Bom dia.
Esta é uma área que me dá algum gozo neste hobby: pensar como se processam as "coisas" a nível microscópico.
Ás vezes, seja em que contexto for, há certas frases, comentários, imagens, ou o que quer que seja, que nos ficam na memória e só ao fim de alguns anos é que lhes damos algum valor ou que até nos lembramos desse episódio para fechar um ciclo... E quero com isto dizer o seguinte: há muitos anos, seguramente mais de 10 anos, assisti a uma palestra organizada pelo já extinto CPA, em que o orador era o Dieter Untergasser, que para quem não conhece é a cara da ciência por detrás da Sera, e alguém lhe perguntou acerca da relação entre o fluxo dos filtros e o siporax. O homem respondeu o seguinte:
DU: "para que isto funcionasse muito bem, deveria passar por hora 2% do volume do aquário pelo siporax. O problema é que quem vende os filtros são as marcas e não as bactérias". E eu achei aquilo tudo muito estranho, e confesso que ainda hoje me faz alguma confusão. No entanto, não posso colocar em causa as afirmações de quem faz disto vida e passa o dia a fazer testes e mais testes e mais testes...
Se pensarmos bem, haverá sempre zonas sem oxigénio porque, a menos que coloquemos o siporax em fila indiana

, os anéis que estiverem no centro nunca receberão a mesma água que os de fora. Além disto, sabemos que a água tende a ir pelos caminhos com menor atrito, logo, passará uma parte "por fora" do siporax (assumindo, claro, que não se utiliza um filtro fluidizado ou que não se preenche a totalidade do espaço onde se encontra o siporax...). Se duvidas houver acerca disto, pode sempre utilizar-se uma media diferente e que seja totalmente fechada, como é o caso do Substract pro da Eheim, ou até mesmo complementar uma com a outra.
No novo projecto da Aqua Naturae, vou fazer uma experiência que depois posso partilhar com vocês e que é baseada nas declarações do Dieter mas aplicado de forma diferente: vou fazer um filtro seco húmido altamente arcaico (com umas garrafas de água) com muito pouca passagem de água e totalmente fechado para o exterior, logo, sem entrada de ar, logo sem oxigénio "extra". Depois coloco aqui os resultados.
Em teoria, é capaz de resultar

Um abraço,
VM