claro ( este está bastante riscado...mas o do outro aquário gémeo está pior...) e vão reforçar tudo...vamos ver, pois a logística do local é má e mesmo vazio são umas centenas de quilos para mover...
Impacientemente aguardo.
Carlos Gião

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Carlos Gião Escreveu:
Eu penso que é a Teimosia...
Após a tormenta de ontem, hoje tirei o dia, para ver se resolvia o assunto.
Fui a uma vidreira, e vieram ver o problema, está em estudo a mudança do vidro da frente por um extra claro ( este está bastante riscado...mas o do outro aquário gémeo está pior...) e vão reforçar tudo...vamos ver, pois a logística do local é má e mesmo vazio são umas centenas de quilos para mover...
Impacientemente aguardo.
Carlos Gião

Boa noite,

Acredito que neste momento já esta tudo com melhor cara ;)

Passando para o assunto das desistências, eu desisti... alias pensava eu... acho quem gosta ta tramado, o bichinho ta la sempre, neste momento estou arrependido ter desistido, vou esperar que a minha filhota nasça, em Janeiro, e depois começar a planear as coisas para um novo aquário.
Não é fácil desistir, ao inicio varias foram as pessoas que me disseram que voltava mas eu "orgulhoso" disse que não voltava, mas vou voltar ahahahahh :ymparty:

Excelente vídeo Ricardo
Cump.
Anthony

Voltar para Discussão Geral