Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Planárias Comedoras de Acroporas / AEFW

Planárias Comedoras de Acroporas / AEFW

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Carlos Basaloco

Realmente a ideia do turkey baster parece excelente. Tanto para um diagnóstico rápido a ver se alguma planária voa do coral, como para soprar o coral e descamuflar as planárias para os wrasses toparem e petiscarem. Pode dar algum trabalho soprar os corais todos os dias mas se resultar, com a ajuda dos wrasses, acho que vale a pena. E sempre é mesmo invasivo que os banhos.
Outra ideia, talvez agrupar todas as Acroporas numa zona do aquário e reforçar com mais uma ou duas bombas de circulação apontadas directamente a elas, funcionando a velocidade máxima periodicamente, durante uns meses? :)
A questão dos ovos, a diferença é que o banho em iodo concentrado mata apenas as planárias e o banho em Coral RX matará as planárias *e* os ovos, será? Talvez por isso o Rx seja mais agressivo.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Boas Gil,

Sim, felizmente já muito boa informação para dar continuidade à batalha. Obrigado pela ajuda.

Os wrasses, hoje acabei por trazer um Halichoeres Trispillus. Um Chrysus ainda ia demorar possivelmente uma semana ou mais.
E ficou encomendado um Melanurus. Então para já irei apostar nestes dois. Mais tarde poderei arranjar um Chrysus ou outra espécie se se revelar importante.
Imagem

Boas Vitor,

Na pesquisa sobre as AEFW também vi uns artigos sobre esse produto da Bayer. Parece ser eficaz logo antes da entrada dos frags no sistema, tratamento equivalente ao Coral RX e Ultra Pest Control, certo?

No meu caso em particular, acho que o mal já está feito, as AEFW entraram no sistema, então há que aplicar outras estratégias, que se estão a revelar bem mais trabalhosas e duras. Então a prevenção inicial é sempre o melhor.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas Artur

O Coral RX ou outro á partida não te mata os ovos, a ideia é matar os adultos e os que já eclodiram, e dar os banhos de 4 em 4 dias para matar os que vão ecludindo á posteriori.
A ideia é quebrares o ciclo e não deixares que as planarias que nasçam dos ovos que ainda existem, tenham tempo para se voltar a reproduzir.

O melhor mesmo é complementares os tratamentos com as Wrasses e com o Turkey B., não tenhas problemas com os banhos com coral Rx ou outro produto do género, se cumprires as indicações das concentrações e tempo de banho, os corais não vão sofrer qualquer tipo de stress. Aliás nos banhos preventivos que dou, passado alguns minutos de voltarem ao aquario, os corais já estão com a extensão normal de pólipos.

Os tratamentos de iodo são bem mais agressivos.

Resumindo...

Domingo estive a colar os corais que tratei em novas bases. Eles passaram um dia no refúgio sem base de apoio, pois o mais certo era o Hepatus no aquário principal brincar com elas a levantar e largar aleatoriamente... hehe... Agora já estão em bases tipo frags e de volta ao AP. O aspecto para já é relativamente mau, tom acastanhado, perderam a cor, mas os pólipos vêem-se e abrem. Possivelmente o banho de 15 minutos pode ter sido demasiado... idealmente apenas 5 ou 10 minutos... ?

Das restantes Acroporas no layout, suspeito que apenas duas tenham infestação leve de planárias pois continuam com bom aspecto e coloração. As restantes pareceram muito pouco ou nada infestadas.

Vou continuar diariamente a soprar todas as Acroporas com o turkey baster. Se continuar a ver planárias a sairem das duas identificadas ou de novas, acho que poderei descolá-las mesmo para o tratamento em banho. As outras, mantendo boa coloração e aspecto, e não vendo planárias a sair, possivelmente vou manté-las no aquário.

Entretato entrou o Halichoeres Trispillus, um exemplar muito pequeninho, acho ideal para conseguir infiltrar-se nos ramos das Acroporas. O Chrysus que tinha já tinha um diâmetro corporal considerável (adulto) e por exemplo na foto do post inicial, umas das planárias acho que ele não conseguia alcançar com a boca. Neste aspecto as sopradelas e a aplicação de forte circulação poderá ser uma boa ajuda para os wrasses e corais.
Imagem

Boas Gil,

Para ser próximo de 100% eficaz na erradicação delas, teria de retirar todas as Acroporas do aquário e fazer dois tratamentos com o Coral RX, espaçados em 4 dias, seria isso?
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

No minimo dos minimos, eu faria no minimo 4 dips a cada acropora, depois faria um dip semanal de controlo a todas as acroporas, nas que continuassem a têr planárias, continuava com os dips de 4 em 4 dias.

Cps
Gil

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Gil Miguel Escreveu:
No minimo dos minimos, eu faria no minimo 4 dips a cada acropora, depois faria um dip semanal de controlo a todas as acroporas, nas que continuassem a têr planárias, continuava com os dips de 4 em 4 dias.

Cps
Gil

Boas pessoal.

Eu não percebo muito da situação, tento encontrar muita informação e no final filtrar a melhor e perguntar se é correcto.

Artur aquele metodo, pelo que tenho lido, parece resultar com tudo, ovos, mães, pais, gatos e até pintassilgos. Claro que este obdece a uma boa pós deep lavagem.

Gil, estou tentado a comprar uma coisa daquelas para mim. Achas mesmo que se dermos uns banhos valentes após a lavagem, poderá haver o risco de contaminação?
(Gil, a minha equipa de limpeza arco-iris, já tens algo em stock?)

Abraço e desculpem algo coisa de noob :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas Artur,

Vais ter ai uma luta difícil, atenção que não é só nas Acroporas que as bichas malditas circulam, também anda pelos Moles e LPS, (nestes casos eles suportam bem), e colocam os ovos em tudo que está morto, os produtos que se encontram no mercado não matam os ovos, só consegues travar o avanço com tratamento repetido, e tentando perceber o ciclo de eclosão dos ovos o que não é fácil, o método do sopro com pipeta não é mau mas normalmente elas coloca-se também por baixo dos corais, o que dificulta quando estão colados, tudo isto porque já vi já lutei com vantagem de lá.
Alguns peixes que já aqui foram referidos já visualizei a sua degustação do petisco mas sempre na altura em que eu soprava com a pipeta, fora isso nunca vi, pois elas disfarçam-se bem quase mudam de cor consoante o coral.

Boa luta e que tenhas sucesso, sem que percas corais porque dói muito e alguns podem não aguentar o tratamento.
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Vitor Pedroso Escreveu:
Boas pessoal.

Eu não percebo muito da situação, tento encontrar muita informação e no final filtrar a melhor e perguntar se é correcto.

Artur aquele metodo, pelo que tenho lido, parece resultar com tudo, ovos, mães, pais, gatos e até pintassilgos. Claro que este obdece a uma boa pós deep lavagem.

Gil, estou tentado a comprar uma coisa daquelas para mim. Achas mesmo que se dermos uns banhos valentes após a lavagem, poderá haver o risco de contaminação?
(Gil, a minha equipa de limpeza arco-iris, já tens algo em stock?)

Abraço e desculpem algo coisa de noob :D

Olá Vitor e outros,

Eu há cerca de um ano que utilizo esse produto da Bayer para dar banho às acroporas e sempre com excelentes resultados; depois do banho, excelente extensão dos pólipos e nunca perdi um coral, peixe, ou outra coisa por causa deste produto.

É de facto muito tóxico e é necessário lavar bem os corais antes de os devolver ao aquário.

O problema é conseguir arranjar isto na europa; a embalagem (o resto) que tenho, veio dos EUA através de um amigo e penso que não será fácil arranjar cá (penso...).

Ao que parece é das poucas coisas que mata as AEFWs e também Red bugs, pois os outros produtos só as atordoam, mas à semelhança dos outros produtos, também não funciona com os ovos pelo que, perante a infestação parece-me que o método de assopro repetido (fora do aquário), com vários dias de intervalo se calhar é preferível, reservando eu este produto para banhos a novos corais.

Eu não tenho experiencia com A. echinatas, mas no Reef Central, não fazem restrições de uso a nenhum tipo de acroporas.

Vejam aqui se tiverem paciência, pois eu ando a seguir isto há anos...

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1965880

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu sigo este tópico do reefcentral há montes de tempo e realmente a Bayer (cheguei a contactá-los) não tem este produto (ou os derivados porque há pelo menos 4 produtos falados no tópico) para Portugal (e no ebay/amazon também não encontrei).

Eu consegui encontrar uma empresa, por acaso aqui perto de minha casa, que tem um produto para o mesmo efeito e com o mesmo princípio ativo mas não cheguei a comprar...

Cheguei a falar com o Marco Madeira para ver se ele arranjava mas depois também não demos seguimento!

Os relatos são estrondosos e parece ser muito eficaz! Eu não teria problema nenhum em usá-lo, assim o tivesse... :-s

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas eu encontrei um forum com comentários sobre o produto e no amazon julgo ter, depois digam qualquer coisa.

http://www.austinreefclub.com/topic/300 ... -advanced/

http://www.amazon.com/Bayer-Complete-In ... y_lg_img_z
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

José Santos Escreveu:
Boas eu encontrei um forum com comentários sobre o produto e no amazon julgo ter, depois digam qualquer coisa.

Penso que no amazon.com, não fazem envio para PT. Eu consigo o produto 1,1L por 40€. Dado que Coral rx fica por 25€ 30ml logo é estupidamente barato.

Cump

Vitor Pedroso Escreveu:
José Santos Escreveu:

Penso que no amazon.com, não fazem envio para PT. Eu consigo o produto 1,1L por 40€. Dado que Coral rx fica por 25€ 30ml logo é estupidamente barato.

Cump

Olá Vitor,

Onde é que arranjas o produto? Embora ainda tenha um resto, estou interessado em saber onde arranjar mais.

Quanto ao preço, não é tão barato em comparação com o RX como dizes, pois com o RX usam-se algumas gotas por litro de água e com este usam-se cerca de 10 ml por cada 500 ml de água; mas isso penso que é secundário, o que mais importa será a eficácia e segurança.

Onde arranjas o produto?

Abraço

ebay.com fica a cerca de 40€. 16€ de produto 40oz mais 24€ de portes. Vem dos US. Mesmo a mandar vir apenas um, há o risco de ficar na alfandega.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Óhhhhhh! Queremos é da UE, não é dos EUA! Aí também já eu, o César e muitos outros andámos a ver...

E o verbo foi muito bem aplicado para este tipo de produtos em concreto - ficar- em vez de parar! (-|

Hugo Figueiredo Escreveu:
Óhhhhhh! Queremos é da UE, não é dos EUA! Aí também já eu, o César e muitos outros andámos a ver...

E o verbo foi muito bem aplicado para este tipo de produtos em concreto - ficar- em vez de parar! (-|

Pois...

Boas,

Acabei de tirar umas fotos em modo super macro aos corais que dei banho em Pro Coral Cure na sexta-feira passada e num deles, a Acropora Formosa/Valida pontas roxas, vi áreas de pele brancas infestadas de ovos... parece que a luta vai ser dura...

O tal produto da Bayer será o único que além das planárias também mata os ovos?
Imagem

Para ilustrar a desgraça... uns dos corais que foram a banhos de iodo a semana passada...

A Acropora de pontas roxas está ainda infestada de ovos de planárias AEFW... de cor alaranjada em tecido morto branco do coral... e de burras elas não têm nada... colocam os ovos precisamente nos lugares mais protegidos entre os ramos do coral...

O Trispillus andou os primeiros dias envergonhado escondido numa Euphyllia mas desde ontem já anda a explorar o aquário e já passeia pelos corais afectados... falta saber se comerá planárias e/ou os ovos...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e a Acropora Staghorn infestada está ainda de ovos...

Imagem

Então os banhos matam as planárias vivas, mas se não matarem os ovos, nem existir um peixe que coma os ovos, será mesmo necessário dar banhos mais frequentes que o período (número de dias) que um ovo demora a eclodir e atinga a maturidade adulta para colocar novos ovos... será?
Imagem

Numa pesquisa rápida sobre o ciclo de vida das ditas, o melhor que encontrei foi este artigo...
http://www.reefs.com/magazine/145123-mucous-trail-coral-killers-acropora-eating-flatworms.html
em que refere isto:
The time to hatching can be between 5-25 days, depending on mode of development and environmental conditions, such as temperature.

No caso de estar correcto, e na dúvida do tempo entre a eclosão e a maturidade reprodutiva, seria então tratá-las de 5 em 5 dias, durante um mínimo de 6 semanas e 1 dia, após o qual a infestação estaria dizimada. Daí compreender a sugestão do Gil de dar banhos de 4 em 4 dias durante 8 semanas, para dar umas margens de garantia de eficácia.

Possivelmente poderia raspar os ovos ou simplesmente corar o coral e deitar ao lixo as partes infectadas, para ajudar a erradicar as planárias, mas teria de ser tudo minucioso com muita paciência, boa iluminação, etc.

Uma dúvida sobre o sistema de quarentena para tratamento. No sistema continuaria a haver consumos de Cálcio, KH e Magnésio durante as 8 semanas?
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral