Miguel Carreira Escreveu:
o mg esta nos 1400, como e que eu baixo o calcio?
Miguel,
O valor do magnésio embora ligeiramente acima não é preocupante, não suplementes durante umas semanas e isso vai ao sitio.
Quanto ao cálcio, para além de não administrares nada até isso normalizar, podes tentar fazer mudas de água com um sal diferente do Red Sea Coral Pro, que tem valores de Ca na ordem dos 450/480 e de magnésio de cerca de 1500; experimenta o Red Sea "normal", pois tem valores de cálcio e magnésio mais de acordo com o que queres; geralmente o sal mais barato tem valores mais baixos de cálcio e sobretudo de magnésio, mas não te sei dizer mais.
Outra hipótese, que não sei se justifica, é baixares, com água de osmose ligeiramente a salinidade; se está a 1.025, podes baixar em dois dias (devagar), para 1.024, diminuindo assim a concentração dos sais que tens no aquário (atenção ao Kh, aumenta/corrige o valor, que vai baixar).
Se tens corais que consumam cálcio, se não fizeres nada, não adicionares suplementos ao aquário e mudares temporariamente de marca de sal, também vais acabar por resolver.
Uma boa muda com água natural também poderia resolver, pois penso (não tenho experiência), que a água do mar, pelo menos, na zona de Lisboa/Cascais/Setúbal tem valores de cálcio que não são elevados; neste caso tem atenção ao Kh, também geralmente baixo e que poderá diminuir os teus valores que neste momento estão bons, mas sem grande margem para descer.
Quanto a ligares o reactor de cálcio, não me parece uma boa solução, pois o reactor não permite controlar individualmente cada um dos elementos fornecidos ao aquário; na minha opinião um reactor de cálcio só é útil, quando se tem um aquário com grandes consumos, mas mesmo assim, o seu uso tem que ser conjugado com outros meios(balling/outro), por forma a equilibrar os parâmetros, mas isto é apenas a minha opinião e o resultado da minha experiência.
Abraço