Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral [CUIDADO] É desta que vou mesmo comprar um refratómetro

[CUIDADO] É desta que vou mesmo comprar um refratómetro

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Desde que comecei nos salgados que um refratómetro é daqueles utensílios que sempre foram colocados debaixo do título: "Um dia vou ter um, mas para já há outras prioridades!". apostaria que se contam pelos dedos de uma mão os membros deste forum que têm um permanentemente em casa... (Já sei que agora vai aparecer toda a gente a dizer que te um... =)) )

Mais recentemente tenho lido e ouvido alguns membros a referirem para ser ter cuidado com os hidrómetros porque podem dar leituras erradas e até perigosas em alguns casos e a recomendarem o uso de refratómetros.

Ora eu criei este tópico, com este nome precisamente para corroborar (e nem foi preciso medir a água também com um) esta ideia de que pode ser perigoso leituras com hidrómetros.

Vejam este teste que ontem fiz com 3 hidrómetros diferentes e 2 deles de marcas conceituadas.

Imagem

ImagemImagemImagem

1024
1026
1027

São leituras muito dispares e que podem fazer toda a diferença!
Curiosamente estava a usar mais o que marca 1024... bem ou mal não tenho certeza!

Claro que stá que mesmo descalibrado por vezes o importante é saber tendências de subida ou descida e isso julgo que estes continuam a refletir isso, mas ainda assim e para quem quer saber isoladamente a salinidade de um aquário, se calhar devia pensar 2 vezes...

Posto isto, vou finalmente comprar um refratómetro por via das dúvidas!!! :-\

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Só mesmo para brincar contigo, eu tenho um :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Somos dois, desde a segunda semana de ciclo adquiri um! Não há nada tão certo :)

Para tirares as duvidas...somas os valores todos e divides por 3... dá-te a média ...e guiaste por esse valor! LOL!!
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Eu também tenho um ... penso que será mais dificil encontrar quem nao tenho do que quem tenha , penso eu de que ....

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Boas eu tambem tenho um, mas olha que um refractometro tambem tem que ser calibrado a primeira vez que usas e de vez em quando veres se esta certo, pois por diversos factores as vezes descalibram.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Penso que os densimetros que flutuam dentro do aqua, ainda são de fiar, agora esses, é mesmo para esquecer! ;)
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Mais um para a festa!!! Hugo já era tempo de teres um também!!!! :D
Mas como disse e bem o Rui Vieira os refratómetros também descalibram, mas aí tens a vantagem de os puder calibrar!!

Voltar para Discussão Geral