Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Novo Projeto

Novo Projeto

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 19/set/2016, 21:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Boa noite a todos

Vou fazer umas obras em casa e estou a pensar aproveitar para montar um novo sistema. O projeto ainda não passa de uma ideia, mas queria saber a vossa opinião em relação ao "móvel". Acham viável aproveitar as obras e o material e fazer um movel/bancada em cimento com tampo em pedra mármore?

Tirando o facto de ter que destruir metade da casa se um dia quiser fazer alguma alteração, gostava de saber as vossas opiniões
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 19/set/2016, 21:24

Seria algo deste género

Imagem

Imagem

Esta um bocado incompleto mas acho que dá para perceber mais ou menos a ideia
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 20/set/2016, 14:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá Tiago.
Claro que dá. Até é mesmo o ideal. Mas tem que ser bem pensado por causa da passagem de tubos, etc...
Tens aqui no forum pelo menos 2 aquários construídos assim.
O do Rui Manuel Gaspar onde podes aprender imenso porque está muito bem explicado.
e o do Martim que ainda está em fase de "remontagem"
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/set/2016, 15:44

Obrigado André

Vou dar um salto aos aquários que falaste para tirar umas ideias. O meu medo é mesmo esquecer- me de alguma coisa, e é aí que preciso de vocês ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 20/set/2016, 21:26

Já agora, alguém tem umas dicas para quem quer arriscar um aquário de SPS mas sem complicar muito?

A ideia para o arranque é:
Aquário 120x60x40A
Sump vai depender do espaço disponível mas não deve levar mais de 40 litros úteis
Iluminação duas calhas chinocas 165w
Circulação Duas Jebao RW8
Retorno da Sump Jebao DCS 5000
Escumador BB Curve 7

A ideia é também fazer o ciclo com rocha morta que não quero mais surpresas (pelo menos no arranque)

Opiniões/Críticas/Alterações são bem vindas
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 21/set/2016, 11:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá Tiago,
Como já sabes e pela experiência que tens, um aquário de SPS não é coisa fácil de manter.
Existem para mim 3 ou 4 regras básicas que têm que se seguir religiosamente para ter sucesso:

- Iluminação: O que sugeres para o tamanho do aqua acho que não é suficiente. Tenho um aquário das mesmas dimensões que o teu e já trabalhei com duas OR e não foi suficiente. 3 na perpendicular será o correto. Podes ter aí alguma "vantagem" em relação a mim por teres apenas 40 de altura, mas continuo a inclinar-me para as 3.

- Estabilidade: Para ter SPS's é preciso ter os parâmetros estáveis, muito estáveis mesmo. CA e KH sem oscilações. Isto só se consegue com Balling ou reator de cálcio.

- TPA's: Num aquário dessas dimensões as TPA's são essenciais. Não digo que se falhares uma semana ou duas haja problema, mas por exemplo eu desleixei-me no verão durante um mês e comecei logo a ter cyanos e outros problemas. Quando falho uma TPA, na seguinte mudo o dobro da água para compensar.

- Fosfatos e nitratos baixos: Muito difícil de se conseguir. Para o conseguir só com TPA's é preciso que sejam grandes e que haja muita aspiração e limpeza de materiais nessas TPA's. As formas de baixar os Nitratos e fosfatos são o refugio, as resinas e os zeolitos com adição de bactérias e fontes de carbono, além de outras menos utilizadas.

Em relação às bombas de circulação que falas, parece-me insuficiente. Duas RW15 dariam para o gasto. 2 RW8 parece-me curto. Os SPS's precisam de muita circulação.
De resto parece-me tudo OK

Estas são as dicas que te posso dar para teres um aquário de SPS's de sucesso. O resto é paciência e muita dedicação.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 21/set/2016, 14:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Ola Tiago

Ja pensas te na hipótese antes de uma estrutura metalica .
Menos volume, memos peso , mais facil de nivelar etc

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 21/set/2016, 16:12

Obrigado pelas dicas André, assim já fico com uma ideia melhor da coisa ;)

A ideia inicial era essa Paulo, mas neste caso aproveitava o material excedente das obras que estou a fazer. Mas sei que fico mais limitado a nivel de futuros upgrades entre outras coisas. Ainda estou a analisar bem os prós e os contras para nao me arrepender no futuro
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 22/set/2016, 11:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Depois de fazeres uma bancada de alvenaria .... Tem que levar ferros no tampo para aguentar com o peso ... Se um dia precisares de alterar só com martelo pneumático é que a tiras de lá!

Eu fiz a minha assim mas está numa fish-room por isso não me interessa! Para estar à vista teria ido para um estrutura metálica sem dúvidas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/set/2016, 17:59

Boas Rui

Caso opte mesmo por este caminho, será que o tampo em mármore não aguentava o peso?
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 22/set/2016, 19:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Viva...a fazer algo em cimento,visto que teria de fazer umas paredezitas para suportar a pedra,mais valia fazer uma laje de betão com uma malha de ferro..fica muito maisml descansado..se calhar como Disse o Rui era o mais acertado..uma estrutura metálica..
Mas isto é só mais uma opinião :-)
Cumprs luis

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Mensagem 22/set/2016, 21:27

Obrigado pela dica Luís. Neste caso era só mesmo para aproveitar as obras, mas começo a achar que talvez será ma ideia...
Cumprimentos
Tiago Santos

Voltar para Discussão Geral