Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Balling com sais - quantidades

Balling com sais - quantidades

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Boas Bruno,

Mas um aquário que está a estabilizar e maturar, não tem PO4 a 0.08 ppm e NO3 a 1 ppm. Concordo que a estabilização é extremamente importante, mas os valores de nutrientes estão baixos significando que o ciclo está completo e a funcionar. Além do mais, a rocha e a siporax vieram de um aquário já com 2 anos de funcionamento.

Não quero arriscar mas a maioria dos aquários aqui do fórum que não são UNLS devem ter os valores nesta ordem de grandeza ou até mais altos já estando maturados.

Continuo cético quanto aos sais de baixa pureza...

Grande abraço

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Filipe, sinceramente eu não iria (pelo menos já) para os sais.

O Randy Holmes Farley, na sua receita de 3 partes (que eu uso), recomenda por exemplo para o cálcio, a usar o cloreto da marca DowFlake. Na embalagem desta marca vem a indicação de ter 77-80% de cloreto de cálcio. Esse fornecedor se vende o mesmo composto químico com purezas diferentes, então saberá certamente dizer-te, pelo menos, qual a quantidade do composto principal tem, já para não falar no "resto".

Entretanto o mesmo Randy refere a certa altura: "Any FCC (food), USP (pharmaceutical) or BP (pharmaceutical) grades of calcium chloride should be suitable."

O cloreto de calcio da Kent, por exemplo, tem 94% de cloreto de cálcio. Se o Randy diz que 77% está bom, eu acredito no mestre. :D

Mais um vez: se um mesmo fornecedor vende o mesmo composto com gruas de pureza diferentes, tem no mínimo de dizer qal a pureza de ambos. Eu sinceramente duvido muito que seja abaixo de 77%, mas só perguntando. :-c

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá outra vez Filipe,

Parabéns pois pelo descrito tens material de primeira a equipar esse aquário, o que realmente torna difícil explicar o problema das acroporas.

Só um palpite a propósito de um aquário montado com rocha maturada proveniente de outro aquário e no qual, pela tua descrição, me parece não estares a usar um teste electrónico para medir os fosfatos:

será que esse valor de 0,08 para os fosfatos é real?

Qual era o valor dos fosfatos na água do aquário de onde a rocha foi retirada?

Leva essa água a alguém que tenha um teste electrónico e confirma esses valores; provavelmente vais ter uma surpresa.

Abraço e espero ter ajudado.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Hugo Figueiredo Escreveu:
Filipe, sinceramente eu não iria (pelo menos já) para os sais.

O Randy Holmes Farley, na sua receita de 3 partes (que eu uso), recomenda por exemplo para o cálcio, a usar o cloreto da marca DowFlake. Na embalagem desta marca vem a indicação de ter 77-80% de cloreto de cálcio. Esse fornecedor se vende o mesmo composto químico com purezas diferentes, então saberá certamente dizer-te, pelo menos, qual a quantidade do composto principal tem, já para não falar no "resto".

Entretanto o mesmo Randy refere a certa altura: "Any FCC (food), USP (pharmaceutical) or BP (pharmaceutical) grades of calcium chloride should be suitable."

O cloreto de calcio da Kent, por exemplo, tem 94% de cloreto de cálcio. Se o Randy diz que 77% está bom, eu acredito no mestre. :D

Mais um vez: se um mesmo fornecedor vende o mesmo composto com gruas de pureza diferentes, tem no mínimo de dizer qal a pureza de ambos. Eu sinceramente duvido muito que seja abaixo de 77%, mas só perguntando. :-c

Olá Hugo,

Eu acho que consigo saber a pureza do sais. Vou investigar e depois posto aqui para darem a vossa opinião.

Obrigado pela resposta.

César Silvério Escreveu:
Olá outra vez Filipe,

Parabéns pois pelo descrito tens material de primeira a equipar esse aquário, o que realmente torna difícil explicar o problema das acroporas.

Só um palpite a propósito de um aquário montado com rocha maturada proveniente de outro aquário e no qual, pela tua descrição, me parece não estares a usar um teste electrónico para medir os fosfatos:

será que esse valor de 0,08 para os fosfatos é real?

Qual era o valor dos fosfatos na água do aquário de onde a rocha foi retirada?

Leva essa água a alguém que tenha um teste electrónico e confirma esses valores; provavelmente vais ter uma surpresa.

Abraço e espero ter ajudado.

César,
Obrigado pelos elogios ao material, mas já aprendi com más experiencias passadas que material mais barato acaba por ficar mais caro a curto/médio prazo.

A rocha veio do mesmo aquário que já era meu. Apenas tive de o desmontar para conseguir desloca-lo para a sala e agora com a nova montagem tem 6 meses.

O que dizes sobre os fosfatos é algo que nunca ponderei. Sempre acreditei que os testes da deltec D&D fossem de grande fiabilidade e nunca duvidei disso, mas agora que falaste vou tentar efetuar medições com um digital para aferir se os meus valores estão corretos.

Alguém da margem sul (Almada) que tenha um medidor e me deixe fazer uma medição? Antecipadamente grato.

Abraço

Aqui vão os valores do KH que é onde tenho mais consumos. Será que a pureza é de 99,3%? O que vos parece?

Imagem

Exato! Mais que bom!!! :)

Quanto ao mediador eu tenho um checker de fósforo. Posso passar aí e medimos isso!

Obrigado Hugo. Então quando te da jeito?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Boas Bruno,

Mas um aquário que está a estabilizar e maturar, não tem PO4 a 0.08 ppm e NO3 a 1 ppm. Concordo que a estabilização é extremamente importante, mas os valores de nutrientes estão baixos significando que o ciclo está completo e a funcionar. Além do mais, a rocha e a siporax vieram de um aquário já com 2 anos de funcionamento.

Não quero arriscar mas a maioria dos aquários aqui do fórum que não são UNLS devem ter os valores nesta ordem de grandeza ou até mais altos já estando maturados.

Continuo cético quanto aos sais de baixa pureza...

Grande abraço

porque não ? existiram mudanças logo alguma alteração teve de haver.
eu por exemplo tem um nano de 80 litros em com 4 lâmpadas t5 duas azuis duas brancas. a única coisa que adiciono é kalk na agua de reposição e depois coloco aminoácidos e coral vitalizer e posso te dizer que tenho cores brutais.
dai eu achar que o problema não vem dos sais...
algum outro parâmetro.

Filipe Valente Escreveu:
César,
Obrigado pelos elogios ao material, mas já aprendi com más experiencias passadas que material mais barato acaba por ficar mais caro a curto/médio prazo.

A rocha veio do mesmo aquário que já era meu. Apenas tive de o desmontar para conseguir desloca-lo para a sala e agora com a nova montagem tem 6 meses.

O que dizes sobre os fosfatos é algo que nunca ponderei. Sempre acreditei que os testes da deltec D&D fossem de grande fiabilidade e nunca duvidei disso, mas agora que falaste vou tentar efetuar medições com um digital para aferir se os meus valores estão corretos.

Alguém da margem sul (Almada) que tenha um medidor e me deixe fazer uma medição? Antecipadamente grato.

Abraço

Olá Filipe,

Vais ter uma surpresa; se quiseres trazer a água a Lisboa, fazemos o teste.

Seis meses de uso de sais, mesmo por muito impuros que fossem, não justificam isso, até porque as TPAs diluem esses desvios.

Quanto ao balling da Fauna Marin, só tem um problema na minha opinião e que a longo prazo, sobretudo se não se fizerem TPAs frequentes, pode levar a algum desequilíbrio iónico entre cloretos e sulfatos, já que o suplemento de magnésio contém apenas cloreto e não contém na proporção devida, sulfato de magnésio.

