Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Desabafo...

Desabafo...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 03/dez/2012, 19:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33

Seria bom para termos uma melhor ideia, postares aqui os exemplares de peixes que tens no aquário. Pode derivar também daí o não conseguires vingar os corais.

Mensagem 03/dez/2012, 20:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Os peixes que tenho,penso eu que são inofensivos para os corais,anjos nao tenho nenhum.Tenho Acanthurus lineatus,Labroid,Amphiprion ocellaris,Salaria,Siganus vulpinus,Halichoeres chrysus,Pseudocheilinus hexataenia
Zebrasoma veliferum,zebrasoma xanthurus.hepatus.

,
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Duvido muito que a iluminação seja problema, até porque o problema parece não ser de agora, e porque já tive experiência com iluminação já com 2 anos e os corais nem "tremem" por isso...não têm é as melhores cores e o crescimento mais adequado.
Deves no entanto resolver essa questão assim que poderes pois as diferencias mesmo assim são notórias. Quanto ao fotoperiodo procura ter entre 10 a 12 horas de T5, e um minimo de 6 horas de HQI é recomendado. Joga o fotoperido com as horas que mais te convêm.

O que referes que acontece nas montiporas revela nítido desequilíbrio dos parâmetros da água.

Quais os valores de nitratos e fosfatos?
Qual a densidade da água?
Que testes usas?
Já fizeste o teste de cálcio com outro teste?
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 03/dez/2012, 23:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Eduardo Flor Escreveu:
PH-8,2
Calcio-320
Mg-1200
Kh-8

Boas Eduardo,

O pH e o Kh estão OK. Já o Cálcio demasiado baixo (idealmente nunca baixar dos 400ppm), e o Magnésio também poderia subir um pouco para os 1260 a 1300ppm.

Acho que o problema é o Cálcio mesmo... agora é questão de verificar por que razão ele não sobe...

;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 00:15

Paulo,em questão da luz o importante é que estejam tanto as Actinicas,como as HQI ,7 horas e meia cada umas ligadas.Vou fazer isso a partir de amanha.
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 00:25

Artur,o calcio nunca me subiu mais de 320,nem deitando suplementos de calcio,nem com reactor.
Ricardo amanha faço os testes que pedes e respondo as tuas perguntas.
Vou tentar colocar fotos do que tenho.
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 01:29

Pessoal,ja coloquei as fotos do aquario ,corais e peixes,alguns corais estao um pouco ampliados devido a lente que usei,mas da para ver alguns corais em estado deploravel,assim como o habitat do aquario :(
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 10:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eduardo Flor Escreveu:
Pessoal,ja coloquei as fotos do aquario ,corais e peixes,alguns corais estao um pouco ampliados devido a lente que usei,mas da para ver alguns corais em estado deploravel,assim como o habitat do aquario :(

Fotos? adonde? :D

Mensagem 04/dez/2012, 10:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/dez/2012, 10:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Fui só eu em nenhuma foto vi nada de estranho? :-o

A mim parece-me tudo bem!
Volto só a referir que me parece pouca luz para alguns corais, mas já vi aquários bem piores... :-s

Mensagem 04/dez/2012, 10:38

Hugo,a maior parte dos corais teem mais de um ano e estão na mesma,nao cresceram um mm,Eu olho para os outros aquarios e vejo corais ,nao vejo rocha,no meu vejo rocha e nao vejo corais,e podes ter a certeza que ja tive corais por todo o lado,mas que acabaram por morrer.
Ja coloquei as actinicas a ligrem as 10 h e desligarem as 21
HQI ligam as 14 desligam 20h
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 16:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

cá ficam as fotos no topico

Imagem 1169
Imagem 1170
Imagem 1171
Imagem 1172
Imagem 1173
Imagem 1174
Imagem 1175
Imagem 1176
Imagem 1177
Imagem 1178
Imagem 1179
Imagem 1180
Imagem 1181
Imagem 1182
Imagem 1183
Imagem 1184
Imagem 1185
Imagem 1186
Imagem 1187
Imagem 1188
Imagem 1189
Imagem 1190
Imagem 1191
Imagem 1192
Imagem 1193
Imagem 1194
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 04/dez/2012, 16:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 33
Á primeira vista alguns corais aparentam ter pouca extenção de pólipos.
Está também atento a esses hepatus é que apesar de serem considerados peixes alguívoros, já não é a primeira vez que testemunho e que me falam que os hepatus com esse tamanho têm a mania de bicar certos corais, e como tens aí uma catalaphyllia e uma turbinária, já testemunhei um hepatus a morder nessas duas espécies de coral.

Mensagem 04/dez/2012, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Boa tarde Hugo,

Qual o valor dos nitratos e fosfatos, é que com essa peixarada toda se não controlares bem isso podes elevar esses parâmetros para valores proibitivos e venenosos para os corais.
Oitra coisa é resolver o problema do calcio, está muito em baixo e assim é impossível manter os corais quanto mais o seu crescimento!!

Mensagem 04/dez/2012, 18:12

Boas,

A maioria dos corais até está com bom aspecto ;)

Sobre a questão do não crescimento, na minha opinião poderá ser uma ou várias causas, entre as seguintes:

o Cálcio muito baixo... idealmente igual a 400ppm ou superior

a existência de muitos LPS e muitos SPS... costuma haver guerras químicas entre estas duas famílias... uma solução: adoptar o uso de carvão activado e substituindo todos os meses

um eventual nível de Fosfatos elevado... acima de 0.10ppm o crescimento dos corais é comprometido... idealmente manter em 0.03ppm ou inferior

;)
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Boa tarde a todos,

refleti bastante se deveria tentar dizer alguma coisa ou não pq é sempre difícil dizer as verdades sem frustrar ou enervar quem as lê. Recordo de uma vez ter dito... existem aquários bonitos, uns castanhos claros outros castanhos escuros... =)) e depois existem os que têm, azuis, verdes, amarelos, laranjas, vermelhos, etc, etc. Mas será que vale a pena? Gostamos o suficiente para ter o que os demais apenas desejam? Ou seja, se eu comprar um Fiat 45 S não consigo acompanhar um Ferrari... mas se for em consumos, quem é que ganha? Ou se conseguir ler um livro mais rápido que o meu amigo ganhei? Serei capaz de o resumir?

Hugo, acredita que essas questões são bastante básicas, mais uma vez NÃO LEVES A MAL, isso, como já te explicaram com excelentes conselhos, em meia dúzia de meses fica resolvido, neste passatempo nada é resolvido rapidamente, tudo a seu tempo, muito tempo... olha por exemplo, se tirares o peixe folha deixas de ter problemas com os zoanthus, mas depois eles têm de transformar a energia em crescimento. Ou outro exemplo, ( a semana passada disseram-me que preciso de ter iodo portanto vou comprar) e depois se te disserem para comprares ( K potassio ) http://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%A1ssio como em tempos foi bastante falado pelos nossos fóruns. Que na minha opinião este elemento será mais que suficiente apenas com as mudas naturais. Também vais comprar K ou deverás te informar corretamente do que precisas? Dá que pensar :-s como diz o Carlos... quanto mais simples melhor!

Mas a questão que deves fazer a ti próprio é: o que é que eu quero? Que tipo sistema pretendo? Quero um aquário de que tipo, peixes comunitários ou não, que corais? Mais e muitos quês e mais sês. Acredita que estes sês passados uns anos até chateiam de tanto serem debatidos vezes sem conta.

Onde quero chegar é, se estás para desistir por apenas este problema pequeno... quando te aparecer nudys, nutrientes a mais, aiptasias, ou até mesmo coisas simples como a salinidade, a vontade ou não de fazer mudas ( naturais discutível) pessoalmente imperativas, como vais resolver? Deixas morrer tudo, desistes, canalizando todos os problemas para os lojistas ou para os que eventualmente te ajudarão?

Obviamente ninguém sabe tudo e os fóruns existem para isto mesmo para ajudarmos uns aos outros, mas até aqui temos outro problema grave. Não é a quantidade de informação que é problemática, a NET é isso mesmo, o problema é a qualidade, existe tanta informação que deixamos de saber qual a fidedigna.
Por exemplo a minha casa está aberta a quem quiser visitar o aqua. Ver e discutir construtivamente, uma imagem vale mil palavras. Não chega dizer, eu tenho eu faço isto ou aquilo, é preciso ver para crer B-) porque muitos de nós achamos que temos o aqua mais bonito do mundo até ver outros. :p O mais engraçado é que, normalmente quando falo com pessoas comprovadíssimas de sucesso, acham sempre que estão com bastante défice de conhecimento. :))

Bem... se calhar já chega... (devo estar com lua), gostava de resumir em duas frases o que deverias fazer mas como já te apercebeste isto está muito longe de ser branco ou preto. Portanto o melhor, na minha opinião claro, que devias fazer era visitar aquas de sucesso e referenciá-los para futuro resultado positivo.

Boa sorte :-bd
Abraço
António

Mensagem 04/dez/2012, 20:50

Resposta ao Ricardo Santos e João Tomas

Nitratos a volta de 75mg/ l
Fosfatos entre 0,5 e 1,0 mg
Densidade agua 1024
Testes uso Sera e Salifert
Os testes calcio foram sempre feitos com Sera.
Imagem

Mensagem 04/dez/2012, 21:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Eduardo Flor Escreveu:

Densidade agua 1024

Olá Eduardo,

Isso já me diz bastantes coisas.

1º tens um problema de excesso de nutrientes, é normal os corais morrerem depois de algum tempo com esses valores.
Aconselho-te a fazeres umas boas TPA para estabilizares isso. 20 a 25% semanal não seria mau pensado. Aproveita para aspirar a areia nas TPA sem revolver demasiado, e sem ir muito ao fundo pois torna-se perigoso. Pode muito bem estar na areia o teu maior problema. Faz com calma e paciência.

2º Pessoalmente gosto de uma densidade mais alta, 1.025/1.026, mas essa não é problema. Já agora medes com um densimetro ou refractometro? se densimetro é de que tipo?

3º EU, repito EU, não gosto dos testes da sera, e não os aconselho a ninguém, por outro lado, os da Salifert são os meus preferidos e aconselho-os a toda a gente. :)) =)) Se poderes arranja o teste da Salifert de cálcio para confrontares os valores e ver se está mesmo baixo ou não.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 04/dez/2012, 23:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Eduardo Flor Escreveu:

Densidade agua 1024

Ora aqui está um problema para os corais!!! Estes valores dizem tudo quando falas em falta de crescimento e mortes de alguns corais!!
Como o Antonio disse e bem, tens que ver o que queres!! Neste momento tens nutrientes a mais, para SPS principalmente, mas para teres um aquário com peixes grandinhos como tens neste momento estes parâmetros não irão ser um problema. Caso optes por corais então aí ja tens de arranjar uma forma de reduzir os nutrientes, 50% troca de agua + anti-fosfato e nitrato, ou usar uma fonte de carbono, ou reduzir o numero de peixes, etc etc...é uma questão que só tu podes escolher...

Mensagem 04/dez/2012, 23:26

Eduardo Flor Escreveu:

Boas Eduardo,

Está encontrado o problema. Os fosfatos deverão ser inferiores a 0.10ppm, idealmente iguais ou inferiores a 0.03 para haver crescimento dos corais. O nível de nitratos também está elevadíssimo, o recomendado é nunca deixar subir acima dos 20ppm.

Mas eu próprio tenho tido um problema no reef com nitratos elevados e no meu já chegou perto dos 100ppm e simplesmente o sistema entrou em declínio, Montiporas branqueadas, cabeças de Euphyllias a soltarem-se, Pocillorporas também a branquearem e invadidas por cianos... um pesadelo...
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral