Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Cianobacterias e fotoperiodo

Cianobacterias e fotoperiodo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 10/dez/2012, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Tenho cianobacterias no substrato e um pouco nas rochas. Mesmo com testes da qualidade da agua com valores bons as ciano teimam em querer vingar no sistema.

Adiciono fontes de carbono diariamente e as vezes dou microbacter 7, tpas semanais de 10% e com os niveis de nutrientes baixos ( testes red sea) estas continuam a crescer. O aqua nao tem seis meses, tem varios peixes, mas acho ter o escumador mal regulado pois durante a semana escuma uma coloracao verde intensa mas penso ser insuficiente, nao sei.

Como forma de combate fiz o seguinte:
- coloquei a mp40 no maximo para aumentar a circulacao,
-reduzi os leds de cor a 50% da intensidade media.
-reduzi a intensidade geral dos leds
-reduzi 3 horas o fotoperiodo.

No caso da temperarura mantive a 26,5 c, acho que se fosse menor era pior para os cianos, mas estou renitente porque gosto mais do comportamento metabolico dos peixes a temperatura que uso.

O fotoperiodo de 12 horas que venho mantendo sera correcto?
Estes fenomenos dos cianos com testes de nutrientes baixos, sao indicativo da falta de carvao activado ou reactor de zeolitos?

Foto:
Imagem

Por baixo da rocha o substrato tem coloracao de vinho. E ja retirei uma especie de capa roxa de algumas rochas.

Abracos e aguardo preciosos conselhos.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :smile:

Pára com a fonte de carbono e com as TPA. Estás a alimenta-las.

Abraço,
Rui

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Podes dar uma explicacao mais detalhada porque nao percebo nada de quimica e sou novato na materia.

Obrigado pela ajuda.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Boas Daniel,

parabéns... e porquê? Estás a presenciar ao vivo como é que apareceu o oxigénio no nosso planeta. As cianobactérias transformam luz mais fontes de carbono em oxigénio. A seguir aos extremófilos apareceram as ciano, hoje em dia quem faz maioritariamente esse trabalho é o Fitoplâncton. As selvas consomem mais de metade do que produzem.
Abraço
António

Voltar para Discussão Geral