E com as turbinas provavelmente vai-vos acontecer a mesma coisa...
Com a fricção e com o tempo também se vai desfazendo a parte magnética da turbina.
Eu tinha estas bombas como fiáveis ( e as WP) pelo histórico que tinha do material desta marca. A verdade é que tive que accionar muitas garantias pela loja e as minhas deram igualmente problemas, desde as borrachas que isolam a entrada do fio na bomba deixarem passar água com o tempo e queimarem a bomba, desde as turbinas que se começaram a desfazer, controladores queimados.. Já aconteceu de tudo.
No primeiro ano até correu bem, depois começaram os problemas. As únicas que não deram qualquer problema foram as WP-10. As mais problemáticas foram sem duvida as WP-40.
Um dos veios desfez-se no aquário, acho que a sorte é que nessa altura tinha bastante carvão activo na sump, pelo que não notei alterações.
Já nas bombas de retorno, nada a apontar, tirando o ruído característico que têm na potência máxima.
Ainda tenho 2 RW a funcionar num dos sistemas... mas quando avariarem só as substituo por Cranc ou Tunze.
Obviamente que bombas baratas utilizam material muito mais fraco e dá nisto

Existe o argumento válido de que algumas bombas bastante caras também dão muitos problemas (caso das vortech), mas por exemplo e no caso das tunze... não me lembro de alguma das que eu tive ( e já tive desde as turbelle até ás stream e os modelos mais recentes) alguma vez me ter dado um único problema.
As Jebao, em menos de dois anos e só minhas (entre WP e RW

morreram 4.