Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Testes: Marcas?

Testes: Marcas?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 06/nov/2012, 00:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Joao Tomas Escreveu:
O meu Kh estava nos 7.3 ~ 7.5 . Ora para nao arrsicar muito resolvi subir um pouco o Kh para 8.6 e a dosagem nos 85 ml .
O teste foi feito com Salifert como sempre fiz...

Ora agora é que vem o problema, resolvi testar o Kh com 3 marcas distintas e vejam os resultados:

Salifert - 8.6
Tropic Marin - 6
Fauna Marin - 13

Alguém me pode explicar estas diferenças??? É que eu não estou a perceber nada disto!

Boas João,

Por acaso tive uma situação semelhante. Tinha vindo a usar o teste de Kh da Tropic Marin e ultimamente dava um Kh em volta dos 6ºd. Mesmo adicionando Tripple Buffer não conseguia subir...

Entretanto como o prazo de validade era de Setembro de 2012, tive que comprar novo teste, e optei pelo da Salifert.

Qual não é o meu espanto quando testei o Kh com o Salifert e deu 8.9ºd. Por curiosidade, resolvi testar também (na mesma altura) com o da Tropic Marin, eventualmente fora de prazo, e deu 6ºd!

E também fiquei na dúvida pois agora não sei em qual confiar... :-\
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/nov/2012, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
AlexandreLeite Escreveu:
Mesmo na leitura de cima para baixo nao consigo apurar a cor condizente!!

Em relaçao á leitura lateral, é uma forma de considerar uma leitura de alta resolução aplicavel a valores inferiores a 10ppm...
Sendo que a cor mais escura que mostra 100ppm equivale portanto ao 10ppm...ou seja, na leitura lateral divides o valor apresentado por 10 e tens o valor real de nitratos...

Nao confio muito neste teste...alguem me pode indicar um teste com as cores mais distintas ou mais faceis de apurar?
É o unico teste da salifert que eu nao consigo usar com certezas do valor obtido....

Boas Alexandre,

Realmente o teste de Nitratos da Salifert é muito manhoso... Tinha vindo a testar ao longo dos meses e pela tabela de cores não conseguia ter a certeza se os nitratos estavam a 10, 50 ou 100ppm... e então a vista de lado, com aquela quantidade mínima de água, pior ainda...

Com esta brincadeira estive meses a pensar que tinha os nitratos nos 5 a 10ppm quando na realidade estavam a 50 ou 100ppm...

Resolvi tirar a dúvida e arranjar outro teste de nitratos, de outra marca. Encontrei um da Sera que até é mais barato. E as dúvidas ficaram dissipadas. Tinha efectivamente os nitratos na ordem dos 100ppm. A escala de cores da Sera é muito mais fácil de ler. E suponho que também é uma marca de confiança.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 06/nov/2012, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
AlexandreLeite Escreveu:
Mesmo na leitura de cima para baixo nao consigo apurar a cor condizente!!

Em relaçao á leitura lateral, é uma forma de considerar uma leitura de alta resolução aplicavel a valores inferiores a 10ppm...
Sendo que a cor mais escura que mostra 100ppm equivale portanto ao 10ppm...ou seja, na leitura lateral divides o valor apresentado por 10 e tens o valor real de nitratos...

Nao confio muito neste teste...alguem me pode indicar um teste com as cores mais distintas ou mais faceis de apurar?
É o unico teste da salifert que eu nao consigo usar com certezas do valor obtido....

Boas Alexandre,

Realmente o teste de Nitratos da Salifert é muito manhoso... Tinha vindo a testar ao longo dos meses e pela tabela de cores não conseguia ter a certeza se os nitratos estavam a 10, 50 ou 100ppm... e então a vista de lado, com aquela quantidade mínima de água, pior ainda...

Com esta brincadeira estive meses a pensar que tinha os nitratos nos 5 a 10ppm quando na realidade estavam a 50 ou 100ppm...

Resolvi tirar a dúvida e arranjar outro teste de nitratos, de outra marca. Encontrei um da Sera que até é mais barato. E as dúvidas ficaram dissipadas. Tinha efectivamente os nitratos na ordem dos 100ppm. A escala de cores da Sera é muito mais fácil de ler. E suponho que também é uma marca de confiança.

Verdade Artur,

o mesmo acontece comigo...Do resto dos testes da Salifert nao tenho queixas, mas, pessoalmente acho que o teste de nitratos da Salifert deve ser retirado das nossas equações!
Quando tinha o meu "aquario" antigo a monitorização da qualidade da agua chegou a ser feita por um lojista que me testava a agua com testes da Tropic Marin, e a diferença que noto é que existe uma diferença claramente superior na tonalidade da cor entre os diferentes valores não deixando margem para duvidas!

O Carlos Mota tem me falado bastante bem dos testes da Red Sea...e como o Carlos Mota nunca nos deixou ficar mal acho que vou experimentar num futuro proximo... :p

É sempre bom abordar estas questões...podem ajudar muita gente e evitar grandes prejuízos á malta! É um bocado como a situação dos densimetros vs refractometros....

Mensagem 28/nov/2012, 17:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Olá,
Neste momento estou a usar os testes novos da REDSEA para todos os parâmetros que actualmente controlo:
KH
CA
MG
NO3
PO4
Já comparei com os Salifert (excepto NO3 :)) e os valores são todo semelhantes.

De qualquer forma posso dizer que estou muitíssimo satisfeito com os REDSEA. Muito arrumados, organizados e de fácil leitura.

Abraços,
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/nov/2012, 18:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Faço das palavras do Andre as minhas
Cumprimentos

José J Correia

Anterior

Voltar para Discussão Geral