Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral QUARENTENA/HOSPITAL -IMPORTÂNCIA

QUARENTENA/HOSPITAL -IMPORTÂNCIA

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Além de não ter feito quarentena por ausência de experiência da minha parte, coloquei imensos peixes ao mesmo tempo e à cerca de 10 dias reparei que o hepatus tem uns 8 ou 9 pontinhos pretos tipo borbulha e que o lineatus tem uma espécie de névoa nas nadadeiras, que penso ser ictio , embora esteja a dar comida com alho e os peixes alem de estarem hyper activos, comem tudo o que lhes dou e o hepactus é o único que mostra sinais de estar parasitado roçando-se nas rochas e está sempre junto ao labroides a pedir ajuda.

É que em relação à quarentena tenho muitas dúvidas, montei uma quarentena na sump e como sou inesperiente na matéria eu coloquei agua salgada nova, não tirei do aqua principal, e neste momento o sal tá a 1.019, o sal deve estar como no aqua principal a 1.024? É seguro usar o cuprazin nestas condições no hepatus e no lineatus? Será que estão mesmo a necessitar de serem tratados ou vai passar se bem alimentados?

preciso de umas opiniões acerca de como fazer a quarentena para tratar o icito com o cuprazin, é que não sei se deverei fazer tpas durante a administração do medicamento, na embalagem diz para dar diariamente no inicio e dois em dois dias no fim do tratamento...

Opiniões por favor.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
A densidade pode ser inferior, até ajuda os peixes porque eles gastam menos energia a manter o equilíbrio osmótico.

Quanto às TPA tens de garantir que não ficas com amónia… eu tentava fazer as TPA.
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Daniel,

Põe o aquário hospital a 1016/1018 e arranja um Seachem AmoniaAlert (penso que o Fragário do Norte tem: http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=35) e segue as instruções da embalagem; se tivres que fazer uma TPA para baixar a amónia, acrescenta a dose correspondente de Cuprazin, para manteres a concentração de cobre a níveis eficazes; dá muito pouca comida (ou nenhuma) para diminuires a hipótese da niveis altos de amónia.

Abraço e boa sorte.

Não te esqueças que depois de acabares o tratamento, será necessário subir gradualmente a salinidade, no máximo 0,003/dia); faz as contas, vai deitando água do aquário hospital fora e acrescentando água do principal até as salinidades dos dois estarem próximas e só depois mudas os peixes.

Cada litro de água a 1.025 têm aproximadamente 35 grama de sal.
Para aumentar 0,001 a salinidade, ém 10 litros de água, é necessário acrescentar aproximadamente 13,5 grama de sal.

Faz gradualmente e confirma com um refratometro.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Antes de mais obrigado pela ajuda.

César, ajuda-me aqui em mais umas coisas, achas mesmo que faça o tratamento com cobre, é que no caso do lineatus parece ter menos névoa nas barbatanas dianteiras e só o hepatus se roça nas rochas e apresenta uns pontos escuros, mas ambos comem imenso e dou comida com um liquido intensificador de alho.

É que eu como aquarista iniciado não sei bem quando passar para o hospital os peixes e li que se estivessem a comer bem bastaria aumentar a temperatura do aqua ( o meu tá a 26c certos) e alimentá-los bem que poderia resolver o surto. Vale apena passar já os peixes para a quarentena, mesmo comendo bem? E é mesmo preciso misturar agua do aqua principal na quarentena ou posso usar agua salgada fresca na quarentena ?

Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Daniel,

Quanto a fazeres ou não o tratamento, penso que só tu o podes decidir; como tu dizes, por vezes com o repetir das crises (e vais ter mais), os peixes acabam por se tornar mais resistentes às doenças.

Quanto ao uso de água do aquário no aquário hospital, deves apenas fazê-lo no final do tratamento para igualar a salinidade; usas água do aquário para temperar a do hospital e repões nova no aquário principal.
Para iniciares o tratamento prepara água nova a 1016/1018 põe lá os peixes, vê como se comportam nos primeiros minutos e só depois medica.
Talvez valesse a pena comprar um teste de cobre para assegurar que os níveis se mantêm estáveis durante o tratamento; mede o cobre após a primeira aplicação e procura manter esse nível ao longo do tratamento (se o fizeres).

Abraço e decide depressa o que vais fazer, pois se adiares muito pode ser tarde para voltar atrás (mesmo que os peixes reajam bem, sem tratamento, vais ter mais crises).
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Obrigado pela participacao neste assunto.

Depois de ter pesquisado melhor cheguei a conclusao que o parasita do peixe e um tal de black ich, porque sao 5 pontos escuros tipo cabeca de alfinete, e muito parecido com flatworms.

Neste caso nem sei o que fazer ao hepatus, mas percebi que e um pouco menos grave do q o ictio normal.

As nadadeiras de todos os peixes ja nao tem nevoa nenhuma, a unica coisa do aqua fora do normal e que possa fazer lembrar um surto e p hepatus com este parasita e outro peixe que e um comilao e brincalhao, maa que respira rapido em relacao aos outros.

Sera que o parasita evolui para outro estagio ? Devo tratar o hepatus ? Qual sera o melhor caminho a seguir?

Obrigado

Como apanho facilmente Os peixes ha alguma tecnica? Nao consegui nem chegar perto,..

Abraco

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19

Sò uma pergunta como estas a fazer quarentena na sump?
A teoria de qualquer quarentena é o isolamento do sistema principal para monitorização mais atenta de qualquer situação menos desejada onde poderá ser administradas quaisquer medidas para resolução sem afectar o sistema geral
Juntaste tudo ou tens uma divisão na sump

Fica bem

Eu tenho uma quarentena de 30 l dividida na sump.
Ainda não a usei, mas vou adquirir uns peixes e vou fazê-los passar pela quarentena, não vou fazer tratamentos nenhuns para evitar doenças, o intuito é só a monotorização a olho nú.

Abraço

Voltar para Discussão Geral