Boa tarde a todos,
refleti bastante se deveria tentar dizer alguma coisa ou não pq é sempre difícil dizer as verdades sem frustrar ou enervar quem as lê. Recordo de uma vez ter dito... existem aquários bonitos, uns castanhos claros outros castanhos escuros...

e depois existem os que têm, azuis, verdes, amarelos, laranjas, vermelhos, etc, etc. Mas será que vale a pena? Gostamos o suficiente para ter o que os demais apenas desejam? Ou seja, se eu comprar um Fiat 45 S não consigo acompanhar um Ferrari... mas se for em consumos, quem é que ganha? Ou se conseguir ler um livro mais rápido que o meu amigo ganhei? Serei capaz de o resumir?
Hugo, acredita que essas questões são bastante básicas, mais uma vez NÃO LEVES A MAL, isso, como já te explicaram com excelentes conselhos, em meia dúzia de meses fica resolvido, neste passatempo nada é resolvido rapidamente, tudo a seu tempo, muito tempo... olha por exemplo, se tirares o peixe folha deixas de ter problemas com os zoanthus, mas depois eles têm de transformar a energia em crescimento. Ou outro exemplo, ( a semana passada disseram-me que preciso de ter iodo portanto vou comprar) e depois se te disserem para comprares ( K potassio )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%A1ssio como em tempos foi bastante falado pelos nossos fóruns. Que na minha opinião este elemento será mais que suficiente apenas com as mudas naturais. Também vais comprar K ou deverás te informar corretamente do que precisas? Dá que pensar

como diz o Carlos... quanto mais simples melhor!
Mas a questão que deves fazer a ti próprio é: o que é que eu quero? Que tipo sistema pretendo? Quero um aquário de que tipo, peixes comunitários ou não, que corais? Mais e muitos quês e mais sês. Acredita que estes sês passados uns anos até chateiam de tanto serem debatidos vezes sem conta.
Onde quero chegar é, se estás para desistir por apenas este problema pequeno... quando te aparecer nudys, nutrientes a mais, aiptasias, ou até mesmo coisas simples como a salinidade, a vontade ou não de fazer mudas ( naturais discutível) pessoalmente imperativas, como vais resolver? Deixas morrer tudo, desistes, canalizando todos os problemas para os lojistas ou para os que eventualmente te ajudarão?
Obviamente ninguém sabe tudo e os fóruns existem para isto mesmo para ajudarmos uns aos outros, mas até aqui temos outro problema grave. Não é a quantidade de informação que é problemática, a NET é isso mesmo, o problema é a qualidade, existe tanta informação que deixamos de saber qual a fidedigna.
Por exemplo a minha casa está aberta a quem quiser visitar o aqua. Ver e discutir construtivamente, uma imagem vale mil palavras. Não chega dizer, eu tenho eu faço isto ou aquilo, é preciso ver para crer

porque muitos de nós achamos que temos o aqua mais bonito do mundo até ver outros.

O mais engraçado é que, normalmente quando falo com pessoas comprovadíssimas de sucesso, acham sempre que estão com bastante défice de conhecimento.
Bem... se calhar já chega... (devo estar com lua), gostava de resumir em duas frases o que deverias fazer mas como já te apercebeste isto está muito longe de ser branco ou preto. Portanto o melhor, na minha opinião claro, que devias fazer era visitar aquas de sucesso e referenciá-los para futuro resultado positivo.
Boa sorte