Artur Fonseca Escreveu:
Boas César,
Talvez tenha reduzido demasiado rápido os fosfatos?
Eu só usei um líquido anti-fosfatos da Sera no antigo aquário de água doce e foi bem eficaz. Mas não tinha grandes plantas então não deu para ver se tinha efeitos secundários.
Para água salgada só conhecia as resinas anti-fosfatos... e para já vou manter-me com as da Deltec AquaCrown.

Olá Artur,
Não sei exactamente o que se passou pois a única coisa que se alterou de forma visivel, foi morte instantanea (fechou no momento em que deitei o produto no aquário e só abriu morta), duma tridacna e a morte por branqueamento em dois ou três dias de duas ou três acroporas.
O produto em causa é um produto da Brightwell - Phosphat-E, que usei com a dose a metade e não sei se diminuiu ou não os fosfatos, mas os resultados dados pelo aparelho electrónico que uso (Millwalkee/Martini), mantiveram-se inalterados; li depois nas letras pequenas das instruções do produto, que o produto podia manifestar "falsos positivos" nos testes, isto é, os testes continuarem a dar os mesmos resultados, porque embora neutralizados, os fosfatos continuam dentro do aquário, sendo apenas passíveis de serem removidos através da escumação e das TPAs.
Na prática, para além dos animais mortos e de ter gasto quase 50 euros, fiquei durante algum tempo sem saber se os fosfatos estavam altos ou baixos.
De qualquer modo penso que nenhum dos produtos acima descritos tenham algo a ver com este que eu usei.
Abraço