Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Desabafo...

Desabafo...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 05/dez/2012, 19:32

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Artur Fonseca Escreveu:
Eduardo Flor Escreveu:
Nitratos a volta de 75mg/ l
Fosfatos entre 0,5 e 1,0 mg

Boas Eduardo,

Está encontrado o problema. Os fosfatos deverão ser inferiores a 0.10ppm, idealmente iguais ou inferiores a 0.03 para haver crescimento dos corais. O nível de nitratos também está elevadíssimo, o recomendado é nunca deixar subir acima dos 20ppm.

Mas eu próprio tenho tido um problema no reef com nitratos elevados e no meu já chegou perto dos 100ppm e simplesmente o sistema entrou em declínio, Montiporas branqueadas, cabeças de Euphyllias a soltarem-se, Pocillorporas também a branquearem e invadidas por cianos... um pesadelo...

Ves???

Facil, facil quando com calma se procura o que e necessario.
Para mim a iluminacao tao antiga tambem nao ajuda.

Minha opiniao. retirar o areao todo. devagarinho para nao causar problemas. em cada TPA tiras um pouco. carvao activo e TPA semanais ate esses valores virem para baixo.

E para com os aditivos .... servem maioritariamente para te retirar dinheiro da carteira ...

abracos,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/dez/2012, 20:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Rui Gaspar,é para tirar o areão todo e nunca mais colocar?Ou é para depois colocar outro tipo de areão?
Eu vou fazer tudo o que voces me digam.Para isso gostaria que me fizessem um plano de prioridades.
Nem que tenha de desmontar o layout todo.A unica coisa que não vou fazer é despachar os peixes,pois vieram para aqui com tamanho xs.Quanto ao peixe folha,exterminou me as aptasias todas que tinha no aquario e que eram as centenas.E ja tinha os corais naquele estado quando o coloquei no aquario.
Com as vossas respostas nasceu me uma luzinha nova,obrigado a todos.Espero daqui a meio ano estar aqui a postar fotos de corais com alguma qualidade :)
Imagem

Mensagem 05/dez/2012, 22:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Eduardo Flor Escreveu:
Rui Gaspar,é para tirar o areão todo e nunca mais colocar?Ou é para depois colocar outro tipo de areão?
Eu vou fazer tudo o que voces me digam.Para isso gostaria que me fizessem um plano de prioridades.
Nem que tenha de desmontar o layout todo.A unica coisa que não vou fazer é despachar os peixes,pois vieram para aqui com tamanho xs.Quanto ao peixe folha,exterminou me as aptasias todas que tinha no aquario e que eram as centenas.E ja tinha os corais naquele estado quando o coloquei no aquario.
Com as vossas respostas nasceu me uma luzinha nova,obrigado a todos.Espero daqui a meio ano estar aqui a postar fotos de corais com alguma qualidade :)

Boas,

Antes de mais desculpem nao ter acentos mas o meu portatil pifou e arranjaram-me um alemao para substituir.

sim tirar tudo. depois se quiseres por podes faze-lo mas de modo a que nao tenha mais que 0,5cm de altura. so mesmo uma camadita para cobrir o vidro. e preferencialmente de areao novo.

Abracos,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/dez/2012, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Eduardo,

Quanto ao retirar da areia, deves fazê-lo muito gradualmente, aspirando a areia com uma mangeira grossa, ao mesmo tempo que retiras a água nas TPAs.
Tenta não agitar a areia pois de contrário arriscas-te a matar tudo no aquário com um pico de amónia, pois nesse areão deve estar acumulado muito lixo; faz isso devagar mesmo que essa mudança leve meses.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 06/dez/2012, 00:28

Obrigado pelas dicas pessoal,a minha confusao era ao não ter areão como é que colocava a catalaphyllia.
Já agora quanto precisarei de carvão activo,para um aquario que deve ter a volta de 1000 litros de água.
Coloca-se na sump?
Imagem

Mensagem 06/dez/2012, 00:45

Outra pergunta,como faço para aumentar o calcio que nunca consegui subir acima de 320.
Imagem

Mensagem 06/dez/2012, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Eu uso os suplementos da Red Sea, mas existem outros.

http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=69&pid=264
Imagem

Mensagem 06/dez/2012, 11:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Na minha oipinião deve esquecer a questão do calcio para já! tens outros problemas bem mais graves para resolver primeiro.

A questão do areão nunca será consensual, mas com essa quantidade enorme de peixes e se vives bem com o facto de não o ter, eu realmente retirava-o e não o colocava mais!

Como já foi referido, este processo deverá ser muito lento (durante meses).

Arranja um teste novo de calcio, se isso te preocupa tanto, e ou me engano muito ou vais ter uma surpresa :D

Mensagem 06/dez/2012, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Eduardo Flor Escreveu:
Obrigado pelas dicas pessoal,a minha confusao era ao não ter areão como é que colocava a catalaphyllia.
Já agora quanto precisarei de carvão activo,para um aquario que deve ter a volta de 1000 litros de água.
Coloca-se na sump?

Eduardo,

Se fizeres isso como deves vais continuar a ter areia durante muito tempo, mas também podes arranjar um aro (tipo argola de guardanapos), em acrílico, ou outro material, para dar apoio ao esqueleto do coral; quando ele abrir, tapa o aro.

Põe carvão activado na sump, dentro de um saco, numa zona de boa corrente, dia sim dia não agita-o, para que a água não crie canais e passe sempre pelo mesmo sítio e muda-o de mês a mês; podes também pôr o carvão num reactor fluídizado (num filtro exterior, não é tão bom por causa dos tais canais que se formam).
Para esse aquário eu poria 750/1000 ml na sump, ou metade num reactor.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 06/dez/2012, 14:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Olá Eduardo,

Sê muito bem vindo o forum!

Grande desafio! :D

Muitas e boas dicas já estão reunidas para que se tenha um bom ponto de partida para essa tarefa "remodelação do aquário e seus ajustes" !
Eu não me preocuparia agora nesta fase com o valor do cálcio!
Uma boa limpeza no aquário com remoção de areia e de rocha solta e peças de coral morto, de seguida umas boas TPAs, verificar o Skimmer se esta bem afinado, colocação de carvão já é um bom ponto de partida, os ajustes do cálcio, magnésio e kh pode muito bem ser feito depois.

Vai colocando fotos!

Bom Trabalho :-bd

Ps: ja dava um nome DesabafoReef :-
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 06/dez/2012, 16:52

Obrigado Ricardo e todos os colegas.Podendo mudar o titulo do Tópico,deixava de ser desabafo e passava a ser DESAFIO :)
O carvâo já vem a caminho e este fim de de semana começa a extração de algum areão.Tambem veem novos testes e semana a semana vou pondo resuiltado de testes,para todos vermos a evolução.
Mais uma vez obrigado a todos ;)
Imagem

Mensagem 06/dez/2012, 18:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Eduardo,

Quando aspirares a areia começa pela camada superior, não remexas o areão por baixo. pouco a pouco chegarás à parte inferior da camada.

Mensagem 06/dez/2012, 18:27

Obrigado pelo conselho João Tomas
Imagem

Mensagem 06/dez/2012, 20:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Eduardo Flor Escreveu:
Outra pergunta,como faço para aumentar o calcio que nunca consegui subir acima de 320.

Boas Eduardo,

Eu arriscaria apontar o problema à utilização do reactor de Kalkwasser. Na adição do Kalk há a tendência de alterar o Ca e o Kh de forma pouco controlada. Talvez seja possível manter os níveis apenas com o reactor de Cálcio, devidamente afinado; se bem que não tenho experiência com estes reactores, mas muito pessoal poderá ajudar. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 07/dez/2012, 11:27

Bom dia,já me registei em myreefstats.com,e já tenho os codigos dos valores dos testes.
A pergunta é :onde coloco os códigos?
obrigado
Imagem

Mensagem 07/dez/2012, 14:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Boa tarde,

Nas confgiurações do seu perfil, coloque na sua assinatura o respectivo código.

Mensagem 07/dez/2012, 15:44

Boas João,já fiz isso ,mas não me aparecem os valores,só fica o que copiei:::
Imagem

Mensagem 07/dez/2012, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Tem que tirar o visto em baixo do BBcode e um que fala de links
Imagem

Mensagem 07/dez/2012, 17:35

obrigado João,já está :)
Imagem

Mensagem 07/dez/2012, 19:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boa tarde, Eduardo

Estive a ler o tópico todo e está bem encaminhado no que deve ser feito para resuperar o aquário por isso não vou repetir o que outros colegas já disseram.
Constatei que finalmente alguém reparou que tinha dois reactores a funcionar simultaneamente (obrigado Artur) e na minha opinião deve suprimir o reactor de kalk, depois afinar então o reactor de cálcio. Saber que midea vai usar, qual o valor de entrada do CO2 aconselhado, e vai ver que tudo melhora no que respeita a cálcio, magnésio e Kh.
Como alguem já disse, quanto mais simples melhor e portanto muitos dos suplementos são para suprimir e (re)começar com alguma paciencia a recuperar aquário. Além disso existem opções que se calhar vai ter de tomar quanto aos vivos que quer ter aí dentro, é como tudo na vida, temos que fazer escolhas.
Se precisar de ajuda diga que nós estamos cá para isso.

Cumps
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral