Olá Ana,
Queria deixar apenas mais uma opinião um pouco contra a maré. O teu aquário com o tempo que tem está equilibrado biologicamente e a rocha viva contém certamente uma população adequada à carga biológica que tens presentemente no aquário. O equipamento que tens também me parece bem, incluindo claro o escumador, pois tenho 2 desses e resolvido o problema das bombas são equipamentos bastante eficientes. De resto a subsituição do areão parece-me bem uma vez que possivelmente não conseguirias aspirar completamente o anterior. Quanto às planarias consegues erradicá-las por completo utilizando o Salifert Flatworm Exit.
De resto para voltares a ter o teu aquário como pretendes deves investir mais em tempo e dedicação ao mesmo, fazer trocas de água parciais, susbtituir as lâmpadas gradualmente para não pores em risco os corais que entretanto se adaptaram ao fluxo luminoso actual, limpar equipamento que com o tempo acumula no seu interior substâncias que prejudicam o seu funcionamento, limpar ou subsituir mangueiras, canalização em PVC, utilizares carvão activado ou outro filtro químico que por adsorção te remova compostos que possam estar em excesso na água e fazer trocas de água, nunca é demais referir!
Queria deixar também um pedido a TODOS para não lavarem areia ou outros materiais inertes directamente na água do mar, especialmente pessoal das ilhas onde as águas são mais quentes e onde também a probabilidade de se lançar na água alguma espécie infestante é maior. Devemos ter todos uma conduta responsável perante a nossa fauna e flora selvagem.
Boa sorte