Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Vertex VS HQI

Vertex VS HQI

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 26/mar/2013, 21:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
exacto, a mim faz me um pouco de confusao e como uma hqi de 150 watts consome tanto como 6 lampdas t5 de 24 watts, dando 144 watts no total ou seja praticamente o mesmo.

mas as t5 sao flurescentes ou seja logo ai deviam consumir menos, a hqi e aquele projector, sera que consome quase o mesmo ? e que o projector ha vista parece consumir muito mais apesar de ter a mesma potencia...

Mensagem 27/mar/2013, 09:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia Pedro,

Fora o consumo da lâmpada, também tens o consumo do balastro... logo ai tens seguramente um consumo mais elevado

Ex HQI: 150w + Balastro de 25w = 175w - caso seja duas de 70w, tens dois balastros de 25w (acho eu), logo o consumo irá subir ainda mais

Em relação à questão da comparação de watts, presumo que estejas a falar da questão de "como é que uma lâmpada tão pequena pode dar tanta luz como um tubo t5", é a maneira como são feitas... basta olhares para os estádios de futebol ou até mesmo para os focos que estão nos monumentos... dão uma luz espectacular com uma lâmpada basicamente do mesmo tamanho... é tudo uma questão de construção da mesma.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 27/mar/2013, 19:59

e os balastros da t5 nao consomen tambem? o que me faz confusao e que sempre me disseram que as lampadas flutrescentes como as t5 consomem bastante ao arrancar mas depois consomem muito menos que as normais....

como e que um projector hqi com aquela luz toda e calor dissipado consegue consumir tanto como varias t5.... faz me um pouco de confusao.... so isso.,... gostava de saber se isto e realmente viavel..... :ymparty:

Mensagem 27/mar/2013, 21:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Sousa Escreveu:
e os balastros da t5 nao consomen tambem? o que me faz confusao e que sempre me disseram que as lampadas flutrescentes como as t5 consomem bastante ao arrancar mas depois consomem muito menos que as normais....

como e que um projector hqi com aquela luz toda e calor dissipado consegue consumir tanto como varias t5.... faz me um pouco de confusao.... so isso.,... gostava de saber se isto e realmente viavel..... :ymparty:

Epá WATTS ...

Soma os valores. É isso que gastas e que pagas não há invenções nem milagres.

Os balastros das T5 e T8 podem consumir um pouco mais no arranque (potência de pico) mas se diz que é uma lâmpada T5 de 39W então consome 39W.

O mesmo com as HQI. Já disseram isto para trás. Uma HQI de 150 consome o mesmo que 3x T5 de 54W e o mesmo que 160W de LEDS ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/mar/2013, 21:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Eu lembro me que quando tinha HQI´s, no arranque o balastro que era uma caixa pesadíssima, fazia um barulho tremendo enquanto a lâmpada não aquecesse, coisa que demorava cerca de 10 min.
T5 nunca usei mas, sei que o calor debaixo de uma HQI era tremendo ao ponto de queimar.
Se uma lâmpada de LED´s não tem nem um decimo do consumo e do calor então acho que é uma mais valia apesar de no inicio estar bastante sético.
Voltando ao inicio do tópico e após ver as calhas da Vertex aa funcionar, vejo que essa mais valia compensa e lindamente. Em relação ás outras marcas apresentadas pelo Artur, para ser honesto não me convenceram tanto, não me deixaram ^:)^ ^:)^ coo me deixaram a Vertex.
Penso que é uma excelente valia para um aquário de SPS.
Uma duvida: estas calhas têm como uma instalação á parte um Red LED. Qual é propósito?? Corais e peixes conseguem absorver o espectro vermelho?? E que mais valia lhes trás??

Cumps

Mensagem 27/mar/2013, 22:15

em relacao a esse led tb nao sei qual sera a sua utilidade :-?

Mensagem 28/mar/2013, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Boas,

Ainda não experimentei em casa iluminação LED mas tenho alguma curiosidade. Do pouco que vi ao vivo e para aquários grandes, sem confusão de fios e múltiplos volumes pendurados sobre o aquário, o produto que mais gostei foi a série SP da marca espanhola Sunrise - www.sunriseledlight.com.

Uma outra solução LED que gostava de ver ao vivo é a AquaIllumination Vega. Basicamente por ter visto o vídeo do aquário do David Saxby:

Boa sorte na tua escolha :)
facebook.com/zoacorals

Anterior

Voltar para Discussão Geral