Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Bombas tunze???

Bombas tunze???

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 22/jun/2016, 00:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Boas

Vou montar um aquario novo e maior, mais propriamente 120cm de comprimento por 60 de fundo, e pra circulação queria utilizar bombas da tunze, mas ando um pouco perdido no que hei-de adquirir.
Penso que entre os 10.000 e 12.000h/l seja suficiente, e vou colocar 2 bombas para conseguir ter esse volume de circulação.
Por isso a minha escolha recai em dois modelos as tunze 6065 ou as tunze 6055 com controlador. Aqui é que aparecem as minhas duvidas:
A 1ª é mais potente, mas não tenho meio como a controlar e vai ter sempre um fluxo forte, será que nos dias de hoje se adequa. Economicamente é mais barata e tem um consumo menor de energia.
A 2ª um pouco menos potente mas com controlador e com a possibilidade de as poder pôr a trabalhar em conjunto que acho muito porreiro, mas é uma bomba muito mais cara, então duas... mas se necessário e for melhor...
Estou a pensar meter duas bombas para poder ter uma circulação e uniforme e equilibrada, e queria ter só duas bombas no máximo.
Agradecia algumas opinões de quem já as teve ou de propria experiência.
Será que os 10.000 e 12.000h/l são suficientes ou muito?
As bombas controláveis serão mesmo necessárias ou isso é só um pormenor? Tendo em conta que isso não existia alguns anos.
cump
obrigado

Mensagem 22/jun/2016, 08:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Bom dia eu ja tive a 6055 e uma 6095 se nao me engano ambas controlaveis e verdade seja dita bombas controlaveis e sempre outra coisa pois podes optar por um sem fim de conjungacoes e depende tambem do que vais meter no aquario. Eu gosto das tunze pelo facto de serem silenciosas mas nao gostava de ver fios dentro do aqua e acabei por meter vortechs. Tens sempre as jebao que sao uma boa alternativa e bem baratas.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 22/jun/2016, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
boas eu tenho aquario de 130*60*60 e tenho 3 tunze uma 6095 uma 6055 controladas pelo 7096 e ainda uma 6015 so mesmo para agitar no fundo do aquario atras do lyout.
sao uma opcao excelente como o vieira disse podes fazer varios setups com as bombas cada uma ha sua velocidade e em tempos diferentes ou mesmo iguas . tens a vantagem de serem super silenciosas .
o bom é que podes ir comprando as bombas se nao te der jeito ou deixar o controlador para ultimo pois elas trabalham sem o controlador.

se quiseres ver a funcionar diz sou de loures... sempre tiras melhores conclusoes

Mensagem 22/jun/2016, 14:08

Pedro,

Da minha opinião que é simplesmente de um leigo, posso afirmar que, custo/qualidade/benefício/durabilidade não há nada melhor do que Tunze.
Eu tal como o Rui Vieira, não optei por Tunze porque não quero ver cabos no aquário, fui para 2 Vortechs MP40w QD, mas a estética ou o clean look do aquário saiu-me ao dobro do preço se tivesse optado por tunzes.
Tenho uma Tunze 6095 de um aquário mais antigo e o controlador 7096 que te permite ligar até 4 bombas, programar no pc, etc, etc. Se tiveres interessado diz alguma coisa.

Tunze 7096 Controller

Tunze 6095 Nanostream

Abraço

Mensagem 23/jun/2016, 00:19

Muito obrigado a todos pelas respostas, em que me esclareceram algumas duvidas que tinha com as vossas experiencias e relatos.
Eu qualifico a tunze como ehein na agua doce, tem uma fiabilidade fantástica em todos os aspectos, mesmo top.
As vortech esteticamente são as melhores mas o preço por isso é muito mais alto, as jebão tem um preço espetacular mas eles dizem que elas fazem um certo fluxo de agua mas é só nos primeiros dias, depois vão perdendo forças e andamos sempre a limpa-las.
vou apostar nas tunze e ver como corre.

Voltar para Discussão Geral