Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Prós e contras da utilização de Kalk

Prós e contras da utilização de Kalk

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Chouriço Escreveu:
Rui, depende muito da midia utilizada no reator de cálcio, ou das quantidades de cálcio adicionadas em balling!

O que é que depende. Desculpa não percebi ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Da marca da midia....sei de quem utiliza midia da ARM e tb tem montes de coralina....eu utilizo da Deltec!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Rui Manuel Gaspa Escreveu:
Esse método assim parece-me melhor ... mas o que acontece a quem não pode preparar todos os dias os 5l para introdução de forma controlada?

Ou seja imaginemos o meu caso ... até trabalho a partir de casa e posso fazer isso todos os dias. Preparar a solução e colocar a pingar antes de ir para a cama ...

E quando tenho que me deslocar fora do país durante uma semana?

Depois quando volto retomo a rotina?
Quais seriam as implicações?

Viva Rui,

Antes de responder à tuas questões relembro que além de kalk utilizo também reactor de Cálcio e portanto o aquário passa bem se um dia ou outro não adicionar kalk. Este método simples implica uma acção diária e percebo perfeitamente que no frenesim em que todos vivemos parar para o fazer não é opção, nesse caso a utilização automatizada de um reactor de Nielsen ou Kalk é o que faz mais sentido, uma vez por semana adiciona-se hidróxido de cálcio em pó lá para dentro e está feito. Este método de adição automática não permite ter de forma tão clara (como no método clássico do garrafão) a quantidade de kalk que entra diariamente, podendo conduzir às situaçãos de oscilação diária do pH e até de elevação constante do mesmo para valores pouco toleráveis pelos corais. A automatização também faz com que o kalk seja adicionado a qualquer hora do dia e não somente durante o período nocturno, onde por ausência da fotossíntese (consumo de CO2) e perante o processo de Respiração de toda a vida existente no aquário (consumo de O2 e libertação de CO2) o pH é mais baixo, pelo contrário a adição de kalk nas alturas de maior calor como por exemplo no final do dia/fotoperíodo (período de funcionamento das lâmpadas) vai aumentar ainda mais o pH na altura do dia em que este está no seu valor mais elevado.

Para os que utilizam o kalk de forma automatizada acoplada à evaporação recomendo a monitorização constante do pH do aquário e se possível algum controle sobre o mesmo (funcionamento do reactor).

As implicações das acções que tomamos sobre os nossos aquários/ecossistemas vivos acredito cada vez mais que são muitas e que a maior parte delas está para além do nosso conhecimento e é nesse sentido que a minha abordagem é cada vez mais "less technology, more biology".

abraço
facebook.com/zoacorals

Pedro Chouriço Escreveu:
Da marca da midia....sei de quem utiliza midia da ARM e tb tem montes de coralina....eu utilizo da Deltec!

Boas Pedro,

Pois mas é como te digo. Na anterior montagem minha nem reactor de cálcio, nem balling, nem nada !!! Só TPA semanal de 20l e tinha coralina que nunca mais acabava !!!!

Se calhar só por ter corais moles e não ter SPS.

Abraços,
Rui

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Rui Manuel Gaspa Escreveu:
Esse método assim parece-me melhor ... mas o que acontece a quem não pode preparar todos os dias os 5l para introdução de forma controlada?

Ou seja imaginemos o meu caso ... até trabalho a partir de casa e posso fazer isso todos os dias. Preparar a solução e colocar a pingar antes de ir para a cama ...

E quando tenho que me deslocar fora do país durante uma semana?

Depois quando volto retomo a rotina?
Quais seriam as implicações?

Viva Rui,

Antes de responder à tuas questões relembro que além de kalk utilizo também reactor de Cálcio e portanto o aquário passa bem se um dia ou outro não adicionar kalk. Este método simples implica uma acção diária e percebo perfeitamente que no frenesim em que todos vivemos parar para o fazer não é opção, nesse caso a utilização automatizada de um reactor de Nielsen ou Kalk é o que faz mais sentido, uma vez por semana adiciona-se hidróxido de cálcio em pó lá para dentro e está feito. Este método de adição automática não permite ter de forma tão clara (como no método clássico do garrafão) a quantidade de kalk que entra diariamente, podendo conduzir às situaçãos de oscilação diária do pH e até de elevação constante do mesmo para valores pouco toleráveis pelos corais. A automatização também faz com que o kalk seja adicionado a qualquer hora do dia e não somente durante o período nocturno, onde por ausência da fotossíntese (consumo de CO2) e perante o processo de Respiração de toda a vida existente no aquário (consumo de O2 e libertação de CO2) o pH é mais baixo, pelo contrário a adição de kalk nas alturas de maior calor como por exemplo no final do dia/fotoperíodo (período de funcionamento das lâmpadas) vai aumentar ainda mais o pH na altura do dia em que este está no seu valor mais elevado.

Para os que utilizam o kalk de forma automatizada acoplada à evaporação recomendo a monitorização constante do pH do aquário e se possível algum controle sobre o mesmo (funcionamento do reactor).

As implicações das acções que tomamos sobre os nossos aquários/ecossistemas vivos acredito cada vez mais que são muitas e que a maior parte delas está para além do nosso conhecimento e é nesse sentido que a minha abordagem é cada vez mais "less technology, more biology".

abraço

Percebido Ricardo. Obrigado.

Nada que com um reactor, um Arduino, duas electro-válvulas (ou duas bombas) e um sensor de fluxo não resolvam .... :D

Já pareco o António Vitor .... e ele a dar-lhe com o Arduino .... :D

Mas isto vai um pouco contra essa máxima do "less technology, more biology" ... ou NÃO????

Abraços,
Rui

Boas,

Nem de propósito .... tomem lá como fazer isto com um Arduino ... :D

Reading liquid flow rate

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Nada que com um reactor, um Arduino, duas electro-válvulas (ou duas bombas) e um sensor de fluxo não resolvam .... :D

Já pareco o António Vitor .... e ele a dar-lhe com o Arduino .... :D

Mas isto vai um pouco contra essa máxima do "less technology, more biology" ... ou NÃO????

Claro que vai, por isso o meu reef bebe kalk do garrafão :)

Mas também não precisas do arduino, o GHL ProfLux Plus II dá bem conta do recado, basta usares o pH que vem incluído e uma das tomadas para ligar o transformador que faz misturar o kalk no interior do reactor e automatizares isso de forma a funcionar somente na ausência de luz ou então quando o pH estiver acima de determinado valor.

abraço
facebook.com/zoacorals

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Eu tinha o meu reator de kalk ligado a um temporizador, que só ligava no periodo noturno....o reator de calcio funciona 24h/7dias.

Rui se não tinhas sps os consumos de calcio seriam muuto menores....dai a coralina crescer em "lascas"!!!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Bom dia pessoal

Venho colocar uma duvida sobre o tema...

Se colocar o kalk no meu deposito de agua de osmose, sem "agitação" qual será o problema? A agua lentamente não vai dissolvendo o kalk fico mais rica em cálcio?

Next...
Qual o inconveniente de usar cal (comprado em drogarias)??

Li a uns anos um tópico de um forum brasileiro sobre esse assunto
Abraço
Nuno Silva

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Deixando de parte o alerta habitual do cuidado que é necessário ter quando se faz reposição automática com kalk, diria que coloca hidróxido de calcio dentro de um recipiente com água de osmose por sí só não faz kalk. É necessário misturar os 2!

AGORA, eu por acaso estou a estudar um método de fazer isso sem recurso a eletricidade, mas como disse, ainda está em testes...

Quanto ao cal, não me pronuncio porque não sei... :-\

Obrigado Hugo, pois eu na pior das hipóteses posso colocar uma bomba de circulação a apontar para o fundo e assim vai remexendo minimamente a coisa....tenho um reactor de kalk mas não ganho para os rotores...volta e meia pifam :|

Quanto ao cal fico a espera...ainda estou para descobrir onde se comprar kalk a preços reduz idos :p
Editado pela última vez por Nuno Miguel Silva em 15/fev/2013, 13:51, num total de 2 vezes.
Abraço
Nuno Silva

Sim, bombas e hidróxido de calcio não se dão bem, é para esquecer!!!

