Boas
Vou montar um aquario novo e maior, mais propriamente 120cm de comprimento por 60 de fundo, e pra circulação queria utilizar bombas da tunze, mas ando um pouco perdido no que hei-de adquirir.
Penso que entre os 10.000 e 12.000h/l seja suficiente, e vou colocar 2 bombas para conseguir ter esse volume de circulação.
Por isso a minha escolha recai em dois modelos as tunze 6065 ou as tunze 6055 com controlador. Aqui é que aparecem as minhas duvidas:
A 1ª é mais potente, mas não tenho meio como a controlar e vai ter sempre um fluxo forte, será que nos dias de hoje se adequa. Economicamente é mais barata e tem um consumo menor de energia.
A 2ª um pouco menos potente mas com controlador e com a possibilidade de as poder pôr a trabalhar em conjunto que acho muito porreiro, mas é uma bomba muito mais cara, então duas... mas se necessário e for melhor...
Estou a pensar meter duas bombas para poder ter uma circulação e uniforme e equilibrada, e queria ter só duas bombas no máximo.
Agradecia algumas opinões de quem já as teve ou de propria experiência.
Será que os 10.000 e 12.000h/l são suficientes ou muito?
As bombas controláveis serão mesmo necessárias ou isso é só um pormenor? Tendo em conta que isso não existia alguns anos.
cump
obrigado