Filipe Valente Escreveu:
César,
Obrigado pelos elogios ao material, mas já aprendi com más experiencias passadas que material mais barato acaba por ficar mais caro a curto/médio prazo.
A rocha veio do mesmo aquário que já era meu. Apenas tive de o desmontar para conseguir desloca-lo para a sala e agora com a nova montagem tem 6 meses.
O que dizes sobre os fosfatos é algo que nunca ponderei. Sempre acreditei que os testes da deltec D&D fossem de grande fiabilidade e nunca duvidei disso, mas agora que falaste vou tentar efetuar medições com um digital para aferir se os meus valores estão corretos.
Alguém da margem sul (Almada) que tenha um medidor e me deixe fazer uma medição? Antecipadamente grato.
Abraço
Olá Filipe,
Vais ter uma surpresa; se quiseres trazer a água a Lisboa, fazemos o teste.
Seis meses de uso de sais, mesmo por muito impuros que fossem, não justificam isso, até porque as TPAs diluem esses desvios.
Quanto ao balling da Fauna Marin, só tem um problema na minha opinião e que a longo prazo, sobretudo se não se fizerem TPAs frequentes, pode levar a algum desequilíbrio iónico entre cloretos e sulfatos, já que o suplemento de magnésio contém apenas cloreto e não contém na proporção devida, sulfato de magnésio.
Penso no entanto que as trocas de água acabam por minimizar esses problemas; eu de vez em quando adiciono ao cloreto um pouco de sulfato, na proporção de 5 partes de cloreto, para 3 de sulfato, mas não sei se não será excesso de zelo...
Quanto ao que dizes à cerca do material, também concordo: poupar no material, sai caro!!
Abraço