Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Desabafo...

Desabafo...

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/dez/2012, 23:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Boas noites.
Já me iniciei há alguns anos,na aquariofilia marinha,já gastei centenas largas de euros e hoje pergunto me para quê...
Para quem não sabe,tenho um aquario com 220/70/60 .
Um escumador Bubble King 300.
3 Vortech
Reactor Kalkwasser Deltec
Reactor Calcio Deltec
Osmose
3 Lampadas HQI
2 lampadas Actinicas
A nivel de material,como veem não me privei de ter uma certa qualidade...Mas agora vem o lamento,tenho um aquario só para peixes,que são a unica coisa que me afasta de cortar a corrente ao aquario,visto que são peixes alguns ja XXL,que cresceram aqui e alguns ate que nasceram cá .Quanto a corais,coloco os no aquario estao meses sem se desenvolverem nada e alguns ate chegam a morrer.Faço mudanças de agua de 15 em 15 dias,onde retiro 200 litros.Coloco Stroncio,iodo,magnesio,calcio,suplementos para corais e nada ,nao faz diferença nenhuma.O calcio ,nunca consegui que estivesse a mais de 320,por muito que o adicione.
Por este motivo,não vou comprar mais corais,e quando os peixes desaparecerem,dou por fim o meu hobby,que me acompanhou ha mais de meia duzia de anos. :(

Mensagem 03/dez/2012, 00:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Eduardo Flor Escreveu:
Boas noites.
Já me iniciei há alguns anos,na aquariofilia marinha,já gastei centenas largas de euros e hoje pergunto me para quê...
Para quem não sabe,tenho um aquario com 220/70/60 .
Um escumador Bubble King 300.
3 Vortech
Reactor Kalkwasser Deltec
Reactor Calcio Deltec
Osmose
3 Lampadas HQI
2 lampadas Actinicas
A nivel de material,como veem não me privei de ter uma certa qualidade...Mas agora vem o lamento,tenho um aquario só para peixes,que são a unica coisa que me afasta de cortar a corrente ao aquario,visto que são peixes alguns ja XXL,que cresceram aqui e alguns ate que nasceram cá .Quanto a corais,coloco os no aquario estao meses sem se desenvolverem nada e alguns ate chegam a morrer.Faço mudanças de agua de 15 em 15 dias,onde retiro 200 litros.Coloco Stroncio,iodo,magnesio,calcio,suplementos para corais e nada ,nao faz diferença nenhuma.O calcio ,nunca consegui que estivesse a mais de 320,por muito que o adicione.
Por este motivo,não vou comprar mais corais,e quando os peixes desaparecerem,dou por fim o meu hobby,que me acompanhou ha mais de meia duzia de anos. :(

Boas

Assim realmente é para uma pessoa desesperar :(( A única pergunta que faço é: Que tipo de água usas no aquário para as Tpa?

Cumpts

Mensagem 03/dez/2012, 00:57

Boas Vitor
A água que uso é a agua que sai da osmose para um recipiente e 200 litros.Não tenho hipotese de colocar agua natural,pois encontro me a 165 km do mar.
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 01:44

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Epá ...

Calma com isso.
Com esse material, esse aquário e essa dedicação isso tem tudo para dar certo.

Vamos lá por partes que recuperamos esse aquário num instantinho ... :D

1º Passo. Nada de cortar electricidade ....
2º Passo. Parar imediatamente com todo e qualquer aditivo ....
3º Passo. Algumas medições: pH, Ca, Mg e KH antes de acenderem as luzes e a meio do ciclo. Isto todos os dias à mesma hora para que possamos perceber o que é que se está a passar.

Se calhar não consegues subir o cálcio porque o magnésio está fora do sítio.

4º Passo, responder a algumas perguntas:
a) Qual é o sal que usas?
b) Tens areão? Se sim qual?
c) Sump está limpa?
d) Rotina de manutenção quando mudas de água aspiras o areão?
e) quantidade de RV e uma foto do geral (podes ter zonas com falta de circulação que possam ser alteradas com uma ligeira mudança de layout
f) qual a idade das lampadas? e o tempo de ciclo?

Com calma daqui por 6 meses a 1 ano tens um aquário de referência!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/dez/2012, 02:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Eduardo Flor Escreveu:
Boas Vitor
A água que uso é a agua que sai da osmose para um recipiente e 200 litros.Não tenho hipotese de colocar agua natural,pois encontro me a 165 km do mar.

OK então... por aí não é ;)
Concordo com o Rui Gaspar... Tu tens a parte técnica correcta mas algo de errado se está a passar para fazer com que os corais acabem por morrer. Tenta responder ás questões colocadas e pode ser que se encontre o "gato". ;).
Já agora, tens problemas com algas no aquário?

Cumpts

Mensagem 03/dez/2012, 10:49

Bom dia amigos,obrigado por me tentarem ajudar.Rui desculpa a sinceridade mas não entendo o que é "a meio do ciclo".
E para correr tudo bem e para começar quero começar com o ponto 3.
Para responder ao Vitor,não tenho algas nenhumas.

Abraços
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 11:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
4º Passo, responder a algumas perguntas:
a) Qual é o sal que usas?
b) Tens areão? Se sim qual?
c) Sump está limpa?
d) Rotina de manutenção quando mudas de água aspiras o areão?
e) quantidade de RV e uma foto do geral (podes ter zonas com falta de circulação que possam ser alteradas com uma ligeira mudança de layout
f) qual a idade das lampadas? e o tempo de ciclo?

O ciclo rferido pelo Rui é o ciclo da luz ligada!
Responde às perguntas uma a uma para se traçar um plano!

Mensagem 03/dez/2012, 11:21

Sim Hugo,estou a responder por ordem,ponto 1 e 2 resolvido,ponto 3 falava nos ciclos,daí ter perguntado.
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 12:55

Valores tirados as 11 horas

PH-8,2
Calcio-320
Mg-1200
Kh-8
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 13:18

O sal que uso é CORAL PRO SALT da Red Sea
Tenho areão,qual não sei,mas de certeza que é de pior qualidade,pois quem mo vendeu,tb n percebia muito do assunto...se desse para colocar foto aqui eu tirava para mostrar.
A Sump tem algum sedimento no fundo mas pouco,a agua cai para dentro do saco que lavo todas as semanas.
Quando mudo a agua aspiro sempre o areão,claro inde chego pois o aquario tem bastante rocha.
Quantidade de RV,não sei a que se estão a referir.Quanto a foto como faço para colocar aqui?
As lampadas teem dois anos excepto uma HQI que tem um mes.Tempo do ciclo
Actinicas ligam as 14 desligam as 17,ligam as 19 desligam as 23
HQI ligam as 15 desligam as 20.
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 13:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas ...

São estranhos esses Valores para esse Sal ...normalmente esse Sal tem valores Bem mais altos ...

Quanto aos corais vejo ai alguma falte de Horas de luz ... eu na minha opinião mudava isso ...
Actinicas da 17 - 3:30 e as HQI das 18:30 - 2:00 .. isto é só um Exemplo ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/dez/2012, 13:51

Paulo,o aquario está numa sala de espera,se calhar era mais simpatico estar com luz durante o dia,pois se o programar para essas horas,as pessoas que veem cá não veem nada.Mas se for preciso faço esse sacrificio,estou disposto a tudo.
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 14:09

Muito bem.
Como previa os parâmetros estão ok!

Onde/a quem comprás-te o aquário?

Era importante uma foto do aquário e do areão...
Procura aqui no forum que há um tópico que ensina a colocar aqui fotos (agora estou sem tempo... :D )

Mensagem 03/dez/2012, 14:42

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

cá fica o Faq's de como meter fotos no recife

viewtopic.php?f=9&t=925

;
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 03/dez/2012, 15:33

O aquario comprei o na Covilhã,mas a loja fechou,o resto do material foi quase todo no Carlos Mota.
Obrigado Carlos pela dica.
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 15:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Eduardo Flor Escreveu:
Paulo,o aquario está numa sala de espera,se calhar era mais simpatico estar com luz durante o dia,pois se o programar para essas horas,as pessoas que veem cá não veem nada.Mas se for preciso faço esse sacrificio,estou disposto a tudo.

Boas amigo .... como disse é so um Exemplo , podes jogar com as horas como quiseres , desde que cumpras aquele periodo de horas ..
podes começar as 9:00 / 10:00 , é igual desde que faças a horas de iluminação ...

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/dez/2012, 15:44

Ok, mas do que te queixas exatamente? Os peixes morrem ou os corais é que não vingam?

Mensagem 03/dez/2012, 16:22

Hugo,os peixes desenvolvem se bem e estao felizes,pois teem muito por onde andar,muito raro perder um peixe.
Quanto aos corais,não se desenvolvem e com o tempo acabam por começar a ficar brancos e morrem,excepção Catalaphylia,montiporas que crescem depois comecam a morrer depois rebenta outra vez,a acanthastrea tem um ano está rigorosamente igual ao dia que a comprei,fungia tb nao desenvolve,pavonia essa sim vai se espalhando, ,logo coloco fotos em pormenor.Nunca consegui ter Zoantus,que gosto tanto.Anemona está gigante.
Imagem

Mensagem 03/dez/2012, 16:43

Ok!

Então, e apesar do calcio estar baixinho, da água não me parece!

As lampadas estão mais do que obsoletas e com a vida útil ultrapassadas! HQI com 2 anos é para esquecer!
Parece-me que assim à primeira vista o problema pode estar aqui!

Depois há a questão das pragas dos corais... AEFW, Redbugs, nudribanquios, etc, etc, etc...

Assim a minha sugestão é que pares todos os aditivos, como referiu o Rui, e continuares com as trocas de água de 15 em 15 dias! (A osmose está porreira? tens maneira de medir o TDs da água na saída?)

Uma semana após a mudança das 3 lampadas (eu mudaria as 3 por lampadas iguais para não haver diferenças) colocaria um coral (depois de passar pela quarentena para limpar precisamente possíveis pragas que referi em cima).

E via-se como se comportava o coral... Era o que faria!

Mensagem 03/dez/2012, 16:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Boa tarde,

Penso que a questão da luz é uma forte possibilidado, excepto os zoanthus, apesar de a luz já estar à muito fora da validade para um reef, os zoanthus aguentam-se, que tipo de peixes XXL tens no aquario? Não terás aí nenhum anjo?

Quando dizes: "montiporas que crescem depois comecam a morrer depois rebenta outra vez" parece-me que houve aí uns desiquilibrios e isso é fatal nos SPS.

Próximo

Voltar para Discussão Geral