Rui Manuel Gaspa Escreveu:
Esse método assim parece-me melhor ... mas o que acontece a quem não pode preparar todos os dias os 5l para introdução de forma controlada?
Ou seja imaginemos o meu caso ... até trabalho a partir de casa e posso fazer isso todos os dias. Preparar a solução e colocar a pingar antes de ir para a cama ...
E quando tenho que me deslocar fora do país durante uma semana?
Depois quando volto retomo a rotina?
Quais seriam as implicações?
Viva Rui,
Antes de responder à tuas questões relembro que além de kalk utilizo também reactor de Cálcio e portanto o aquário passa bem se um dia ou outro não adicionar kalk. Este método simples implica uma acção diária e percebo perfeitamente que no frenesim em que todos vivemos parar para o fazer não é opção, nesse caso a utilização automatizada de um reactor de Nielsen ou Kalk é o que faz mais sentido, uma vez por semana adiciona-se hidróxido de cálcio em pó lá para dentro e está feito. Este método de adição automática não permite ter de forma tão clara (como no método clássico do garrafão) a quantidade de kalk que entra diariamente, podendo conduzir às situaçãos de oscilação diária do pH e até de elevação constante do mesmo para valores pouco toleráveis pelos corais. A automatização também faz com que o kalk seja adicionado a qualquer hora do dia e não somente durante o período nocturno, onde por ausência da fotossíntese (consumo de CO2) e perante o processo de Respiração de toda a vida existente no aquário (consumo de O2 e libertação de CO2) o pH é mais baixo, pelo contrário a adição de kalk nas alturas de maior calor como por exemplo no final do dia/fotoperíodo (período de funcionamento das lâmpadas) vai aumentar ainda mais o pH na altura do dia em que este está no seu valor mais elevado.
Para os que utilizam o kalk de forma automatizada acoplada à evaporação recomendo a monitorização constante do pH do aquário e se possível algum controle sobre o mesmo (funcionamento do reactor).
As implicações das acções que tomamos sobre os nossos aquários/ecossistemas vivos acredito cada vez mais que são muitas e que a maior parte delas está para além do nosso conhecimento e é nesse sentido que a minha abordagem é cada vez mais "less technology, more biology".
abraço