Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Mídia anti-fosfatos?

Mídia anti-fosfatos?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 04/set/2013, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Quem quiser experimentar, há também este método inovador disponível...

http://www.derkroon.com/store/derkroon-mechanics-store/lanthanum-reactor/phosphate-killer-combo-pack-detail
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/set/2013, 02:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Quem quiser experimentar, há também este método inovador disponível...

http://www.derkroon.com/store/derkroon-mechanics-store/lanthanum-reactor/phosphate-killer-combo-pack-detail

Só se me saísse o euro milhões. Entretanto fico-me por métodos mais em conta

Mensagem 06/set/2013, 02:10

Pedro Vigario Escreveu:

Timo phosStop Liquid 250ml...

Medidor: Hanna Checker PO4

Inicialmente: 0,49 mg (dia 31 de Agosto)
3.ª dose - 0,19 mg (dia 2 de Setembro)
6.ª dose - actualizarei dia 5 Set.)

Próximos testes irão ser postados.

Inicialmente: 0,49 mg (dia 31 de Agosto)
3.ª dose - 0,19 mg (dia 2 de Setembro)
6.ª dose - 0,09 mg (dia 5 de Set)

Mensagem 06/set/2013, 02:25

Boas,

Eu tenho usado esta mídia anti-fosfatos da Deltec, os 1000ml todos de uma vez num reactor fluidizado. Tem durado quase matematicamente cerca de dois meses, após o que os fosfatos começam a subir a uma velocidade vertiginosa e lá tenho de substituir a mídia...
http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=84&pid=202

O melhor valor que atingi recentemente foi os 0.03ppm mas em média costumam andar nos 0.06 a 0.07ppm, e nos piores dias pode subir aos 0.10ppm a 0.14ppm, tipo se abusar e deitar mais comida ou alimento congelado...

Resumindo, nos últimos dois meses e meio tenho conseguido manter os fosfatos em níveis bastante razoáveis.

Por exemplo no passado dia 21 de Agosto medi 0.06ppm. E tenho vindo a tentar fazer dois testes de fosfatos por semana. No dia 25 de Agosto já medi 0.12ppm. E tive um mau pressentimento, então logo dois dias depois, a 27 de Agosto, meço 0.23ppm! E lá está, toca a substituir de imediato a mídia saturada! Tinham decorrido dois meses e uma semana, aproximadamente, desde a última substituição da mídia anti-fosfatos no reactor. :)
Imagem

Imagem
Imagem

Mensagem 06/set/2013, 12:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Muito bem Artur, tudo controlado!!

Pedro,

Com as resinas anti-fosfatos, os fosfatos saem do aquário quando substituimos as resinas depois de exaustas; com esse líquido, o que acontece? Precipitam? Acumulam-se? São exportados através do escumador?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 07/set/2013, 00:20

César Silvério Escreveu:
Muito bem Artur, tudo controlado!!

Boas César, agora sim acho que está no bom caminho. :)

Já agora, deixo um vídeo interessante sobre outro produto (Agent Green) suponho semelhante ao que o Pedro referiu (Timo phosStop Liquid). ;)

Imagem

Mensagem 07/set/2013, 15:59

Olá Artur,

Pois, não sei se será o mesmo tipo de produto; sigo há três anos, no Reef Central um tópico sobre o cloreto de lantânio e fico espantado com este produto verde, pois um dos grandes problemas com o cloreto de lantânio, é como tratar o precipitado (pó), que liberta quando se liga aos fosfatos, para que não asfixie os corais e não entendo como é que um produto à base de cloreto de lantânio pode ser usado diretamente no aquário...
... penso que a turbidez anunciada nas intruções de utilização, são a prova da precipitação dos fosfatos e será, que os resultados disto a longo prazo, está avaliado?

Eu na única experiência que tive com o uso de liquídos para abaixar fosfatos, mesmo só usando metade da dose recomendada, acabei com várias baixas, por isso desconfio destes métodos de "deita no aquário e depois logo se vê como é que o produto resultante da reacção, sai do aquário".

Mas se calhar não tenho razão...

Abraço

Mensagem 07/set/2013, 19:20

Boas César,

Talvez tenha reduzido demasiado rápido os fosfatos?

Eu só usei um líquido anti-fosfatos da Sera no antigo aquário de água doce e foi bem eficaz. Mas não tinha grandes plantas então não deu para ver se tinha efeitos secundários.

Para água salgada só conhecia as resinas anti-fosfatos... e para já vou manter-me com as da Deltec AquaCrown. :)
Imagem

Mensagem 07/set/2013, 22:00

Artur Fonseca Escreveu:
Boas César,

Talvez tenha reduzido demasiado rápido os fosfatos?

Eu só usei um líquido anti-fosfatos da Sera no antigo aquário de água doce e foi bem eficaz. Mas não tinha grandes plantas então não deu para ver se tinha efeitos secundários.

Para água salgada só conhecia as resinas anti-fosfatos... e para já vou manter-me com as da Deltec AquaCrown. :)

Olá Artur,

Não sei exactamente o que se passou pois a única coisa que se alterou de forma visivel, foi morte instantanea (fechou no momento em que deitei o produto no aquário e só abriu morta), duma tridacna e a morte por branqueamento em dois ou três dias de duas ou três acroporas.

O produto em causa é um produto da Brightwell - Phosphat-E, que usei com a dose a metade e não sei se diminuiu ou não os fosfatos, mas os resultados dados pelo aparelho electrónico que uso (Millwalkee/Martini), mantiveram-se inalterados; li depois nas letras pequenas das instruções do produto, que o produto podia manifestar "falsos positivos" nos testes, isto é, os testes continuarem a dar os mesmos resultados, porque embora neutralizados, os fosfatos continuam dentro do aquário, sendo apenas passíveis de serem removidos através da escumação e das TPAs.

Na prática, para além dos animais mortos e de ter gasto quase 50 euros, fiquei durante algum tempo sem saber se os fosfatos estavam altos ou baixos.
De qualquer modo penso que nenhum dos produtos acima descritos tenham algo a ver com este que eu usei.

Abraço

Mensagem 08/set/2013, 10:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Entrando na discussão também tonha problemas com po4 e no3 usava o zeostar3 mas resultados nem vê los... decidi entao recorrer a red sea e utilizar o no3po4 X digo e simplesmente inscrivel baixou me os fosfatos e nitratos e nao tive qualquer baixa a nivel de corais. Este produto deve ser doseado cada dia (é uma fonte de carbono)
Abraço

Mensagem 08/set/2013, 17:52

Boas,

Já agora relacionado com fosfatos, conhecem algum alimentador automático que dê para regular a quantidade de comida mínima de forma a manter baixo o nível de fosfatos?

Eu por exemplo tenho um Eheim Twin feeder e mesmo que deixe apenas uma dose diária, usando apenas um dos canais, acho demasiada comida (granulado)...
Imagem

Mensagem 08/set/2013, 17:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Bom aqui estão os resultados da midia ATI anti-fosfatos.
Está a reduzir cerca de 15% a 20% por semana ou seja tinha 0,35 no domingo passado este Domingo tinha menos de 0,30.

Ou seja com trocas de água de 10% e com a midia na sump sem reactor, em 4 semanas consegue-se baixar de 0,50 para 0,10

Eu como fiz duas trocas de agua de 15% e outra de 20% passei de 0,48 para 0,20 em apenas uma semana.
Espero no próximo fim-de-semana baixar para os 0,15.

Cumprimentos
Miguel

Mensagem 08/set/2013, 18:24

Boas Miguel,

Bom saber que os fosfatos já estão no bom caminho. B-) Se fosse eu colocaria aquele reactor DIY com a mídia anti-fosfatos, acho que seria mais eficiente, provavelmente numa semana já baixava para os 0.10ppm. ;) De qualquer forma com a mídia na Sump também há-de lá chegar.
Imagem

Mensagem 08/set/2013, 21:37

E por falar em Agent Green, os "nuestros hermanos" vão receber um conjunto de produtos da ATM (a empresa que faz aquele programa de televisão "Aquários XXL [Tanked]":
http://www.acuaristica.com/blog/2013/07/los-productos-de-atm-acuarios-xxl-llegan-a-espana/
Imagem
E no texto referem o tal Cloreto de Lantânio.
Imagem

Mensagem 16/set/2013, 00:30

Pedro Vigario Escreveu:
Decidi experimentar um novo produto... Timo phosStop Liquid 250ml...

Boas Pedro,

Aonde se arranja esse produto?
Imagem

Mensagem 16/set/2013, 00:42

Boas, Artur!

Mandei vir de fora para experimentar... mas até agora manteve-se nos 0,09ppm, apesar de ter reduzido a dose... penso que o meu problema se prende com a areia... saturou! :(

Mensagem 16/set/2013, 00:57

Pedro Vigario Escreveu:
Mandei vir de fora para experimentar... mas até agora manteve-se nos 0,09ppm, apesar de ter reduzido a dose... penso que o meu problema se prende com a areia... saturou! :(

Boas Pedro, obrigado pela info. :) Não deve ser da areia pois eu substituí a minha integralmente e os melhores valores de fosfatos que consegui foi de uns 0.06 a 0.08ppm, e num dia 0.03ppm. Não sei ao certo que peixes terás mas no meu caso acho que é excesso de peixes no sistema e então difícil os fosfatos baixarem mais que isto... hehe
Imagem

Mensagem 16/set/2013, 18:58

DIY de alteração de um reactor fluidizado comum para um reactor de Cloreto de Lantânio... já bem mais acesível B-)

Imagem

http://www.ultimatereef.net/forums/showthread.php?t=650265&highlight=agent+green
Imagem

Mensagem 16/set/2013, 21:37

Pois, tal como referi num post anterior é preciso resolver o problema da precipitação e este tipo de produto não deve/pode, ser adicionado directamente na água do aquário.

Abraço

Mensagem 16/set/2013, 22:24

César Silvério Escreveu:
Pois, tal como referi num post anterior é preciso resolver o problema da precipitação e este tipo de produto não deve/pode, ser adicionado directamente na água do aquário.

Boas César,

Vi outros posts em que o pessoal usou o ATM Agent Green sem problemas e sem reactor. Provavelmente o Cloreto de Lantânio puro deverá ser usado apenas no reactor, com o algodão para reter as partes brancas que se formam. Mas o Agent Green provavelmente terá uma concentração mais segura do produto e então pode-se adicionar directamente na água, e depois aquilo é removido pelo escumador, filter bags, etc.. ;)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral