Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Dúvidas com Kalkwasser!!!!!

Dúvidas com Kalkwasser!!!!!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 13/nov/2015, 09:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Meus amigos, eu uso kalkwasser da forma mais artesanal possível, todos os santos dias preparo 2 litros de água de osmose com kalkwasser. Procedimento que se está a revelar insuficiente.

Queria montar um reactor de kalkwasser. A ideia seri alimentar este com a linha de retorno e limitar o fluxo com uma válvula. Já li que muitos brasileiros deitam directo na sumo, o que me parece muito perigoso.

Gostava de ouvir as vossas sugestões, ideias ou simplesmente como fazem.

Abraços.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Olá Tiago,

Partilho o meu "metodo":
- Comprei no AKI/Leroy um jerican de 10l. com torneira incorporada
- Faço a mistura dos 10l. e ponho em cima da SUMP a pingar muito lentamente (abro à noite e fecho de manhã).
Normalmente dura-me bastante tempo... Não é automatico o que seria óptimo mas não preciso de andar a fazer misturas diariamente...

Cumps,

Antonio

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Tiago

Nos meus aquários anteriores sempre fiz á brasileira :) e nunca tive problemas. Posso ter tido sorte ou não, mas se queres fazer as coisas bem, melhor.

Eu tenho o meu reactor de kalk a receber água de osmose do sistema de reposição automática, directamente, e não tenho nenhum limitador/válvula para regular a saída, não é necessário. Idealmente coloca a saída de água afastada da bomba de retorno.

O trabalho que tenho é colocar uma boa quantidade de kalk (3/4 cm de altura) uma vez por semana para saturar a solução e mais nada.

É uma solução simples e eficaz.

Tiago Grego Escreveu:
Meus amigos, eu uso kalkwasser da forma mais artesanal possível, todos os santos dias preparo 2 litros de água de osmose com kalkwasser. Procedimento que se está a revelar insuficiente.

Queria montar um reactor de kalkwasser. A ideia seri alimentar este com a linha de retorno e limitar o fluxo com uma válvula. Já li que muitos brasileiros deitam directo na sumo, o que me parece muito perigoso.

Abraços.

Editado pela última vez por Gil Miguel em 13/nov/2015, 18:03, num total de 1 vez.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Olá Tiago. Para pores isso de forma automática. Podes fazer algo. Tipo calcium dispenser da tunze. E fácil de fazer. E funciona muito bem.

Gil Miguel Escreveu:
Boas Tiago

Nos aquários sempre fiz á brasileira :) e nunca tive problemas. Posso ter tido sorte ou não, mas se queres fazer as coisas bem melhor.

Eu tenho o meu reactor de kalk a receber água de osmose do sistema de reposição automática, directamente, e não tenho nenhum limitador/válvula para regular a saída, não é necessário. Idealmente coloca a saída de água afastada da bomba de retorno.

O trabalho que tenho é colocar uma boa quantidade de kalk (3/4 cm de altura) uma vez por semana para saturar a solução e mais nada.

É uma solução simples e eficaz.

Tiago Grego Escreveu:

Abraços.

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

Mas só mais uma opinião, se eu ligar directo à linha de reposição e aproveitar a força da bomba e fizer o reactor trabalhar com água salgada vai haver problema??? Ou seja a reposição de osmose trabalharia independente.

Abraços.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Tiago

Não sei se percebi bem a tua pergunta, mas não vejo nenhuma vantagem em dosear o kalk independentemente do sistema de reposição.
Se colocares o reactor a funcionar com a bomba de retorno (agua salgada), o que vai acontecer é que vais dosear Kalk desmedidamente, já que a quantidade de água que passaria no reactor seria absurdamente alta. Não funciona.

Hás-de ter a reposição de água de osmose por gravidade ou com bomba de reposição, em qualquer um dos casos, o reactor de kalk funciona apenas como um ponto de passagem entre o depósito de água de osmose e a saída de água de reposição para a sump. Podes é colocar um relogio no sistema de reposição de água de osmose para funcionar de hora a hora por exemplo. Mais que isso estarás a interferir com o nivel de água na sump e consequentemente com o funcionamento do escumador.

Eu tenho o meu a funcionar 24 horas por dia, conforme a agua vai evaporando, o sistema repõe agua de osmose com kalk.

Assim é montares o reactor nesse circuito de água doce.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá a todos boa noite
Eu continuo a usar o método brasileiro isto é: numa garrafa de 1 litro com água de osmose deito uma colher de sobremesa cheia de Kalkwasser misturo e deito diariamente a olho, uma garrafa de 1 litro dá-me para 4 vezes, e já lá vão uns anitos assim .
No inicio usei (ainda tenho,um dispensador da tunze) ligado em série com a reposição mas, por nabice minha ou não, entupia com muita facilidade, daí ter resolvido usar desta forma.
Claro que estou perfeitamente de acordo com um método mais profissional sem dúvida, apenas quero partilhar convosco o meu método nada mais.

abraço
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Antonio Afonso Escreveu:
Olá a todos boa noite
Eu continuo a usar o método brasileiro isto é: numa garrafa de 1 litro com água de osmose deito uma colher de sobremesa cheia de Kalkwasser misturo e deito diariamente a olho, uma garrafa de 1 litro dá-me para 4 vezes, e já lá vão uns anitos assim .
No inicio usei (ainda tenho,um dispensador da tunze) ligado em série com a reposição mas, por nabice minha ou não, entupia com muita facilidade, daí ter resolvido usar desta forma.
Claro que estou perfeitamente de acordo com um método mais profissional sem dúvida, apenas quero partilhar convosco o meu método nada mais.

abraço
afonso

Obrigado pelo testemunho, é só uma kalkwasser ? Ou também tem baling?

Olá boa tarde
sim também uso Balling, tenho consumos elevados de Kh , dá-me muito jeito este sistema.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Boa noite António, ao usar o balling só doseia kh?

Enviado do meu SM-T230 através de Tapatalk
Abraço
Nuno Silva

Olá Nuno boa tarde
uso o Balling ligth com as três bombas , Ca, Mg, Kh.
só referi o Kh porque é o que se destaca em consumos exagerados.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Alo António, se mantém o balling a dosear Ca, Mg, Kh, porque doseia kalk? :/ não há problema em dosesar os 4 componentes em simultâneo?
Abraço
Nuno Silva

Olá bom dia
tenho usado o Kalkwasser tanto para manter Cálcio e Reserva Alcalina, como para aumentar o PH em casos em que seja necessário, é nesta base que o utilizo.
como só tenho três bombas doseadoras , meto o kalk á mão, normalmente de manhã antes das luzes se acendenrem, que é também quando atesto o depósito de reposição.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Tudo sobre lime water ... AKA Kalk!

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Como sempre, oportuno
Obrigado Rui, já guardei a informação para ler com calma pois eu não domino o inglês
abraço

Voltar para Discussão Geral