Quanto a hidróxido, compras a preços decentes em farmácias especializadas ou laboratórios químicos! Na baixa há uma série de farmácias que vendem! (e já agora também vendem praticamente todos os compostos de balling :- )

Boas Hugo, na baixa de Setúbal?

Sabes o nome da farmácia? Anda por volta de que valores?

Opa já tenho corrido tudo e nada...a uns tempos consegui arranjar por um amigo em Almada...mas é complicado ir a Almada de propósito buscar Hidróxido de Cálcio
Abraço
Nuno Silva

Referia-me à Baixa de Lisboa!!!

Pois...pior para mim eheh :p
Abraço
Nuno Silva

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Miguel Correia Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas outra vez,

Entretanto já alguém ouviu rumores que a utilização de kalk ao fim de algum tempo provoca a percipitação de carbonatos?

Li em tempos relatos de malta que ao fim de 3/4 anos a dosear kalk tinha de repente uma percipitação grande de carbonatos e uma libertação de fosfatos de volta à coluna de água.

Alguém se lembra disto ou confirma/desmente o rumor?

Abraços,
Rui

Viva Rui,

Apesar de não pescar grande coisa de química, estive a ler sobre o kalk e fosfatos muito recentemente.

Li que o kalk ajudava à precipitação de fosfatos, ficando em fosfato de calcio. Este fica depositado em especial no areão (zonas duras) e até dentro das bombas, chegando a parar ou diminuir o funcionamento.
Esse fosfato de calcio é insoluvel ao ph "normal" o que habitualmente usamos nos nossos aquários, no entanto poderá haver ph diferentes em certas zonas do aquário, por exemplo em zonas onde há decomposição de matéria orgânica (zonas anóxicas) o ph está mais baixo e poderá então dissolver o fosfato de calcio e libertá-lo na coluna de água. Criando então booms de algas/cianos, que se alimentam desse fosfato.

Tenho aqui um link com algumas ideias (já é antigo): http://www.thereeftank.com/forums/f77/d ... +carbonate

Abraço,
Miguel

Boas,

Esta foi a razão pela qual deixei de usar kalk há já uns anos. Neste actual aquário, coloquei areia da montagem anterior, onde tinha usado kalk, pareceu-me limpinha em relação a muita outra que tinha, mas há cerca de um ano atrás tive de começar a tirar a areia por causa de problemas com os fosfatos...depois de vodka, zeovit, anti-fosfato do melhor (Rowa) é que se fez luz...notou-se logo a diferença no po4 desde a primeira aspiração. :-bd

Quanto a coralina Pedro, tu sabes que é uma questão de equilibrio KH/Ca/Mg. :)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Hugo Figueiredo Escreveu:
Referia-me à Baixa de Lisboa!!!

Boas Hugo,

Tens a referência (nome/morada) da Farmácia?

Abraços,
Rui

Não... Mas diria que qualquer uma da praça da figueira para baixo, tem laboratório próprio!

O Marco é que acho que costuma comprar numa farmácia, certo, Marco? ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Alguns anos atrás, cheguei a comprar hidróxio de cálcio na:

José M Vaz Pereira Sa
Rua da Madalena 157, 1100
218 873 085 ‎
Categoria: Fornecedor de Produtos Químicos

O preço era mais barato, mas não muito, que os produtos das marcas para aquariofilia.
Quanto à pureza, era de longe superior.
Era importado da alemanha.

Um abraço,
A. Paulo Simões

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá bom dia,

esse armazenista de produtos farmacêuticos já não existe, mas na Rua da Prata, há uma farmácia (à direita de quem desce para o rio) e uma drogaria (à esquerda), onde penso que será possível comprar hidróxido de cálcio e outros produtos com interesse para nós.
Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral