Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Opiniao material

Opiniao material

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 08/nov/2012, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Boas pessoal ando a pesquisar para passar o meu doce de 300L para salgado (o de 120L aumentou o vicio) e tenho umas duvidas nuns possiveis negocios.
Qual seria melhor uma calha com 2x150W + 2xT5 54W ou uma calha de 4xT5 54W.

Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 08/nov/2012, 15:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Boas Pedro

Força com isso, queremos é Reef \m/

O melhor a meu ver o melhor para o teu aquario é 4x54Wts T5, as HQI são boas mas consomem muita luz e aquecem muito
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 08/nov/2012, 19:52

Pois realmente em termos de custos ficará mais barata e consumos também. :-h

Uma outra coisa que me passou pela cabeça já a pensar no futuro quando tiver o aquario montado e para dar menos trabalho nas TPA, se tiver um bidon daqueles azuis e fizer a mistura de sal e agua de osmose e ficar preparado para as trocas de agua durante uns tempos haverá algum problema, afectará a qualidade da agua ???

Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 08/nov/2012, 20:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Penso que nao Pedro, ha muita gente a fazer o mesmo ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 09/nov/2012, 12:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Pedro,

o que vais manter? duros, moles, misto...
Para a iluminação deves ter em conta as necessidades dos vivos... eu já mantive um tanque só com 2 T5 de 54W e os corais estavam impecáveis, mas só tinha LPS e Moles, para duros já tive que dobrar a potencia.

Outro factor importante é a altura da coluna de água, se tiveres 45cm de altura é muito diferente de teres 60cm.
Alem da iluminação existem outros factores que podem contribuir e muito para a saude dos vivos, não queres colocar o setup que estás a planear a ver se o pessoal consegue ajudar melhor?

Abraço.

Mensagem 09/nov/2012, 17:14

O.k então é assim :)

Aquario: 120x48x62CM com overflow
Escumador : Tava a pensar NAC7
Sump: Cerca 55L tipo as da Blau 52 pois não tenho muito espaço no armário, 120cm com divisão ao meio
Bomba circulação: Possivel Vortech MP10W que tenho no outro aquario e mais alguma extra
Calha: Possivel 4xT5 54W ou 4xT5 39W (qual a melhor???)

Os corais vou-me manter pelos moles e LPS apesar de gostar dos SPS mas depois se verá, de vivos o habitual :D

Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 09/nov/2012, 17:57

Ok,

Assim acho que o pessoal já pode opinar um pouco mais:
62 de altura de facto já é um bocado... Das opções que apresentas a nivel de luz acho que ficarias melhor com 4X54W, sobretudo porque referes que mais tarde verás se colocas SPS's.
Ou seja se fossem só moles e LPS pela minha experiência diria que 4X39 bastariam, mas depois terias que fazer um upgrade se fosses para os SPS...

A Vortech, acho que vai ser curta se for unica... na minha opinião terás que complementar com outra bomba... se puderes por uma MP40 seria melhor, uma vez que poderia ser só uma, mas a MP10... já tenho muitas duvidas. mas percebo que o valor de comprar uma nova ou aproveitar uma que já tens é diferente(Eu estou a juntar dinheiro para uma MP40 :) )

O Escumador do que tenho ouvido é muito bom, apesar de não ter nenhum, já me disseram muito bem deste(Excepção feita ao barulho da bomba, mas nos salgados o barulho é algo com que temos de conviver, e se o móvel for fechado talvez não se note muito).

Cuidado com a dimensão da SUMP... faz as contas á litragem que vai cair em caso de quebra de electricidade, não vais querer ter uma inundação...

Espera por mais opiniões, mas parece-me que ficas com material bastante razoavel para arrancar.

Abraço.

Mensagem 09/nov/2012, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
NunoDinis Escreveu:
Ok,

Assim acho que o pessoal já pode opinar um pouco mais:
62 de altura de facto já é um bocado... Das opções que apresentas a nivel de luz acho que ficarias melhor com 4X54W, sobretudo porque referes que mais tarde verás se colocas SPS's.
Ou seja se fossem só moles e LPS pela minha experiência diria que 4X39 bastariam, mas depois terias que fazer um upgrade se fosses para os SPS...

A Vortech, acho que vai ser curta se for unica... na minha opinião terás que complementar com outra bomba... se puderes por uma MP40 seria melhor, uma vez que poderia ser só uma, mas a MP10... já tenho muitas duvidas. mas percebo que o valor de comprar uma nova ou aproveitar uma que já tens é diferente(Eu estou a juntar dinheiro para uma MP40 :) )

O Escumador do que tenho ouvido é muito bom, apesar de não ter nenhum, já me disseram muito bem deste(Excepção feita ao barulho da bomba, mas nos salgados o barulho é algo com que temos de conviver, e se o móvel for fechado talvez não se note muito).

Cuidado com a dimensão da SUMP... faz as contas á litragem que vai cair em caso de quebra de electricidade, não vais querer ter uma inundação...

Espera por mais opiniões, mas parece-me que ficas com material bastante razoavel para arrancar.

Abraço.

Tenho um Nac7 a MP40 a 30%+/- faz mais barulho que ele ...
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 10/nov/2012, 00:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
NunoDinis Escreveu:

Boas.

Temos que conviver com barulho? Fala por ti. Eu ca no meu nao oico praticamente nada. É tudo uma questao de planeamento.

Abracos,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/nov/2012, 21:36

Epá...
Não me batam mais, como referi não tenho nenhum e isto foi opinião de amigos que usam este escumador.
Tenho um deltec com uma bomba aquabee 2000 e não tivesse o movel fechado no local da Sump que ouvia o barulho. Mas se tem sugestoes para isolar o barulho, partilhem com o Pedro.

Abraço.

Mensagem 11/nov/2012, 10:59

PedroMSPereira Escreveu:
O.k então é assim :)

Aquario: 120x48x62CM com overflow
Escumador : Tava a pensar NAC7
Sump: Cerca 55L tipo as da Blau 52 pois não tenho muito espaço no armário, 120cm com divisão ao meio
Bomba circulação: Possivel Vortech MP10W que tenho no outro aquario e mais alguma extra
Calha: Possivel 4xT5 54W ou 4xT5 39W (qual a melhor???)

Os corais vou-me manter pelos moles e LPS apesar de gostar dos SPS mas depois se verá, de vivos o habitual :D

Cumps,
Pedro Pereira

Boas,

A minha fórmula para o silencio até agora:

Bean Animal Simplificado (Tal como o tenho montado no meu aquário) ou então Bean Animal completo
Bubble Magus NAC7
Retorno com Sincra Silent 3.0
2x Bombas de Circulação Tunze 6055

E com bastante sucesso pois há pessoas que vem cá a casa e me chamar maluco por eu achar que faz barulho.

Agora se queres silencio, não metas Vortech. São muita boas as bombas mas parecem uma batedeira.

Abraços,
Rui

Mensagem 11/nov/2012, 13:03

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Agora se queres silencio, não metas Vortech. São muita boas as bombas mas parecem uma batedeira.

Abraços,
Rui

Batedeira não tipo mais um camião a trabalhar grrrrrrrrrrrrr
O meu Aquário:

Mensagem 11/nov/2012, 14:33

Boas pessoal, obrigado pelas sugestões e opiniões :D no caso da calha deverei optar pela 4x54W já fica para o futuro, no escumador também deverei ficar pelo NAC7 nas bombas para o inicio irei ficar com a Vortech e complementar com outra, em relação ao barulho das Vortech também acho que fazem algum barulho a minha nem esta a 40% e faz algum zumbido em silencio total :p quanto à sump o problema é mesmo o armario como 120cm mas dividido ao meio só tenho essa area para sump poderei é aumentar a sump em altura.

Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 11/nov/2012, 15:01

eu tambem só tenho um armário com 1200mm e uma divisão ao meio o que fiz foi comprar nos chinenses um aquário que cabe mesmo é medida de um dos lados depois foi controlar a quantidade de agua que cai quando fica sem electricidade podes ver no post do meu aquário as fotos da sump é pequena só leva 45l mas funciona bem.
O meu Aquário:

Mensagem 11/nov/2012, 21:36

Já vi o teu aquario Jaime está excelente e esse suporte para calha está fabuloso. :D :D

Cumps,
Pedro Pereira

Mensagem 11/nov/2012, 22:58

PedroMSPereira Escreveu:
Já vi o teu aquario Jaime está excelente e esse suporte para calha está fabuloso. :D :D

Cumps,
Pedro Pereira

Obrigado viste como fiz a sump???
Se precisares de mais espaço podes sempre por 2 aquários furar os 2 fazer um furo no móvel e ligados por um tubo. assim podes por a queda de agua e escumador de um lado e o retorno do outro lado do móvel. Ainda pensei em fazer isso mas tinha de comprar + 1 aquário e como este ainda dá para as tralhas todas ficou assim ...
O meu Aquário:

Mensagem 13/nov/2012, 19:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
PedroMSPereira Escreveu:
Pois realmente em termos de custos ficará mais barata e consumos também. :-h

Uma outra coisa que me passou pela cabeça já a pensar no futuro quando tiver o aquario montado e para dar menos trabalho nas TPA, se tiver um bidon daqueles azuis e fizer a mistura de sal e agua de osmose e ficar preparado para as trocas de agua durante uns tempos haverá algum problema, afectará a qualidade da agua ???

Cumps,
Pedro Pereira

Boas,

Atenção pois o sal para misturar com água doce está feito para misturar e usar assim que esteja pronto. Se ficar dias a espera começa a criar precipitações.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 13/nov/2012, 19:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
O único barulho que ouço na minha Vortech é o zumbido da rotação do motor, é esse barulho que tanta gente se queixa? :-\
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 13/nov/2012, 20:03

Então não posso fazer a agua e só usar passados 3 4 dias ???
O meu Aquário:

Mensagem 13/nov/2012, 23:49

Jaime Escreveu:
Então não posso fazer a agua e só usar passados 3 4 dias ???

Podes sim! Mas se puderes usa entre 12 a 24h depois de a fazeres!

Abraços,
Rui

Próximo

Voltar para Discussão Geral