Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Qual a melhor iluminação? T5 ou HQI

Qual a melhor iluminação? T5 ou HQI

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Boas pessoal,

No meu novo sistema, vou destinar um compartimento da sump apenas para corais, um espécie de berçário para que depois passem para o aquário principal.

A iluminação que estava a pensar colocar seria uma calha de 3xT5 24wts, mas depois lembrei-me que tinha la um projetor HQI de 70wts com uma lâmpada da 14000k, na vossa opinião, o que seria melhor para o crescimento e desenvolvimento dos corais?

Visto que a HQI gasta menos 3wts/h o que é insignificante

Aguardo as vossas respostas

Cumprimentos
Nuno Silva
Abraço
Nuno Silva

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Boas pessoal,

No meu novo sistema, vou destinar um compartimento da sump apenas para corais, um espécie de berçário para que depois passem para o aquário principal.

A iluminação que estava a pensar colocar seria uma calha de 3xT5 24wts, mas depois lembrei-me que tinha la um projetor HQI de 70wts com uma lâmpada da 14000k, na vossa opinião, o que seria melhor para o crescimento e desenvolvimento dos corais?

Visto que a HQI gasta menos 3wts/h o que é insignificante

Aguardo as vossas respostas

Cumprimentos
Nuno Silva

Boas,

Isso vai depender mais da lâmpada que lá colocas (em termos de espectro) do que propriamente a tecnologia.

Na minha opinião deverias ter a iluminação o mais aproximado possível com o que tens no display principal para minimizar choques.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Visto que no meu sistema irei ter 4x39wts T5, na tua opinião devo optar pela calha 3x24wts T5 certo?

So uma curiosidade, a nível de crescimentos qual será melhor? a HQI de 70wts ou a Calha T5 de 72wts?

Cumprimentos
Abraço
Nuno Silva

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Visto que no meu sistema irei ter 4x39wts T5, na tua opinião devo optar pela calha 3x24wts T5 certo?

So uma curiosidade, a nível de crescimentos qual será melhor? a HQI de 70wts ou a Calha T5 de 72wts?

Cumprimentos

Sim, se tens T5 em cima, deverás optar por T5 em baixo.

Muitos outros factores influenciam o crescimentos dos corais. Tens imensos casos de sucesso e de crescimentos impressionantes com as duas configurações.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Muito obrigado Rui ;)

Abraço
Abraço
Nuno Silva

Voltar para Discussão Geral