Penso no entanto que as trocas de água acabam por minimizar esses problemas; eu de vez em quando adiciono ao cloreto um pouco de sulfato, na proporção de 5 partes de cloreto, para 3 de sulfato, mas não sei se não será excesso de zelo...

Quanto ao que dizes à cerca do material, também concordo: poupar no material, sai caro!!

Abraço

Obrigado por se terem disponibilizado para efetuar a medição de PO4, mas como me deixaram demasiado curioso resolvi adquirir um medidor digital. O meu kit de PO4 também estava a acabar e por isso não foi em vão.

Posto isto, o que o medidor mede é:

Imagem

Ainda menos que o kit da deltec. Repeti o teste duas vezes para que não existissem dúvidas...

E agora? Algumas ideias?

Abraço

Claro!
Falta "porcaria"! :D

Tens de subir o PO4, senão os corais morrem à fome! E realmente do que tenho lido falta de nutrientes dá corais castanhos sim. Parece que pode ser por aqui...

P.S.:Mas ainda assim medimos com o meu que é de fósforo e mais preciso. ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Obrigado por se terem disponibilizado para efetuar a medição de PO4, mas como me deixaram demasiado curioso resolvi adquirir um medidor digital. O meu kit de PO4 também estava a acabar e por isso não foi em vão.

Posto isto, o que o medidor mede é:

Imagem

Ainda menos que o kit da deltec. Repeti o teste duas vezes para que não existissem dúvidas...

E agora? Algumas ideias?

Abraço

já tens um desiquilibrio . fosfatos a zero e nitratos a 1.
pode ser por ai eles acastanharem... falta paparoca

Fizeste bem em investir nisso, Filipe.mas como diz o Hugo, o outro que mede fosforo, parece ser ligeiramente mais preciso; mas seguramente não é essa eventual diferença que te está a causar problemas.

Não sei o que dizer, mas falta de papa não me parece, pois se assim fosse haveriam com certeza outros sinais, tipo cianos, problemas com os LPSs, etc.

... esse castanho nas acroporas é no coral todo, ou tens as pontas castanhas/queimadas (burned tips)? Se assim for pode ser dos leds estarem a queimar os corais.

... e mais não sei!!

Zero de PO4 e 1 de NO3, César?!
Por muito que seja estranho, e sinceramente não me recordo de ver alguém com ZERO de PO4 com este teste, isso não é um ULNS, é um NNS (No Nutrient System). Se não há nutrientes...

Dos relatos que tenho lido/ouvido das pessoas "malucas" por ULNS (eu não sou de todo) o acastanhamento, sobretudo de acros, é uma consequência de falta de nutrientes.

Agora, eu não percebo nada disto.

Brevemente irei a casa do Filipe medir com o de fósforo para ver se apanha alguma coisa, mas mesmo que apanhe, será sempre muito pouco!

Parece-me fazer sentido o acastanhamento com os zero de PO4, agora se tu dizes que mais não sabes, eu muito sei ainda muito menos. Só mando bitaites ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Zero fosfato aqui medido com o Hanna e 2.5 de nitrato :D

E nao tenho corais castanhos como estão a descrever aqui mas sim tenho cyanos penso que tenha a haver com desiquilibrio...o interessante disto é que tanto as vejos morrer num dia e a descolarem pedaços gigantes da areia como no dia seguinte vejo a aparecer e cobrirem o areao, penso que tenha a haver com a variação dos fosfatos uma vez que nitratos estao sempre ente 1 e 2...

Lá está: cada vez percebo menos disto! :-\ :-B

Hugo Figueiredo Escreveu:
Lá está: cada vez percebo menos disto! :-\ :-B

O meu sistema foi sempre assim, nitrato altissimo e vejo-me à rasca para aumentar o fosfato e olha que nao tenho falta d epeixes e alimento à bruta ultimamente com a famosa pappone para os corais 3 a 4 vezes pro semana, 3 cubos de artemia congelada diarioamente com flocos e granulado tambem e doseio aminoacidos...e fosfato 0.00 as vezes timidamente vejo 0.01 mas raro!

