Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Algas ou coralina ?

Algas ou coralina ?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/nov/2012, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 14
Isto é o estado do aquário após usar o Red sea reef mature pro kit

São fotos do 10 dia.

Amónia e nitritos estão a zeros e nitratos a 20 ppm
Temperatura a 25º e densidade a 1.024
Iluminação com foto período de 10 Horas

Imagem

Imagem

Imagem

Nos vidros parece mesmo algas mas nas rochas sera algas tambem ?
Sinseramente não me parece que seja coralina na rocha.

A Red Sea diz que é normal aparecer todo o tipo de algas mas acho isto um exagero.

Dizem para colocar agora a equipe de limpeza mas até para uma equipe de limpeza acho que esta exageradamente sujo.

O que fariam na minha situação ?

Cumprimentos

Mensagem 21/nov/2012, 18:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Boas António, isso é sem duvida algas.

Tens o aquário a apanhar luz solar directa? Pelo que me pare sim, pode ser esse o motivo de tanta alga

Coloca o teu setup para tentarmos perceber melhor o que se passa
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 21/nov/2012, 18:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
Caro amigo, não te esqueças que a melhor equipa de limpeza é o Antonium Silva... limpa estes vidros com um cartão MB e dá uma aspiradela nas rochas e areia.... Assim estás a retirar nutrientes do sistema :)

Depois destas algas vão aparecer mais.
Imagem

Mensagem 21/nov/2012, 18:58

Respondendo as tua perguntas:

O aquário jamais apanha luz solar directa, tem uma lampada pl de 36 W azul e branca.

O aquario em questão tem perto de 80 L 55x35*40 de altura

Ja agora deixa-me contar a historia toda para entenderes o que aconteceu.

Tive por mais de um ano um pico reef, um aquario de 36 L que na realidade nem 25 litros de agua leva.
Tudo correu bem dentro dos possíveis "problemas com os corais devido aos fosfatos e outros problemas dos picos" mas tive dois peixes que saltaram fora do aquario e um deles foi uma salaria que é a menina da minha Esposa e não so.
Por sorte ambos os peixes escaparam a morte porque dei fé das quedas durante a noite.

Então mudei tudo para um aquario de 80 Litros que é o maior que consigo ter naquele espaço.
Como tinha muitas rochas pequenas comprei duas rochas bem grandes para tirar mais proveito do espaço, essa rochas estiveram varias semanas a curar.
Na noite que decidi coloca-las dentro do aquario por acaso passei por uma loja e disseram-me para usar o red sea reef mature pro kit so que quem vendeu não entendeu que eu tinha passado tudo de um tanque para o outro, pensou que tinha começado do zero e aqui é que começaram os problemas.

Coloquei as pedras e os quimicos e asneira da grossa, em ultima analise a culpa é minha.

Tenho reposição de agua e skimmer.

O que desejas mais saber ?

Cumprimentos

Mensagem 22/nov/2012, 10:56

Que escumador tens António? Circulação? Quanto tempo tens a luz ligada?

Não devias ter adicionado químicos a agua, pois a meu ver é algo desnecessário. Fazes as TPA's com agua natural ou sintética?
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/nov/2012, 11:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Boas, eu no teu caso limpava essas algas todas bem( vidros, e rocha) a rocha num pequeno alguidar com agua do aquario so para tirar o maior, uma tpa todas as semanas, ai durante um mes, podes limpar os vidros com o dedo tendo o aspirador(cifao) a sugar as mesma, isto consuante fores realizando as tpas( é o que eu faço no vidro traseiro do meu aqua, que nao csg passar la o limpa vidros). de resto paciencia e calma.

Mensagem 22/nov/2012, 11:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Estava a ver melhor as fotos e atravez daquele vidro castanho :-) parece que tens la uma bomba de circulaçao! que circulaçao tens no aqua, eu no meu primeiro aqua tive uma situaçao parecida com as algas, cheguei a conclussao do seguinte, falta de circulaçao , horas de luz a mais, e falta de equipa de limpeza em numero suficiente( especialmente para o areao) fui baixando as horas de luz ate ver que nao apareciam tantas algas no vidro da frente, ao fim ai de uns 10, 15 dias as castanhas começaram a passar a verde, e despois praticamente desapareceram. da luta nelas.

Mensagem 22/nov/2012, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Boas,

Isso são Diatomaceas (Diatoms). É normal quando o aquário está no fim do ciclo. Limpa isso do vidro.

A alga Coralina é uma alga calcaria, logo quando aparece não é nada fácil de a remover dos vidros.

Coralina

Imagem

Diatoms

Imagem

Parece-me também que não tens circulação suficiente no aquário.

Qual é o teu setup?

Abrc
Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 11:48

Caro amigo, não te esqueças que a melhor equipa de limpeza é o Antonium Silva... limpa estes vidros com um cartão MB e dá uma aspiradela nas rochas e areia.... Assim estás a retirar nutrientes do sistema :)

Depois destas algas vão aparecer mais.

Obrigada Filipe

Assim será para remover o lixo extra

Mensagem 22/nov/2012, 12:05

Desde ja obrigada a todos que me estão a ajudar.

Respondendo ao Nuno:

O escumador é muito fraco, tenho de o trocar mas digo-te que é um resun sk300 se não estou enganado.

A bomba de circulação é uma Turbelle nano stream 6055

O fotoperiodo é de 10 Horas

Não devia ter adicionado nada eu sei....fui mesmo burro.

Respondendo ao Helder

Irei limpar tudo com jeitinho e vou ligar um filtro externo com carvão e outro produto que não me lembro agora o nome mas que é do genero do CA.

Sim, tenho la uma bomba de circulação, uma turbelle nano stream 6055 ligada a 12 V com um controlador de ondas, caso contrario até a agua saia fora do aquario, não é falta de circulação garanto-te.

Relativamente a equipe de limpeza, acham que devo coloca-la ? limpando primeiro o aquario é claro.

Respondendo ao Bruno

Tenho la uma bomba de circulação, uma turbelle nano stream 6055, tem de estar a 12 V ou sai agua por fora do aquario.

Cumprimentos

PS: A tunze é uma 6055 ou a 6095 mas logo a noite confirmo mas seja uma ou outra é a meu ver muita circulação mas posso estar enganado.

Se conseguir limpar depois coloco fotos do layout, esta fora do normal.

Mensagem 22/nov/2012, 13:24

António circulação pelos visto não me parece que seja por ai

Tenta trocar o escumador por algo melhor (ajuda e muito), tens sump?

Isso agora quer é limpar todos os vidros com um raspador, escovar a rocha, limpar o areão (aspirador) e depois de toda a limpeza feita, uma troca de agua valente, visto que ainda não tens vivos podes "abusar"

A equipa de limpeza é sempre bem vinda, uns patas verdes, um turbos etc... quanto mais melhor.

Se com o tempo as coisas não forem ao lugar no seu devido tempo, fazes um apagão de 3 a 4 dias e vais aumentando o tempo de iluminação com calma (mas acho que esta medida é para casos extremos)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 22/nov/2012, 13:50

Isso agora quer é limpar todos os vidros com um raspador, escovar a rocha, limpar o areão (aspirador) e depois de toda a limpeza feita, uma troca de agua valente, visto que ainda não tens vivos podes "abusar"

A equipa de limpeza é sempre bem vinda, uns patas verdes, um turbos etc... quanto mais melhor.

Se com o tempo as coisas não forem ao lugar no seu devido tempo, fazes um apagão de 3 a 4 dias e vais aumentando o tempo de iluminação com calma (mas acho que esta medida é para casos extremos)

Não tenho sump, esse é o meu maior problema, arranjar um recepiente que coube-se nas parteleiras do movel para repor a agua ja foi complicado.
A única hipótese que tenho é um escumador interno ou um externo de pendurar mas tenho uma tampa de madeira no aquario onde esta a iluminação.

O que me aconselham a nivel de escumador ? Ja estou farto de gastar dinheiro em lixo.

Logo vou limpar tudo e colocar a equipe de limpeza que tenho:
1 eremita
1 mini paguro
1 turbo snail
3 caracois que não me lembro o nome, desculpem-me"escondem-se no areão e desenterram-se quando sentem comida."

Devo continuar a usar o NO3:PO4-X ?

Cumprimentos

Mensagem 22/nov/2012, 14:36

Antonio Pereira Silva Escreveu:
Nuno Miguel Silva Escreveu:

Não tenho sump, esse é o meu maior problema, arranjar um recepiente que coube-se nas parteleiras do movel para repor a agua ja foi complicado.
A única hipótese que tenho é um escumador interno ou um externo de pendurar mas tenho uma tampa de madeira no aquario onde esta a iluminação.

O que me aconselham a nivel de escumador ? Ja estou farto de gastar dinheiro em lixo.

Logo vou limpar tudo e colocar a equipe de limpeza que tenho:
1 eremita
1 mini paguro
1 turbo snail
3 caracois que não me lembro o nome, desculpem-me"escondem-se no areão e desenterram-se quando sentem comida."

Devo continuar a usar o NO3:PO4-X ?

Cumprimentos

Olá António,

Escumadores hang-on não é o meu forte. Se tivesses sump seria diferente.

Acho que deves fazer uma boa TPA (50%), visto o ciclo já ter terminado. Limpares os vidros e esperares.

A Agua que usas para reposição é de Osmose?

Não vale a pena gastares dinheiro nesses produtos da Red Sea, a natureza fá-lo sozinha.
Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 14:55

A limpeza ja esta programada para logo a noite, deixa ver se tenho tempo para limpar tudo.

Não uso agua de osmose nem agua do mar mas nesta montagem vou começar a usar agua de osmose, estou a ver se arranjo um equipamento baratinho, necessito de pouca agua de osmose para repor a evaporada e para efectuar tpas portanto não necessito de nada muito sofisticado.

Cumprimentos

Mensagem 22/nov/2012, 14:58

Antonio Pereira Silva Escreveu:
Boa tarde Bruno

A limpeza ja esta programada para logo a noite, deixa ver se tenho tempo para limpar tudo.

Não uso agua de osmose nem agua do mar mas nesta montagem vou começar a usar agua de osmose, estou a ver se arranjo um equipamento baratinho, necessito de pouca agua de osmose para repor a evaporada e para efectuar tpas portanto não necessito de nada muito sofisticado.

Cumprimentos

Sim, a água de osmose vai-te acabar com algum problema de algas que poderá aparecer.

Depois de limpares as algas é normal elas começarem a decrescer.

Boa Sorte!!!
Imagem

Mensagem 22/nov/2012, 15:09

Mensagem 24/nov/2012, 23:20

Ontem a noite comecei a limpar o aquário.

Os vidros ja estão limpos e agora estou a limpar as pedras com um pincel, por incrível que pareça as algas não se agarraram a pedra como se agarraram e bem ao vidro.

Tenho uma rede muito fina a frente da bomba de circulação que confirmo ser uma Turbelle nano stream 6055, assim mais de 90 % das algas que se soltam da limpeza ficam presas nas rede.

Amanha vou tirar a camada superficial da areia que tem algas.

Depois coloco fotos para verem o layout que escolhi.

Um abraço

Voltar para Discussão Geral