Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Rendimento real de bombas

Rendimento real de bombas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/Oct/2012, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade: 49
Localização: Cantanhede, Portugal
Viva,

Na minha pesquisa por uma bomba que satisfaça a minha necessidade, tenho testado algumas bombas e deparei-me com o facto de os valores anunciados serem totalmente diferentes daquilo que eu consigo medir.

O teste é feito da seguinte forma, uma vez que não tenho nenhum caudalímetro:

Dois baldes de 40 litros. O primeiro balde tem duas marcas, entre as quais estão 25 litros.
À bomba é conectada a um tubo de 1m para circular a água de um balde para o outro.
A bomba é ligada quando a primeira marca é atingida, para que antes permita à bomba "arrancar", e desligada quando é atingida a segunda marca. Este intervalo de tempo é cronometrado.

Com uma regra de três simples chego ao resultado:

25 litros em X segundos, logo Y litros em 3600 segundos (1 hora).

Resultados de duas bombas:

Boyu JNB-10000A (10000 l/h): +/- 4000 l/h
Eheim 1060 (2280 l/h): +/- 1350 l/h

Já tenho uma Eheim Compact+ 5000 que vou testar depois e coloco aqui os resultados.

Eu sabia que as bombas nunca correspondem aos specs anunciados, mas terem uma diferença tão grande é esquisito. Será que o meu processo de medição está errado? :|

Para os mais curiosos, a minha necessidade prende-se com utilizar uma bomba que consiga vencer +/- 36 metros de tubo de 1", que é o total de ida e volta a um chiller que tenho no exterior da casa, e no mínimo conseguir 3000l/h que caudal (valor minimo para o correcto funcionamento do chiller), sendo o valor óptimo de funcionamento 5000 l/h.

Mensagem 04/Oct/2012, 13:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 44
Localização: Luxemburgo
Bombas = Red Dragon :)

Mensagem 07/Oct/2012, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 7
Idade: 49
Localização: Cantanhede, Portugal
Viva,

Pois, Red Dragon é uma hipótese (embora os preços sejam proibitivos), há algum teste que eu possa ler relativamente ao seu rendimento?

Estive a fazer o teste à Eheim Compact+ 5000 e desde já peço desculpa por ter um erro no meu post original, todos os testes foram feitos com 25 litros e nos calculos utilizei 20 litros.
Deste modo volto a colocar os calculos corrigidos e o novo:

Foi utilizado tubo cristal de 1" e a altura máxima a que se eleva o meio do tubo é de 41cm ( uma vez que o tubo descreve um U invertido de um balde para o outro ).

25 litros em X segundos, logo Y litros em 3600 segundos (1 hora).

Resultados de três bombas:

Boyu JNB-10000A (10000 l/h): +/-19,5s: +/- 4615 l/h
Segundo o gráfico fornecido, a 41cm esta bomba deveria debitar perto dos 9600 l/h
Debita 48% do anunciado.

Eheim 1060 (2280 l/h): +/- 25s: +/- 1688 l/h
Segundo o gráfico fornecido, a 41cm esta bomba deveria debitar perto dos 2177 l/h
Debita 77,5% do anunciado.

Eheim Compact+ 5000 (5000 l/h): +/- 25s: +/- 3600 l/h
Segundo o gráfico fornecido, a 41cm esta bomba deveria debitar perto dos 4200 l/h
Debita 85,7% do anunciado.

Concluo que olhando para o rendimento das Eheim, e incluindo todas as margens de erro que o meu método introduz, os valores já não estão tão longe do esperado.
Além disso concluo que neste caso, em relação à Boyu, obtêm-se aquilo correspondente ao que se paga, e acaba por ser uma má compra.

Tenho a dizer que contactei a Boyu na China por email, e que me responderam no mesmo dia, fornecendo-me o contacto do distribuidor para Portugal, que obviamente fica em Espanha... Vamos ver o que me respondem.
Provavelmente não vou contactar a Eheim.

Isto tudo para concluir que estou a ficar desanimado em relação a encontrar uma bomba que solucione o meu problema. Talvez utilizar duas em paralelo?

Mensagem 07/Oct/2012, 23:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 44
Localização: Luxemburgo
Boas,

Ja tentaste comparar com uma AquaBee 5000 ou 3000? Eu sinceramente também ando um pouco indeciso, é que estar a comprar uma bomba de 5000L/h e ela apenas debita entre 75 e 85 da capacidade máxima com uma altura de 41cm conforme estas a dizer... é totalmente publicidade enganosa.

Tambem não sei se uma Red Dragon debita a totalidade do que realmente diz, mas que é das melhores ou a melhor bomba de mercado...

1 Abraço,
Armando


Voltar para Discussão Geral