Boas amigos,

Também acho que seja falta de paparoca. Na transição do aqua para a sala perdi muitos peixes e de momento apenas tenho 4 cirugioes, 3 cromis e um sixline em 750L com um escumador que dá até 2400L. Penso que para aumentar o PO4 de forma consciente só introduzindo mais peixes.

À semelhança do João, confesso que também me apareceram algumas cyanos à coisa de 3 semanas e ainda persistem. Utilizei pellets até ao inicio de agosto, podendo ter provocado os baixos valores de PO4.

também estou a adicionar ZEOBAK, ZEOFOOD e ZEOSTART, porque achei que o problema era excesso de nutrientes.

O acastanhamento é apenas nas partes interiores de algumas acroporas, as pontas estão ou azuis, verdes ou roxas.

Apesar disto, sempre achei que quando os nutrientes ficam muito baixos, começamos a ter branqueamentos e por consequente perda de tecido e não acastanhamentos. Sempre associei o castanho a excesso de zooxantelas provocado pelo excesso de nutrientes.

Estou como o Hugo, cada vez percebo menos disto :-?

Quem quiser vir ver o aqua ao vivo e dar uma opinião é sempre bem vindo e prometo que tenho jolas fresquinhas ;)

Abraço

Filipe Valente Escreveu:
Boas amigos,

Também acho que seja falta de paparoca. Na transição do aqua para a sala perdi muitos peixes e de momento apenas tenho 4 cirugioes, 3 cromis e um sixline em 750L com um escumador que dá até 2400L. Penso que para aumentar o PO4 de forma consciente só introduzindo mais peixes.

Confesso que também me apareceram algumas cianos à coisa de 3 semanas e ainda persistem. Utilizei pellets até ao inicio de agosto, podendo ter provocado os baixos valores de PO4.

também estou a adicionar ZEOBAK, ZEOFOOD e ZEOSTART, porque achei que o problema era excesso de nutrientes.

O acastanhamento é apenas nas partes interiores de algumas acroporas, as pontas estão ou azuis, verdes ou roxas.

Apesar disto, sempre achei que quando os nutrientes ficam muito baixos, começamos a ter branqueamentos e por consequente perda de tecido e não acastanhamentos. Sempre associei o castanho a excesso de zooxantelas provocado pelo excesso de nutrientes.

Estou como o Hugo, cada vez percebo menos disto :-?

Quem quiser vir ver o aqua ao vivo e dar uma opinião é sempre bem vindo e prometo que tenho jolas fresquinhas ;)

Abraço

Pera la Filipe tens aí algumas contradiçoes, dizes que tens falta de nutrientes por teres perdido os peixes e estas a dosear carbono?Assim ainda vais retirar mais! Até o podes fazer mas tens de saber o que estas a fazer de modo a nao desequilibrares o sistema e pelo que parece nao estas a usar o metodo correcto uma ves que usas biopellets com ZeoStart!!! Hum Hum, big mistake! estás a sobredosear fonte de carbono no sistema, revê bem esses doseamentos pois nao me parece correcto.
Usas LEDS? Quantos?que marca e com que lentes e a que altura do aquario? Um dos problemas que tneho visto de LEDS é as sombras e que ao nao penetrar a luz dentro dos corais estes acastanham.

O acastanhamento pode acontecer por varias razões mas a falta de nutrientes nao me parece, sempre que tive o nitrato e fosfato baizxo vi foi os corais a ficarem palidos com a cor deles muito clarinha e nao castanhos, o castanho pode ser de falta de iluminação, nutrientes em excesso ou até as variações quimicas, entre outros...
Editado pela última vez por Joao Tomas em 25/ago/2014, 12:13, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral