Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda com Fosfatos na água de osmose

Ajuda com Fosfatos na água de osmose

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Boa noite!

Gostava de partilhar convosco um problema que estou a passar e por mais que leia e que experimente não consigo resolver.

Problema é fosfatos na água de osmose, 0,09 ppm

Mudei tudo na minha osmose de 190 litros, Membrana, resinas, filtro de 5 microns e unidade dionizadora, 5 estágios.

Após mudar isto tudo continuo 0,09 ppm.

Imagem

A água da torneira tem 0,42 ppm.

Ponderei ser do Hanna Checker mas testei com água de osmose de um amigo e com o mesmo checker com a água desse meu amigo deu 0,00 ppm.

Ora a minha necessidade de zerar a osmose é para manter o meu projeto de cavalos marinhos com níveis de fosfatos baixos. Acontece que se eu próprio estou a meter fosfatos la dentro ...

Fiz teste do triton, antes de mudar tudo na osmose e nessa altura tinha 0,18ppm na água de osmose e 0,123 ppm na água do aquário, o que me leva a concluir que se zerar a água de osmose em termos de fosfatos, também consigo baixar significativamente os fosfatos no aquario.

Alguma ideia??? Alguem pode ajudar???

Obrigado.
Fiquem bem!
Heitor

"o apendiz"

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas Heitor,

Como estás a fazer a medição? logo da água a saída? água de algum depósito?
Convém a água correr um pouco até se poder ter uma medição mais exacta.
Se tiveres hipótese mede após a membrana (antes da resina DI).
Possivelmente para obteres 0, terás que usar mais resina. Isto é terá que existir um percurso mais longo de resina, para conseguir absorver todo o po4.
Como ultima nota, a resina por norma satura rapidamente, e quanto pior for a água vinda de trás mais rápido satura.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Boas!!

Ricardo, obrigado pela rápida resposta.

Deixei correr mais de 15 minutos de água, depois retirei agua diretamente da mangueira de produção de osmose, não foi de nenhum depósito.

A membrana, o filtro de 5 microns, e os dois cartuxos de carvão foram colocados hoje, a unidade dionizadora é transparente e foi colocada à 15 dias( tem poucos litros de produção), ou seja toda a osmose foi mudada...

Tenho uma bomba antes da osmose daquelas próprias para a a osmose tipo esta que se ve nesta imagem.

http://seahorseshop.com/aqua/index.php? ... uct_id=136

só se eu tentar desligar esta bomba, nesse caso a água passa mais tempo dentro da osmose... mas vou estragar mais água...

Obrigado
Fiquem bem!
Heitor

"o apendiz"

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas, existe uma resina própria que retira fosfatos nitratos e silicatos.
Usas essa?
Comprei a minha no Ricardo.
Houve outros membros aqui que já disseram como baixavam a água com 300 e tal tds para zero, mas não sei se tinha a ver com fosfatos especificamente.
A solução passava por muito mais estágios.
Não há outra hipotese

Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

há quem ponha dois cartuxos de resina seguidos ...

Ou então compra o produto da ATM o ATM green. Faz a água normalmente e depois atira para lá o produto nas porporções indicadas. Depois só tens que passar a água por um filterbag e pronto ... tens água com 0 de fosfato!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Voltar para Discussão Geral