Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda Iluminação led

Ajuda Iluminação led

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 05/jul/2016, 11:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 10
Ola
Preciso da vossa opinião para que evite queimar uns corais com leds

O aquário tem as seguintes medidas:
60cm largura x 120cm comprimento x 30cm altura.

Tenho a calha a 60cm de altura para evitar cantos com menos Luz.

Calha utilizada: IlumenAir 1200 TMC

Tipo de corais: Moles e Lps´s

Alguém me pode dar recomendações para as percentagens dos leds?

Mensagem 05/jul/2016, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Bom dia,

Os 60cm de que falas é acima da linha de água? Se sim é muito e estás a perder PAR na coluna de água.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 05/jul/2016, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Bom dia..
Baixa mais a calha e cortas na intensidade dos leds

Mensagem 05/jul/2016, 12:39

Desde ja agradeço pela vossa opinião.

Antes de colocar a calha a essa altura, coloquei a 40 cm da superfície da agua com os leds brancos a 35% e azuis a 65% mas comecei a perceber que os corais iam deixando de abrir ate morrerem.

Vários moles, não todos deixavam de expandir ficando sempre fechados e gradualmente cada vez mais pequenos ate desaparecer.
Os Lps´s no inicio abriam mas com o tempo havia sempre um que no dia a seguir ficava meio aberto/ meio fechado e pouco dias depois ficava apenas o esqueleto.

Recomendaram-me então para subir mais a calha e colocar os leds azuis a 100% e brancos a 40% mas os corais continuam com o mesmo problema.

A minha dificuldade é encontrar a percentagem ideal e a altura ideal face ao aquário e corais que tenho

Mensagem 05/jul/2016, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Desde ja agradeço pela vossa opinião.

Antes de colocar a calha a essa altura, coloquei a 40 cm da superfície da agua com os leds brancos a 35% e azuis a 65% mas comecei a perceber que os corais iam deixando de abrir ate morrerem.

Vários moles, não todos deixavam de expandir ficando sempre fechados e gradualmente cada vez mais pequenos ate desaparecer.
Os Lps´s no inicio abriam mas com o tempo havia sempre um que no dia a seguir ficava meio aberto/ meio fechado e pouco dias depois ficava apenas o esqueleto.

Recomendaram-me então para subir mais a calha e colocar os leds azuis a 100% e brancos a 40% mas os corais continuam com o mesmo problema.

A minha dificuldade é encontrar a percentagem ideal e a altura ideal face ao aquário e corais que tenho

e será que o problema deles morrerem esta nos leds ?

Mensagem 05/jul/2016, 13:12

Pois tenho vindo a analisar essa hipótese...

os Parâmetros são os seguintes
Cálcio 400
Magnésio 1270
KH sempre dentro dos 8/9
Amónia 0
nitrito 0
nitrato 2
fosfato 0.03

Nota: quando tinha T5 sobre o aquário nunca tive este problema, agora que quis inovar a "coisa" e poupar alguma energia, ando a queimar corais...

Alguém me pode indicar como postar fotos ?
assim descarrego algumas fotos tiradas ontem para que vocês vejam como estão os corais

Mensagem 05/jul/2016, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Boa tarde

Vê aqui: viewtopic.php?f=9&t=925.

Agora em relaçao a causa tambem nao me parece que seja derivado aos Leds. que tipo de corais nao abrem?

Abraço

MM

Mensagem 05/jul/2016, 17:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Apesar de não possuir LEDs, já li algumas coisas sobre o assunto.
Para LPSs e moles não necessitas de tanta "intensidade" como as necessárias para os SPSs. No entanto a palavra chave é a habituação à nova iluminação e essa deverá ser feita gradualmente ao longo de algumas semanas.
Não dá para dizer que a receita é X % de azuis e Y % de brancos. Tens de fazer a aclimatização gradualmente e em cada semana aumentas um pouco e vês durante essa semana o comportamento dos corais. Isto assumindo que os restantes parâmetros, tanto químicos como de circulação estão bons ( para moles e LPSs mais circulação não é sinónimo de melhor ) e que não há guerras entre corais ( ainda há pouco tempo ia ficando sem uma hydnophora por causa de uma Euphyllia parancora que não para de crescer e onde habitam os palhaços ).

Boa sorte.
António
Imagem

Mensagem 05/jul/2016, 18:29

Os corais que são afectados são:
euphyllias,
Xenias,
zoanthus
sinularia
sarcophyton

Todos estes corais quando subi a calha para 60cm e coloquei os 100% azul e 40% branco os corais nao abriram mais , cada vez menos e alguns morreram...

Cansado de ver os corais fechados, ha 2 dias diminui as percentagens da calha, 20%branco 55% azul.
Resultado, os corais ja começam a abrir e a expandir os pólipos mas por consequência o aquário parece que esta quase as escuras e tenho o tal receio que também seja luz insuficiente e que futuramente os corais comecem a definhar.

Quem tem leds e vê o meu aqua, diz sempre "carrega nos leds, tens o aquário as escuras" " mete a calha mais baixa e puxa nos leds " mas o que é certo é que nessas experiências de meter mais luz os corrais vão se perdendo

Algumas fotos

Imagem

Imagem

Mensagem 05/jul/2016, 18:30

Imagem 6543
Imagem 6547
Imagem 6546

Mensagem 05/jul/2016, 19:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
cheira-me é a falta de nutrientes para esses corais... isso sao tudo corais que gostam de alguma porcaria e tu tens isso muito baixo.

Mensagem 06/jul/2016, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 34
Boas.
Também não me parece que seja da luz. Tenho uma calha exatamente igual e um aquário de dimensões idênticas, mas com 50 de altura. Tenho a calha cerca de 20 cm do nível da água. Azuis a 100% e os brancos nos 84% (nível 27). Tenho alguns LPS incluindo euphyllias e dão-se bem com este nível de intensidade. Aliás até estou a pensar subir mais um bocado a intensidade para ter um nível Par de cerca de 150 no fundo do aquário.
Se os teste que fizeste estão correctos também não parece que tenhas deficiência de nutrientes, acho até que para lps será o ideal.
À quanto tempo trocaste a calha? Fizeste climatização dos corais à nova iluminação?
Não houve nenhuma alteração nos parâmetros? Flutuações?
Que rotinas tens a nível de tpas?

Abraço

Enviado do meu HIGHWAY através de Tapatalk

Mensagem 06/jul/2016, 11:13

Nao sei se será falta de alimentação, de momento estou a alimentar os corais uma vez por semana com Coral food, Coralific Delite.
Mas também é de referir que tenho poucos peixes no aquário.

Os testes que utilizo são da Salifert.
Doseio KH +PH Buffer da salifert
Reef Foundation ABC+
Com estes dois consigo manter o KH calcio e magnésio estável.

A calha ja troquei a alguns meses mas desde o inicio que nunca consegui um ponto estável com corais a desenvolver sem haver alguns que se fecham e morrem.

Quanto as Tpa´s, faço semanalmente sem falha, todas as segundas feiras troco 10%
Mantenho a salinidade nos 1024

Dito isto, dai a minha confusão...
Tenho todos os cuidados e não consigo avançar nos corais.

Dai questionar-me:
Sera da luz? porque esta demasiado intensa ou falta de intensidade, pelo motivo de que cada vez que aumento noto os corais a retrair

agora dizes me que tens a mesma calha e a apenas 20cm da superfície da agua e quase no máximo e os corais estão bem...
ja não percebo lol

Mensagem 06/jul/2016, 14:11

Boas,

Vamos lá tentar por exclusão de partes e de forma sensata, a altura a que eu colocaria a iluminação seria entre 20cm a 30cm de distancia da linha de água, não mais, se existirem sombras é porque a calha está mal calculada para o aquário e a área que queres iluminada. Depois começava uma aclimatização com 25% e 50% nos canais de led e ia aumentando em 10% cada canal semanalmente até ter a intensidade de luz correcta. Pode também acontecer que alguns corais reajam melhor numa zona mais baixa ou sombria, tenta perceber isso mudando-os de posição.
O facto de alterar por si só o tipo de iluminação já tem na maior parte dos casos alteração do comportamento dos corais, e se ainda por cima tentamos meter logo muita luz porque gostamos de ver ou porque nos dizem que muita luz é que é bom vai dar asneira.
A adaptação dos corais à nova iluminação pode levar até 6 semanas, tenho aqui alguns corais com iluminação híbrida que só começaram a normalizar ao fim de 2 meses, enquanto que outros ao fim de dias estavam nas "sete quintas" parecia que não se tinha passado nada.
Assim, se todos os outros parâmetros estão normais, inicia a aclimatização à nova iluminação como se a tivesses instalado agora, e com um pouco e paciência e rigor isso vai ao sitio.

Mensagem 06/jul/2016, 17:08

Sim, essa sugestão já é um inicio.
Vou seguir o seu concelho e vou "começar do zero" outra vez.

Mas visto o meu aquário ter 30cm de coluna de agua e ao colocar a calha a 30cm de altura, qual seria o máximo de percentagem dos leds que poderia colocar sem voltar a historia de estar a queimar corais?

A calha tem um terceiro canal que é o mix de cores, verde, vermelho e dourado se assim o posso chamar, neste momento mantenho essa canal em OFF porque não gosto da cor que da ao aquário.
Mas na sua (vossa) opinião, devo ligar e seguir a par com a percentagem do canal de led branco?

Outra questão:
relativamente aos nutrientes no aquário e ao facto de ter de momento 3 peixes no aquário e vários corais moles e Lps´s.
Será recomendável aumentar um pouco a população do aquário afim de haver também mais "porcaria" dedicada aos corais, ou alimentar os corais mais assiduamente?

Mensagem 07/jul/2016, 15:46

Boas,

O facto da coluna de água ser de 30cm não invalida o principio da aclimatização à nova iluminação, no processo temos de acompanhar a reacção dos corais e a partir do momento em que se note que estão "normais" não vamos dar mais intensidade.
A idéia é dar-lhes apenas aquilo que eles necessitam, pode até acontecer que com a percentagem inicial as coisas fiquem bem, o que depois pode acontecer é o olho humano querer mais luz e aí temos de ajustar p. ex. mais branco e menos azul, mas isso muito devagar e sempre depois de atingir o primeiro objectivo.
Outra coisa que pode estar a acontecer é o ângulo das lentes ser muito fechado e fazer uma concentração demasiada para o teu aquário, mas isso só conhecendo o sistema.

Não aconselho a aumentar a alimentação ou a população de vivos como solução para equilibrar o sistema e resolver o problema agora existente, se tudo estava bem alimentado antes e as rotinas são as mesmas não penso que tenha sido coincidência com a troca da iluminação e começar tudo a descambar. Vamos tentar uma coisa de cada vez actuando com calma e paciência.

Vai dando noticias da evolução das coisas.
Cumps.

Mensagem 07/jul/2016, 16:13

Obrigado pelos conselhos Joaquim, pois é isso mesmo que vou fazer.

Quanto ao ângulo dos leds e cobertura do aquário.
A calha é a IlumenAir 1200, na caixa diz ser indicado para aquários ate 1metro e 30cm.
O meu tem 1m 20cm, julgo que esta dentro das medidas, quanto as lentes também acho que são de 120 de ângulo.

Ja desci a calha e coloquei 25% branco 50% Azul e mix cores desligado.

Os corais estão abertos e aparentemente bem, só o que noto é o aquário quase apagado pelo motivo de não ter quase branco.
Mas agora vou subindo bem devagar e talvez cada um.

Claro que sim, vou deixando cá novidades e fotos

Cumprimentos

Mensagem 07/jul/2016, 17:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Jaime Ramos Escreveu:
Ja desci a calha e coloquei 25% branco 50% Azul e mix cores desligado.

Os corais estão abertos e aparentemente bem, só o que noto é o aquário quase apagado pelo motivo de não ter quase branco.
Mas agora vou subindo bem devagar e talvez cada um.

Jaime, isso é uma característica dos leds, a luz visível aos teus olhos ou seja a iluminação que projeta é uma coisa, contudo o par que envia aos corais é outra.
Daí o erro comum de se puxar pelos leds e queimar corais.

As t5 iluminam muito mais, mas não quer dizer necessariamente que tenham mais potencia, porque por norma não tem.
O angulo dos leds conta bastante para isto.

Segue os conselhos do Joaquim, pois estão corretos a meu ver. Se tiveres oportunidade de medir o par a isso melhor, ajuda-te a ter uma perceção.

Nas minhas calhas mudei a lentes de 90 para 120 e nota-se a diferença no par, assim pude aumentar a intensidade dos leds espalhar melhor a luz e ao mesmo tempo aumentar a intensidade de luz "visível" aos nossos olhos.

Abc

Mensagem 07/jul/2016, 17:12

Sim é verdade .

Infelizmente não tenho medidor de PAR , de momento apenas o Olhometro :))

Qual é o valor PAR razoável tendo em conta o aquário ter Moles e Lps`s?

Voltar para Discussão Geral