Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Balling com sais - quantidades

Balling com sais - quantidades

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Mais uma dúvida para o Balling...

Como já disse aqui eu uso sais para fazer a mistura com água de osmose ou seja Cloreto de Mg, Cloreto de Ca e Bicarbonato de Sódio.

A minha dúvida é:

Dosear pouco e concentrado ou muito e diluído? Exemplo tenho que dosear 4g de Cloreto de Ca por dia ao fim de uma semana 7x4 = 28g.

Primeira opção - Diluir 28g em 10 Litros e dosear 142,8 ml/dia repartindo por 3 dosagens diárias de 47,6ml. Segunda opção seria diluir os 28

Segunda opção - Diluir 28g em 5 Litros e dosear 71,4 ml/dia repartindo por 3 dosagens diárias de 23,8ml. Segunda opção seria diluir os 28

Gostava que de ler os vossos preferências :p

Abraços

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
28 g em 10 litros? parece me claramente exagerado.... mais vale 28g em um litro...

Pedro Sousa Escreveu:
28 g em 10 litros? parece me claramente exagerado.... mais vale 28g em um litro...

Sendo assim teria que colocar a bomba doseadora a debitar 7ml de cada vez!!!! Parece-me pouco e demasiado concentrado.
Mas eu percebo pouco disto estou aqui para aprender antes de fazer asneira. :)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Miguel, porque não segues as concentrações e directrizes do Balling Light da Fauna Marin?

Tenho ideia que segundo eles as preparações estão próximas da sua concentração máxima.

Penso que praticamente todas as bombas tenham o mesmo método de funcionamento em que definimos o nº de dosagens diárias e os ml de cada uma, a bomba depois gere as horas a que cada solução será doseada de modo a evitar precipitações.

Segundo a Fauna Marin, para doseamento manual, a margem de segurança entre cada solução é de 10 minutos.

Eu neste momento, segundo os meus consumos estou a dosear 21ml de KH e 7ml de CA diariamente. Defini a bomba (GHL) para o modo manual e defini que vai dosear 3ml de KH 7 vezes por dia e um 1ml de CA também 7 vezes por dia, tudo com intervalo de 2 horas entre cada dosagem.

Acho que muito importante é fazermos a calibração de cada bomba e confirmar realmente os ml's doseados. Por exemplo a minha GHL diz fazer cerca de 60ml por minuto, o certo é que apanhei bombas a fazerem apenas 41ml.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Miguel,

Penso que estás um pouco confuso, em relação à forma como funciona o balling usando uma bomba doseadora.

O que tens que fazer é preparar uma solução padrão e depois regulares a bomba doseadora em função da quantidade de suplemento que o teu aquário consome e não andares a mudar a concentração da solução.

A solução padrão poderá ser, por exemplo, 500 gramas de bicarbonato de sódio, em 5 litros de água de osmose, ou 1000 gramas de cloreto de cálcio em 2,5 litros de água, ou ainda 1000 gramas de cloreto de magnésio em 2,5 litros de água de osmose.

Como até já conseguiste determinar quais os consumos que o teu aquário tem neste momento, já tens um ponto de partida para definires quantos mililitros de solução deves adicionar ao aquário diariamente e em quantas vezes...

... quando os consumos se alterarem, só tens que aumentar ou diminuir a quantidade que a bomba adiciona ao aquário e não alterar a concentração da solução padrão.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Eu uso os sais Balling Light da Fauna Marin. Sigo as instruções et voilá. Aqui estão:
http://static.faunamarin.de/manuals/manual_balling-methode_eng.pdf

E aqui um artigo em português excelente sobre Balling:
http://reefcentral.pt/2010/09/27/balling-light-fauna-marin-portugues/
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

César Silvério Escreveu:
Olá Miguel,

Penso que estás um pouco confuso, em relação à forma como funciona o balling usando uma bomba doseadora.

O que tens que fazer é preparar uma solução padrão e depois regulares a bomba doseadora em função da quantidade de suplemento que o teu aquário consome e não andares a mudar a concentração da solução.

A solução padrão poderá ser, por exemplo, 500 gramas de bicarbonato de sódio, em 5 litros de água de osmose, ou 1000 gramas de cloreto de cálcio em 2,5 litros de água, ou ainda 1000 gramas de cloreto de magnésio em 2,5 litros de água de osmose.

Como até já conseguiste determinar quais os consumos que o teu aquário tem neste momento, já tens um ponto de partida para definires quantos mililitros de solução deves adicionar ao aquário diariamente e em quantas vezes...

... quando os consumos se alterarem, só tens que aumentar ou diminuir a quantidade que a bomba adiciona ao aquário e não alterar a concentração da solução padrão.

Abraço

Obrigado César,

Percebi o teu ponto de vista, e concordo. Pensava que as bombas doseadoras não doseavam tão pouca quantidade.

Já agora, usas sais e fazes a preparação com água de osmose ou soluções já preparadas de alguma marca?

Abraço
Miguel

Olá Miguel,

As maioria das bombas permitem dosear no mínimo, 1 mililitro de cada vez.

Uso o esquema da Fauna Marin que o Artur indicou acima.

Abraço

César Silvério Escreveu:
Olá Miguel,

Abraço

E usas os elementos traço ou só os sais da fauna marin?

Miguel Pinho Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá Miguel,

Abraço

Os elementos-traço também. Aliás as instruções para as preparações das soluções vêm nos frascos dos elems. traço. ;)

Eu comprei inicialmente o Kit Balling Light Fauna Marin. Traz os produtos em pó, 3 frascos de elementos traço e três bidões de 5 litros com abertura/torneira para passar tubo de ar. Uma das melhores aquisições. :)

Imagem
Imagem

Artur Fonseca Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Olá Miguel,

Abraço

Os elementos-traço também. Aliás as instruções para as preparações das soluções vêm nos frascos dos elems. traço. ;)

Eu comprei inicialmente o Kit Balling Light Fauna Marin. Traz os produtos em pó, 3 frascos de elementos traço e três bidões de 5 litros com abertura/torneira para passar tubo de ar. Uma das melhores aquisições. :)

Imagem

:ymapplause: quanto gastaste?

Miguel Pinho Escreveu:
:ymapplause: quanto gastaste?

O preço do kit ronda os 80 euros +-. Depois cada embalagem de 1kg arranja-se por uns 11,90 euros.

No meu caso o único que já atestei uma segunda vez foi o bidão de KH. O de Cálcio consome 4x menos. E o de Magnésio nem estou a ter qualquer consumo (enquanto não houver alguns vivos que consumam Mg). E estou com o doseamento Balling 100% activo desde meados de Junho, salvo erro.

Actualmente até agora estava a dosear 60ml KH/dia; 15ml Ca/dia; 0ml Mg/dia. Mas com a recente introdução de montes de frags SPS estou a contar que os consumos de Kh e Ca subam... apesar que nestes últimos dias não medi grandes variações nos parâmetros... mas logo que cole os frags que estão no vidro do fundo, no layout mais próximo da luz, aí já devem começar a "carburar" :)
Imagem

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Já devem existir aos pontapés pela net, mas senti necessidade de o fazer, por isso partilho se alguém quiser:
http://www.filedropper.com/balling

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Pegando neste tópico pergunto aos mais entendidos no balling o seguinte:

Poderemos estar a introduzir no aquário elementos nocivos quando se usa sais da balling baratos (que não são 100% puros)?

Poderão esses sais de balling provocar a cor castanha em sps?

A minha pergunta vem depois de ter consultado um fornecedor de sais de balling que possui dois tipos de sais:

1. Sais que custam em média 13€ o Kg, (Ph. Eur, com nível de pureza elevado)
  1. Sais que custam em média 3€ o Kg (sem o nível de pureza dos anteriores)

Ao perguntar ao fornecedor qual a diferença entre os sais e que efeitos poderiam provocar nos corais sps o uso dos sais mais baratos, recebi a resposta que a grande diferença é a pureza dos mesmos e que o uso prolongado poderá provocar o acastanhamento nos sps mais delicados.

Abraço

Será?

Digo isto porque estou a passar por algo que efetivamente não consigo explicar.
Tenho todos os parâmetros do aqua nos valores corretos, espetro, lumens e PAR adequados, TPA's 10% semanais com sal de qualidade e verifico todos os corais LPS e SPS a crescerem bem com pólipos completamente estendidos, no entanto alguns sps mais delicados (acroporas) não estão com a cor que deveriam estar.
Se fizer uma avaliação cuidada, a única coisa que adiciono ao aqua além de comida são os sais (com baixo grau de pureza).

Vou começar a adicionar sais com elevado grau de pureza durante pelo menos 3 meses para ver se noto diferença e depois irei reportar num novo tópico.

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
tens a certeza k é dos sais ? existe outra variável que afecta imenso a cor dos corais e são os trace elements esses sim ajudam na cor dos corais assim como os próprios nutrientes na agua ajudam na cor do coral... não é por acaso que os aquários com baixos nutrientes e com adicao de métodos tipo zeovit tem cores brutais. pois esses elementos que adicionamos a mais tanto comida para os corais como outros elementos promovem a cor do corais...

se tens os corais com cor e com crescimentos mas não tens a cor que querias duvido que seja dos sais. o problema sera outro...

Bruno,

Mas eu uso a fórmula da fauna marin, em que se adiciona aos sais os tais trace elements como referiste em conjunto com os aminoácidos da KZ.

Tenho NO3 a 1 ppm e o PO4 a 0,08 ppm. Não está ULNS mas os valores são suficiente baixos para que houvesse um boom de zooxantelas e escurecessem os corais. Além do mais tenho refúgio com alga chaetomorpha.

Acredita que já pensei em muita coisa e só me falta efetuar o que te disse, alterar os sais...

Abraço

Olá Filipe,

Qual a capacidade do teu sistema, que outros parâmetros tens (Ca,Kh e Mg), que iluminação tens, qual é a movimentação de água no teu aquário, há quanto tempo está montado e será que os corais estão bem posicionados (distancia da luz)?

Com que medes os nitratos e os fosfatos?

Eu procuraria entre as variáveis que estão acima, a razão dos corais estarem castanhos, embora pense que ninguém possa afirmar que a razão não esteja, na falta de pureza dos suplementos usados no balling.

Eu uso balling há mais de cinco anos, com sais não muito caros e os meus SPSs, com excepção de um ou outro, não estão castanhos.

Responde por favor às questões acima e pode ser que alguém te ajude a descobrir o problema.

Abraço

Olá César,
Atenção que apenas algumas acroporas estão com cor acastanhada, todos os outros estão com as cores normais.
Como sugeriste e bem, vou tentar responder da melhor forma para que seja feita uma melhor avaliação:

Parâmetros:

PH - 8.1
Temp - 26º
Redox - 302
KH - 7.6
CA - 430
MG - 1300
NH4 - 0
NO2 - 0
NO3 - 1
PO4 - 0.08
Valores PAR - No fundo +/- 200, a meio aquário +/- 400 e no topo +/- 600, medidos com o medidor de PAR da apogee MQ-200.
TDS da água de reposição - 0

Equipamentos/aquário:

Escumador - Deltec TC 2560
Kit Testes - deltec D&D
Aquário - 750L brutos
Iluminação - 5 canhões LED 50W+ 3 lâmpadas PAR38 15W, com espetros a variar entre os 420nm, 450nm, 480, 520, 660 com os brancos a 10000K.
Reator - carvão ativado com carvão da KZ.
Sistema Osmose - Osmose de 10'' com 5 estágios tendo no último resina DI.
Bombas circulação - 2 vortech MP40 ES
Montagem - Nova remontagem de um sistema anterior, aproveitando a rocha viva tendo o aqua mudado de local, estando agora com 6 meses de montagem.
Fundo - Bare bottom apenas com uma fina camada de areão a tapar partes do vidro do fundo.

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Olá César,
Atenção que apenas algumas acroporas estão com cor acastanhada, todos os outros estão com as cores normais.
Como sugeriste e bem, vou tentar responder da melhor forma para que seja feita uma melhor avaliação:

Parâmetros:

PH - 8.1
Temp - 26º
Redox - 302
KH - 7.6
CA - 430
MG - 1300
NH4 - 0
NO2 - 0
NO3 - 1
PO4 - 0.08
Valores PAR - No fundo +/- 200, a meio aquário +/- 400 e no topo +/- 600, medidos com o medidor de PAR da apogee MQ-200.
TDS da água de reposição - 0

Equipamentos/aquário:

Escumador - Deltec TC 2560
Kit Testes - deltec D&D
Aquário - 750L brutos
Iluminação - 5 canhões LED 50W+ 3 lâmpadas PAR38 15W, com espetros a variar entre os 420nm, 450nm, 480, 520, 660 com os brancos a 10000K.
Reator - carvão ativado com carvão da KZ.
Sistema Osmose - Osmose de 10'' com 5 estágios tendo no último resina DI.
Bombas circulação - 2 vortech MP40 ES
Montagem - Nova remontagem de um sistema anterior, aproveitando a rocha viva tendo o aqua mudado de local, estando agora com 6 meses de montagem.
Fundo - Bare bottom apenas com uma fina camada de areão a tapar partes do vidro do fundo.

Abraço

para mim a resposta esta aqui... alem que os aminoácidos não são para as cores

Zeovit Amino Acid High Concentrate is a unique solution of combined amino acids and additional elements which promote the vitality and health of corals. Amino Acids have been also proven to be necessary to maintain Tridacnas, Gonioporas and Alveoporas. - See more at: http://www.aquariumspecialty.com/korall ... fn9dU.dpuf

para puxares um pouco mais pelas cores o vitalizer ou outros da kz são específicos para isso...

mas para mim a resposta esta no teu segundo item montagem nova há seis meses... o aquario ainda esta a estabilizar e a maturar...

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral