Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda - após 3 anos de desleixo

Ajuda - após 3 anos de desleixo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 66
Pedro Gomes Escreveu:
CoralRX é dip de minutos... sim para limpar tudo mesmo tens de tirar tudo :D E se fizerem mesmo mais vale nem meter o novo equipamento para não ser contaminado.

Mas se nós fizermos o dip à Rocha viva, a RV nao morre, ou seja, os "bichinhos bons" das rochas nao vão morrer também?
Cumprimentos,
Ana Rita :D

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Sim morre tudo mas se quiserem mesmo salvar o coral tem de ser... ou então tentar arrancar o coral da rocha e fazer o dip só mesmo ao coral.

Mas neste momento mesmo matando a rocha não é problema, é muito mais fácil matar a rocha e ciclar do inicio o aquário do que se ver livre de planárias.
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
olá Pedro!!

Antes de fazer estes passos queria confirmar umas coisas..
Não será melhor fazer isto quando o novo escumador estar por cá? até aproveitar o biopellets para evitar subidas de nitratos e fosfato devido a rocha morta? até aproveitar enquanto não está cá para tratar de separar os corais da rocha...
É possível ter os peixes e reciclar a rocha no aquário (com TPA's frequentes!) ?

Procedimentos a serem efectuados:

+retirar a rocha toda da sump e limpar esta muito bem
+deslocar os peixes, invertebrados e corais previamente separados das rochas para a sump com agua fresca
+dip nos corais e coloca-los juntos aos restantes habitantes
+lavagem das rochas "Mota style"
+lavagem metodica do aquário (lixivia e água quente para limpeza desta)
+ encher o aquário com agua nova
+colocar a rocha privada de vida
+uma vez a temperatura estar boa, colocar os habitantes de novo

abraço,

CSR
Um abraço

CSR

Olá,

Tudo parece-me bem, mas não metia os vivos no aqua com ele a ciclar visto que vai haver picos de amónia, logo arranja ai um recipiente grande que consigas meter o escumador antigo lá dentro e o termostato. Deixa todos os vivos lá enquanto o aqua cicla todo.

Já que vais ciclar tudo no aqua podes já colocar a areia morta, e para isso aconselho a compares areia e fazer:
  • Lavar bem a areia
  • Colocar a areia dentro de um recipiente de molho em água de osmose
  • Trocar a água de osmose todos os dias durante 7dias
  • Colocar a areia no aquário
Lavagem quando dizes do aquário refereste sistema todo 100% mangueira/tubos, bombas(podes meter em vinagre 24h para ficarem como novas), vidros.... tudo :)

Podes fazer isso com tempo para ficar tudo a 100% :) 2-3dias diria ~o)

Mais alguma coisa vai postando :)

E sim fazes isso tudo quando já tiveres todo o material ai contigo.

Abraço
Pedro
Cumprimentos,
Pedro

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Atenção que se mantiveres o escumador antigo no tal recipiente sem ser limpo vai levar planarias.
Abraço
Miguel Silva

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Gomes Escreveu:
Olá,

Tudo parece-me bem, mas não metia os vivos no aqua com ele a ciclar visto que vai haver picos de amónia, logo arranja ai um recipiente grande que consigas meter o escumador antigo lá dentro e o termostato. Deixa todos os vivos lá enquanto o aqua cicla todo.

Já que vais ciclar tudo no aqua podes já colocar a areia morta, e para isso aconselho a compares areia e fazer:
  • Lavar bem a areia
  • Colocar a areia dentro de um recipiente de molho em água de osmose
  • Trocar a água de osmose todos os dias durante 7dias
  • Colocar a areia no aquário
Lavagem quando dizes do aquário refereste sistema todo 100% mangueira/tubos, bombas(podes meter em vinagre 24h para ficarem como novas), vidros.... tudo :)

Podes fazer isso com tempo para ficar tudo a 100% :) 2-3dias diria ~o)

Mais alguma coisa vai postando :)

E sim fazes isso tudo quando já tiveres todo o material ai contigo.

Abraço
Pedro

Boas,

Eu só trocaria o vinagre por ácido muriático diluido em água ... Aliás podes encher o aquário, meter lá dentro um litro de ácido muriático e meter todo o equipamento tb ...

Se meteres as bombas a circular ao fim de 4/5 horas tens tudo limpinho sem ter que esfregar nada!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Ana,

Queria deixar apenas mais uma opinião um pouco contra a maré. O teu aquário com o tempo que tem está equilibrado biologicamente e a rocha viva contém certamente uma população adequada à carga biológica que tens presentemente no aquário. O equipamento que tens também me parece bem, incluindo claro o escumador, pois tenho 2 desses e resolvido o problema das bombas são equipamentos bastante eficientes. De resto a subsituição do areão parece-me bem uma vez que possivelmente não conseguirias aspirar completamente o anterior. Quanto às planarias consegues erradicá-las por completo utilizando o Salifert Flatworm Exit.

De resto para voltares a ter o teu aquário como pretendes deves investir mais em tempo e dedicação ao mesmo, fazer trocas de água parciais, susbtituir as lâmpadas gradualmente para não pores em risco os corais que entretanto se adaptaram ao fluxo luminoso actual, limpar equipamento que com o tempo acumula no seu interior substâncias que prejudicam o seu funcionamento, limpar ou subsituir mangueiras, canalização em PVC, utilizares carvão activado ou outro filtro químico que por adsorção te remova compostos que possam estar em excesso na água e fazer trocas de água, nunca é demais referir!

