Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda - após 3 anos de desleixo

Ajuda - após 3 anos de desleixo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 66
Pedro Gomes Escreveu:
Eishhh isso já é complicado mas se lavares a rocha conseguias tirar mesmo muitas escovando muito bem, o melhor remedio é complicado de arranjar 1 ou 2 Chelidonura varians também podes comprar um Halichoeres chrysus que poderá ajudar mas não é garantido mais alguém com ideal para limpar FWs ? já agora quais são as que tens? vermelhas!? posta ai uma foto

São as vermelhas! Amanhã quando for ao Aqua tiro uma foto e ponho para verem...
Cumprimentos,
Ana Rita :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Hoje tiramos o dia para limpar a sump. o resultado foi este.

Imagem
Estamos ainda a espera do novo escumador.

Aqui fica uma fotografia das planarias que se pode encontrar por toda a rocha, menos na sump.
Imagem
Um abraço

CSR

Boas,

então, não há sugestões sobre como eliminar esta praga do nosso aqua?
São castanhas ou vermelhas?
Cumprimentos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Olá Ana.
Em relação às planarias não há solução fácil. Tenho o mesmo problema no meu aquário. As minhas sao mais escuras, diria avermelhadas.
Existem alguns peixes como o yellow-wrasse, mandarim que se podem alimentar de planarias. Disse "podem" porque depende de peixe para peixe. O nudibranquio não é fácil de arranjar.
Em termos de tratamentos estou a por o flatworm stop da kz há 2 meses e não tenho a certeza de estar a surtir algum efeito.
Vou passar a aspirar a areia toda enquanto aplico o flatworm stop e deixo os peixes a fazerem o seu trabalho.
Deves manter a circulação no seu máximo possível, visto elas não gostarem muito de fluxos aumentados.
Vai dizendo qq coisa e boa sorte.
Miguel Silva

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Eu sou um bocado radical nestas situações, uma vez que queres meter isso em condições , porque nao lavar a rocha toda com agua doçe para a matar toda ?? Ao menos começavas sem problemas e sem pragas ...

Atenção nao estou a dizer para o fazeres estou so a complicar te mais um bocadinho as ideias ...

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Atenção nao estou a dizer para o fazeres estou so a complicar te mais um bocadinho as ideias ...

eheheh gostei desta frase!!!!
Mas acho que o Paulo tem razão, porque não começar de novo...sempre ouvi dizer que o que nasce todo nunca se endireita!!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Ana Rita Ribeiro Escreveu:
Boas,

então, não há sugestões sobre como eliminar esta praga do nosso aqua?
São castanhas ou vermelhas?

Olá,

A minha sugestão é parecida com a do Paulo Oliveira, desinfectar a rocha toda (de planárias, algas/macro algas e apitásias), equipamento (bombas, escumador, filtros se houver, tudo...), aquário e sump com água doce e lixívia.
A areia metia nova e com uns 2 cm e que não fosse muito fina para não levantar.

Mas também podes optar por comprar uma quantidade variada de produtos/peixes/etc e ainda assim não irradicar (talvez sim, talvez não), depois a preocupação que traz (ter pragas no aquário) é um começo desmotivante

Claro que se optares pela segunda opção terás de ter muito cuidado com o que meteres no aquário (se vem ou não com alguma praga), senão terá sido tudo em vão.

Boa sorte para o projecto :)

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Pois com planarias a coisa complica um pedaço, mas nessa foto não vejo bem as planarias !? são essas coisas amarelas?!

Voltamos à ideia do inicio mas mais radical... em vez de lavar a rocha com água do mar, será lavar a rocha com água doce e se possivel "Mota's Style" =)) com máquina de pressão! Fica como "nova" já que tens isso tudo desmontado, não é assim tão difícil.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Boas pessoal,

vejo que estão todos inclinados para a lavagem com água doce... o que não me desagrada de todo... :)) :))

tenho muita RV na sump que posso passar para cima.

A minha questão são os corais moles que tenho nas pequenas rochas... não os posso lavar com água doce, certo?

O que faço com eles??
Cumprimentos,

Pedro Gomes Escreveu:
Pois com planarias a coisa complica um pedaço, mas nessa foto não vejo bem as planarias !? são essas coisas amarelas?!

Pedro, as planárias são as coisas amareladas...
Cumprimentos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

Uma vez que o sistema esta todo ligado , o problema que tens em cima tens na rocha sa sump também ....

My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas

Antes de partires para a solução + radical, porque não experimentas (eu faria assim) meter essa rocha toda dentro de uma rede ou peneiro (algo do genero) e como estas ai a 5 metros do mar mandas essa rocha toda ao mar por uns dias (tipo uma ou 2 semanas)a ver se essa praga desaparece. Pode haver algum predador da costa que faça disso um petisco.... ate mesmo a propia temperatura, salinidade, ondelação do mar pode dar cabo disso, e até ja te "lavava" a rocha deixando-a livre de nitratos e fosfatos....
Fica a minha sugestão, espero que corra tudo pelo melhor e que regresses em grande ;) .
Abraço

Rúben

Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Uma vez que o sistema esta todo ligado , o problema que tens em cima tens na rocha sa sump também ....

Boas Paulo

Mas nao tenho na sump pk? Por ter menos horas de luz?
Cumprimentos,

Ruben Francisco Escreveu:
Boas

Antes de partires para a solução + radical, porque não experimentas (eu faria assim) meter essa rocha toda dentro de uma rede ou peneiro (algo do genero) e como estas ai a 5 metros do mar mandas essa rocha toda ao mar por uns dias (tipo uma ou 2 semanas)a ver se essa praga desaparece. Pode haver algum predador da costa que faça disso um petisco.... ate mesmo a propia temperatura, salinidade, ondelação do mar pode dar cabo disso, e até ja te "lavava" a rocha deixando-a livre de nitratos e fosfatos....
Fica a minha sugestão, espero que corra tudo pelo melhor e que regresses em grande ;) .

Boas Ruben

Parece-me ser uma boa hipótese... Mas os corais aguentam? E se aguentarem, achas que tem de ser a Rocha da sump também?
Cumprimentos,

Os corais não sei se aguentam ou se terás de fazer uns dips só com a rocha dos corais, mas sim é garantido que tenhas a praga no aqua todo com luz ou sem luz.
Cumprimentos,
Pedro

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas
Os corais não aguentam, mas podes deixa-los no aquario ou deitas fora :D ... na minha opinião é a melhor solução que tens (mandar a rocha TODA ao mar) e fazeres um pouco como o Miguel disse, areia nova,lavar bem o equipamento e aquario de forma a eliminares de vez essa Praga, acredita que se não o fizeres agora, não vais conseguir depois de teres o aquario montado...
Abraço

Rúben

Ruben Francisco Escreveu:
Boas
Os corais não aguentam, mas podes deixa-los no aquario ou deitas fora :D ... na minha opinião é a melhor solução que tens (mandar a rocha TODA ao mar) e fazeres um pouco como o Miguel disse, areia nova,lavar bem o equipamento e aquario de forma a eliminares de vez essa Praga, acredita que se não o fizeres agora, não vais conseguir depois de teres o aquario montado...

Ruben deixar os corais no Aqua é o mesmo que nao fazer nada. Se a praga ficar no Aqua o que é que acontece?
Cumprimentos,

Para salvar esses corais.. terás de fazer dip em CoralRX para matar a praga :) e mete-los outra vez no aqua depois de já está tudo 100% limpo de planarias
Cumprimentos,
Pedro

Pedro Gomes Escreveu:
Para salvar esses corais.. terás de fazer dip em CoralRX para matar a praga :) e mete-los outra vez no aqua depois de já está tudo 100% limpo de planarias

E isso leva quanto tempo, Pedro?
E posso deixar o Aqua com os peixes ou tenho de tirar MESMO tudo?
Cumprimentos,

CoralRX é dip de minutos... sim para limpar tudo mesmo tens de tirar tudo :D E se fizerem mesmo mais vale nem meter o novo equipamento para não ser contaminado.
Cumprimentos,
Pedro

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral