Filipe Valente Escreveu:
Olá António,
Atenção em tirar as lentes.
Essa calha tem leds High Power de apenas 3W e na melhor das hipóteses com 60lm/W. O led sem lente tem um ângulo de iluminação de 120º e é a lente que converge toda a intensidade luminosa e a transmite para fora da calha.
Ao tirares as lentes deixas de ter essa energia concentrada e fica dispersa a 120º, ficando parte dela dentro da calha e a que sai não te dará intensidade suficiente para as necessidades de um Reef.
Se tiveres um medidor de PAR ou de lumens vais ficar surpreendido com a diferença que fazem as lentes...
Caso queiras diminuir zonas sombra compra lentes de 90º e substitui pelas que devem ser de 60º, sabendo que esse compromisso te fará perder algum PAR na coluna de água em virtude de uma menor concentração da intensidade luminosa.
Filipe,
As minhas calhas têm LEDs de 120º e vieram assim de fabrica. Eu precisava de 3 calhas em vez de duas e orientadas na perpendicular.
Mas é verdade que as lentes de 90º dão mais par em profundidade, mas com três calhas conseguia ter par na areia para crescer corais. Por isso no meu aquário tenho as Par 38 com lentes de 60º e 90º e devo ter zonas na areia com par elevado, tenho acroporas a crescer na areia.
Cumprimentos
Miguel