Queria deixar também um pedido a TODOS para não lavarem areia ou outros materiais inertes directamente na água do mar, especialmente pessoal das ilhas onde as águas são mais quentes e onde também a probabilidade de se lançar na água alguma espécie infestante é maior. Devemos ter todos uma conduta responsável perante a nossa fauna e flora selvagem.

Boa sorte :)
facebook.com/zoacorals

Boas!

Já está feito!!

Peixes num recipiente pvc grande, com escumador actual, corais e invertebrados. a rocha viva foi retirada e amanha é passada com a maquina de pressão de água para remover todo o tipo de matéria orgânica... especialmente planarias e algumas aiptasias que persistiam.
Quanto ao aquário, este esta a passar a noite com agua e lixívia... muita lixívia.... ficou tudo branco... lol
a bomba de retorno ficou la a passar a lixívia pelos tubos do aquário para a sump e vice versa. Quanto às bombas de circulação vão passar a noite num recipiente à parte em vinagre.

Uma vez a rocha estar privada de vida e toda branquinha, passa para o mar onde pode ciclar e ganhar nova vida.
Quando recebermos o novo escumador, faremos um novo sistema, com bio pellets para acelerar o processo de ciclar e uma vez estável, os habitantes voltam após um dip em coral rx.

Cumprimentos!

CSR
Um abraço

CSR

Que vos parece? Fazemos bem assim?
Cumprimentos,

Parece-me muito bem! :-bd

Ciclar a rocha no mar vou gostar de "ver" a rapidez do ciclo hum.

E a areia?
Cumprimentos,
Pedro

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
Boas
Acho que estao a ir pelo caminho + difícil... esse sistema vai demorar muito tempo (muito mesmo)a estabilizar e a ser o que ja foi em tempos... não estou a ver como as biopellets possam acelerar o ciclo, mas ok...

Boa sorte
Abraço

Rúben

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Eu não colocaria biopellets no inicio.

Fiz isso no meu e arrependi-me bastante.
Só com as TPA deverão conseguir manter os níveis de nitratos e fosfatos sem ser preciso mais nada.

Depois de estabilizado logo se preocupam com os nitratos e fosfatos. até lá ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Montar no inicio talvez não seja má ideia visto que as rochas iram ciclar no mar... e a areia irá ciclar também separada do sistema logo quando for tudo montado já vai estar tudo minimamente ciclado, penso eu... :-?
Cumprimentos,
Pedro

Grupo: Utilizadores Mensagens: 29
...ainda sou do tempo que se ciclavam aquarios so com agua e rocha! :D
Abraço

Rúben

Olá!
Aqui deixo duas fotografias com o momento quando deitamos a lixívia, e o seu resultado.

Imagem

Imagem

Cumprimentos

CSR
Um abraço

CSR

Entretanto, os vivos foram colocados num recipiente separado com escumador, termostato... passados dois dias, os peixes estão estão óptimos e a comer e os corais estão abertos...

A RV foi lavada da forma "Mota Style" e após a lavagem, foi colocada no mar para ganhar nova vida.

A areia que compramos (morta) será colocada, hoje, num outro recipiente, para ciclar, com circulação e termostato e uma RV "nova", ou seja, RV que não pertencia ao sistema.

Passados dois dias de aquario com lixívia, hoje, será retirada a água e lavado o aqua convenientemente.

Ficaremos a aguardar a chegada do novo escumador para por o aqua a ciclar...
Cumprimentos,

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas...

Em relação à areia, penso que preferia fazer tudo no aquário... ao fazer independentemente, ao voltares a meter tudo no aquário as camadas irão ficar fora da posição inicial, ou seja, de ciclo não vejo grandes efeitos.

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

A RV foi lavada da forma "Mota Style" e após a lavagem, foi colocada no mar para ganhar nova vida.

ola Ana

gostei desse teu comentário =)) =)) partindo do principio que é para mim :D

tenho seguido com agrado a tua remontagem,não tenho dado bitaites porque ando meio sem tempo ,mas também porque parece que estas a ser bem ajudada pelo pessoal

ainda não me esqueci que te devo um coral,e um dia irei pagar essa minha divida ,sendo para o aquário já remontado melhor ainda

força nisso que a aquariofilia salgada na madeira está em evolução a passos largos,espero que esse aquário um dia seja mais uma referencia :ympeace:

,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Pedro vigário, boas e obrigada pelo teu comentário. Vamos por a areia a ciclar no Aqua.

Boas Carlos Mota, sim o "Mota style" era contigo lol quanto ao frag admiro a tua memória hehehe fica para quando o Aqua estiver em condições e quando fizermos encomenda de frags hihihi
Cumprimentos,

Boas!

Aqui vão fotografias da montagem do aquário.

Passamos o aquário por bastante agua para limpar a lixívia, como também as tubagem.

Colocamos a areia no aquário para ciclar lá.

Imagem

Imagem

Imagem

Cumprimentos

CSR
Um abraço

CSR

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral