Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Reactor de Zeolitos

Reactor de Zeolitos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 03/Oct/2012, 14:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Pessoal,

Quem usa?
Tenho ouvido falar ultimamente muito disto e os beneficios relatados, bem como os inconvenientes são aparentes, a minha duvida prende-se com em que situações usar e de que forma usar...
O Meu tanque está ok, e o objectivo é não mexer, porque em equipa vencedora não mexe... mas como o método Zeovit deve ser aplicado em ULNS, será que devo pensar nisso?
Parametros:
SG - 1.024
Alk - 10dkh ou 3,5meq
PH - 8,0
NH3 - 0
NO2 - 0
NO3 - 5mg/l(aproximado a cor está mais para o lado do 5 que do 0), creio que se prende com a entrada de 3 Cardinais que ainda só estão a comer artémia...
PO4 - Não tenho teste

Faço adição de solução de 2 partes e elementos traço 3 vezes por semana(2ª, 4ª e 6ª com TPA 10% ao Domingo).

A minha pergunta vai no sentido de, devo usar para eliminar os nitratos e poder utilizar alguns produtos da zeovit ou nem por isso?

Duvidas:
- Devo adicionar alguma fonte de carbono? tipo vodka, fuel, ou outra?

Sinceramente tenho medo de estar a usar e estragar o que está bem, mas a futuro e se voltar a ter problemas de nitratos, gostava de ter um "Plano Alternativo" á vodka...que apesar de me ter dado bons resultados enquanto durou, assim que deixei de adicionar... ia estragando o sistema todo...

Obrigado desde já.

Mensagem 03/Oct/2012, 14:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

O Artur poderá dar-te mais informações, mas acho que ele usa Zeovit sem zeolitos e sem reactor.

Só mesmo os productos.

Se os estiveres a usar não necessitas de adicionar fontes de carbono nenhumas. O método já trás bactérias, alimento para elas, etc.

Sem zeolitos talvez tenham é menos área para que as bacterias se fixem, mas à parte disso não vejo à partida inconvinientes.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2012, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
E as biopellets?

Não necessitas de ter tantos produtos (caros)!

Um reator e adição de bacterias esporadicamente e está feito!

Agora a TMC tb tem um sistema parecido!

Cumps

Mensagem 03/Oct/2012, 17:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Chouriço Escreveu:
E as biopellets?

Não necessitas de ter tantos produtos (caros)!

Um reator e adição de bacterias esporadicamente e está feito!

Agora a TMC tb tem um sistema parecido!

Cumps

Pois, biopellets e o que vou usar.
Mas depois de teres um sistema baixo em valores de nutrientes precisas de começar a alimentar os corais. Daí quem complemente depois com zeovit ou prodibio ou outro.

Abracos,
Rui

Sent from my GalaxyS2 using Tapatalk2. Forgive typos.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2012, 18:10

Pois as Pellets também poderiam ser uma solução... o meu receio é o costume... as cyanos... sempre que adicionei fontes de carbono, levei com cyanos...daí estar um pouco renitente neste aspecto...
Mas vou investigar mais sobre as pellets.

Obrigado.

Mensagem 03/Oct/2012, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Nuno,

Hoje em dia concluíu-se que ter os nitratos a 0ppm pode ser um problema, pois os corais passam fome...

Se o nível de nitratos actualmente se mantém nos 5ppm, acho um valor bastante bom (entre 0 e 10 ppm é perfeitamente aceitável). Então se os nitratos estão já estabilizados nesse valor, sem usar nenhum método tipo Zeovit ou Biopellets, possivelmente o mais indicado será dispensar estes métodos probióticos. Só se os nitratos tiverem tendência a aumentar, especialmente acima de 10ppm, é que poderá ser útil usar Zeovit ou as biopellets.

Actualmente só uso os produtos Zeovit para redução de nitratos e fosfatos. Há outra gama de produtos que actua sobre as cores dos corais, mas que ainda não experimentei..
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/Oct/2012, 23:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Olá Artur,

Tas a utilizar reactor de zeolitos?

Abraço
carlos
Carlos Basaloco

Mensagem 04/Oct/2012, 00:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Carlos Basaloco Escreveu:
Tas a utilizar reactor de zeolitos?

olá Carlos,

Não uso reactor de zeólitos... apenas os três produtos (zeobak, zeofood e zeostart)...

Na sump tenho umas matérias filtrantes tipo Siporax, penso que ajuda para as bactérias terem espaço para colonizar. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/Oct/2012, 00:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Ok, mas agitas essa meteria filtrante para as bacterias se soltarem, entrar na coluna de água e fazerem a desnitrificação para baixar os nutrientes? Apenas pergunto porque no uso do metodo Zeovit para ser eficaz, é recomendado o uso de um reactor de zeolitos como tu conheces. A minhã dúvida é se o uso de zeoback + zeostart +zeofood dessa forma com essa materia filtrante resulta? Como deves saber o Zeolito tem caracteristicas muito especificas no qual tambem faz parte do metodo! A minhã questão está na eficacia do metodo feita dessa forma! Quais têm sido os teus parametros de NO3 e PO4? Como se tem falado tanto em siporax, é importante saber se podemos substituir os zeolitos por esse tipo de siporax que estas a usar!

Abraço
Carlos Basaloco

Mensagem 04/Oct/2012, 11:28

O Objectivo do reactor era criar um ULNS e depois usar os aditivos da Zeovit para "controlar" as cores e crescimento.
Mas estou de acordo contigo Artur, porque 5mg/l, está num nivel bastante bom, estou a pensar usar Amino acidos e Coral vitalizer, a duvida passa por saber se posso usar com os nitratos neste nivel e a alcalinidade a 10(Li algures que no metodo zeovit a alcalinidade alta pode ser um problema, por alta li superior a 9).

Relativamente ás pellets que o Pedro referiu, andei a investigar e mas li muita coisa contra o uso... provavelmente por pessoas que não usaram da forma correcta, mas como referi, e tanto quanto eu entendo(de uma forma minimalista), o objectivo das pellets seria muito parecido ao Vodka/Vinagre, ou seja adicionar fonte de carbono, com a vantagem de a adição ser continua e equilibrada, ao contrário do vodka, que é de uma ou duas vezes.

Também tem a vantagem de dispensar adição diária, uma vez que os pellets enquanto duram quase que dispensam manutenção.

O meu receio, e talvez por experiência negativa, é se tiver por algum motivo que retirar os pellets o tanque não vai ressentir-se... A minha experiência com Vodka teve o melhor de dois mundos, a água e claridade ficou brutal, as algas desapareceram, mas em contrapartida tive um boom de cyanos(que pode ter sido provocado por algum desiquilibrio que não só o vodka), e quando deixei de dosear... bem, o tanque levou meses a recuperar, se é que alguma vez recuperou(mudei para outro tanque entretanto).

Para já acho que vou manter o programa actual, equipa que ganha não se mexe ;) e como o tanque está a começar a terminar o "re-ciclo"(Está com cerca de 3 meses), e os corais estão finalmente a começar a mostrar alguns sinais de saude da boa, vou manter. Mas gostava de ter um plano de "backup", uma vez que da ultima vez acabei por cometer alguns erros por decisões tomadas á pressa... Enfim também ajudam a aprender!

Obrigado.

Mensagem 04/Oct/2012, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas nuno ....

Podes sempre meter o Vitalizer , Aminoacidos e Stylo pocciGlow , sem problemas, esses não precisam de reator , agora aconselho-te é a começares com uma dose baixa , tipo 2 gotas 2 vezes por semana e ires aumentando ao fim de uma semana ou duas , para os corais não notarem grande diferença , nem o aquário ...
Quanto ao resto do método , tens que ser rigorosa, vê o que me ia acontecendo no tópico do meu tanque ..
neste momento faço a segunda parte do método e tenho a primeira parte parada a espera que isto estabilize e para voltar a tentar, também não uso reactor , mas mexia o siporax que tenho na sump todos os dias, e coloquei um dos sacos de siporax muito perto da queda de água para ir "agitando" sozinho ....

agora quanto ao método que queres seguir isso é uma decisão tua e que deves ponderar e reflectir muitoooo Bem, e sobretudo ter muito cuidado e atenção ...

Abração amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Voltar para Discussão Geral