Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Alga roxa na RV - AJuda....

Alga roxa na RV - AJuda....

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 01/dez/2012, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Boas a todos

Preciso da vossa ajuda a identificar esta alga, pois preciso de saber se ela é prejudicial ou benéfica para o meu aquário????

Imagem

Imagem

Luis Miguel Carrilho
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 02/dez/2012, 01:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Parece alga coralina, o que teoricamente e benefica.
Pesquisa sobre coralina e veras a que me refiro.
Abraco

Mensagem 03/dez/2012, 10:51

Daniel Rent Escreveu:
Boas Luis.

Parece alga coralina, o que teoricamente e benefica.
Pesquisa sobre coralina e veras a que me refiro.
Abraco

Boas Daniel

A alga que falo é cor de vinho, a coralina é cor de rosa.

Um abraço

Luis Carrilho
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 03/dez/2012, 13:20

Boas

A alga que me refiro é cor de vinho e parece-se com musgo roxo. Preciso de saber se esta alga é prejudicial / invasora ou benéfica.

Aguardo pela vossa ajuda
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 03/dez/2012, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Podem ser cyanos, se dizes ter um aspecto "viscoso".
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 03/dez/2012, 13:35

Mike Escreveu:
Podem ser cyanos, se dizes ter um aspecto "viscoso".
Abraço

Boas Miguel

Não são cianos pois não tem um aspecto viscoso e também porque sei o que são cianos. Esta
Alga comporta se como se fosse musgo, vai cobrindo a RV
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 12:23

Boas a todos

Ainda estou com problemas em relação a esta alga, a única solução que me aconselharam foi comprar turbos mexicanos (turbo fluctuosa) mas não consigo arranjar em lado nenhum esta espécie de turbos. Estou aberto a soluções: será que deixar a RV a secar uns dias ao sol será uma solução? Depois quando colocar no aquário de certeza que irei ter um boom de nitrados!!!!! Será que lavar com uma pistola de alta pressão ajuda a irradicar esta maldita alga? Ou colocando alguma RV dentro de balde com água ás escuras acabar de matar a alga?

Estou aberto a soluções !!!!!!!!! Aguardo pelos vossos comentários!!!!!!
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 12:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Nunca tive praga disso.
Já a tive mas ia aspirando e raspando e nunca tive problemas.

Tens é que tentar perceber o que é que te está a alimentar essa alga!

Epá e retira esse egg crate o mais depressa possível!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/mar/2013, 12:36

Boas Rui

A eggcrate vai ser cortada à volta das rochas quando fizer a próxima TPA. Em principio vou baixar o nivel de água, aspirar a areia e depois cortar com um alicate a que conseguir.

Em relação à alga já tentei esfregar com uma escola mas acho que a melhor solução passará por secar a RV ou então fechá-la uns tempos num balde escuro até ela morrer!!! Quanto tempo deverá estar a RV às escuras para morrer essa alga? Alguém sabe?
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 13:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas,

Se vais matar a rocha viva, faz tudo desde o inicio... acho que é mais pratico e eliminas totalmente a EggCrate.

1 Abraço,
Armando.

Mensagem 14/mar/2013, 13:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Boas, isso é um tipo de alga que cresce na RV. No teu aquário parece ter mais condições que a normal coralina roxa e por isso está a sobrepor-se a essa. Penso que terás dificuldade em erradicá-la pois basta um pontinho na sump, coluna seca, tubagem para desencadear novamente o processo de colonização da mesma.

Eu tive essa alga, penso que também é considerada coralina mas de outro tipo. Notei um maior crescimento da coralina roxa quando mantinha KH e Ca alto (como para os SPS). A coralina tem um esqueleto calcário logo se tiver boas condições para se propagar superará essa. Contudo é como te digo, erradicar parece-me muito trabalhoso.

Mensagem 14/mar/2013, 13:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Eu tenho alguns bocados de rocha com essa alga, penso que os ouriços comem disso.

Mensagem 14/mar/2013, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Luis M Carrilho Escreveu:
Boas Rui

A eggcrate vai ser cortada à volta das rochas quando fizer a próxima TPA. Em principio vou baixar o nivel de água, aspirar a areia e depois cortar com um alicate a que conseguir.

Em relação à alga já tentei esfregar com uma escola mas acho que a melhor solução passará por secar a RV ou então fechá-la uns tempos num balde escuro até ela morrer!!! Quanto tempo deverá estar a RV às escuras para morrer essa alga? Alguém sabe?

Boas Luis
Essa alga é proveniente da nossa costa, entrou com alguma coisa para ai.
Não é prejudicial mas é visualmente feia. É incrustante como a coralina roxa
mas fica tipo musgo.Já tive e tenho no aquario. Tinha um strigosus que a comia.
Os turbos e afins também ajuda.
Quanto a tirares a rocha acho que o teu aquario necessita de uma geral, eu retirava
tudo eggcrate rocha areia lavava tudo e começava de novo. Se não deixares o aquario estabilizar
e ciclar não fazes nada dele. Depois tens que combater as pragas com predadores naturais.
Duvido que essa alga te saia do aquario, vai arriscando em algo que a consuma. Eu como te disse
tive um strigosus que a rapava mas isso não quer dizer que serve para todos. Fala com um lojista para
te arranjar os turbos e começa por ai...
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 14/mar/2013, 14:32

Ricardo Oliveira Escreveu:
Luis M Carrilho Escreveu:
Boas Rui

Boas Luis
Essa alga é proveniente da nossa costa, entrou com alguma coisa para ai.
Não é prejudicial mas é visualmente feia. É incrustante como a coralina roxa
mas fica tipo musgo.Já tive e tenho no aquario. Tinha um strigosus que a comia.
Os turbos e afins também ajuda.
Quanto a tirares a rocha acho que o teu aquario necessita de uma geral, eu retirava
tudo eggcrate rocha areia lavava tudo e começava de novo. Se não deixares o aquario estabilizar
e ciclar não fazes nada dele. Depois tens que combater as pragas com predadores naturais.
Duvido que essa alga te saia do aquario, vai arriscando em algo que a consuma. Eu como te disse
tive um strigosus que a rapava mas isso não quer dizer que serve para todos. Fala com um lojista para
te arranjar os turbos e começa por ai...

Boas Ricardo

Obrigado pelo comentário. Já tinha chegado à conclusão que a alga era proveniente da nossa costa. Eu também tenho um strigosus que vai picando nela. Em principio vou cortar o eggcrate à volta das rochas depois de aspirar a areia toda, lava-lá e voltar a colocar no aquario mas assim vou começar o ciclo de novo (penso eu de que!!!!) Já tenho turbos normais mas eles parece que não gostam de pegar muito nessa alga. A solução será colocar a RV aos poucos dentro de um bidon escuro com termostato e circulação e esperar a alga morra por ela....
Vou também lavar as bombas em vinagre para eliminar qualquer alga que possa existir por ai perdida..
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 14:33

Joao Tomas Escreveu:
Eu tenho alguns bocados de rocha com essa alga, penso que os ouriços comem disso.

Boas João

Obrigado pelo cometário mas não gosto muito de ouriços pois já tive um e ele fazia cair todo por onde passava...
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 14:35

João Seguro Escreveu:
Boas, isso é um tipo de alga que cresce na RV. No teu aquário parece ter mais condições que a normal coralina roxa e por isso está a sobrepor-se a essa. Penso que terás dificuldade em erradicá-la pois basta um pontinho na sump, coluna seca, tubagem para desencadear novamente o processo de colonização da mesma.

Eu tive essa alga, penso que também é considerada coralina mas de outro tipo. Notei um maior crescimento da coralina roxa quando mantinha KH e Ca alto (como para os SPS). A coralina tem um esqueleto calcário logo se tiver boas condições para se propagar superará essa. Contudo é como te digo, erradicar parece-me muito trabalhoso.

Boas João

Obrigado pelo teu comentário mas à partida vou retirar a RV aos pouco e colocá-la num bidon escuro com termostáto e circulação e esperar que a alga morra....
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 14:37

Armando Fernandes Escreveu:
Boas,

Se vais matar a rocha viva, faz tudo desde o inicio... acho que é mais pratico e eliminas totalmente a EggCrate.

1 Abraço,
Armando.

Boas Armando

Obrigado pelo teu comentário. Vou em principio retirar a eggcrate à volta da RV ficando só por baixo da rocha e depois vou colocando aos pouco a RV num bidon às escuras para eliminar a alga toda...
Um abraço

Luis M Carrilho

Mensagem 14/mar/2013, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Luis,

Faz tudo de uma vez só, senão nunca mais terminas isso. Isto é a minha opinião, mais vale fazer tudo de uma vez e começar de novo do que ir "martelando".

1 Abraço,
Armando

Mensagem 14/mar/2013, 16:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Armando Fernandes Escreveu:
Luis,

Faz tudo de uma vez só, senão nunca mais terminas isso. Isto é a minha opinião, mais vale fazer tudo de uma vez e começar de novo do que ir "martelando".

1 Abraço,
Armando

Foi isso que eu quis dizer...Tirar tudo e começar de novo.
Se fores fazendo aos pouco estas sempre em ciclo.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 17/mar/2013, 22:43

Boas a todos

Alguém me poderá dizer se posso manter os peixes sem luz durante 2 a 3 dias? Quero deixar o Aqua sem luz para eliminar a alga roxa que tenho sem tirar a RV do Aqua??????
Um abraço

Luis M Carrilho

Próximo

Voltar para Discussão Geral