Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Consumos VS escumadores

Consumos VS escumadores

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 27/dez/2012, 20:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Boas a todos,

Vou abrir um topico util ou não mas ca vai.

Os escumadores VS consumos...

Deparo-me com pessoal a dizer que o consumo é maior que o anunciado pois bem Eu testei um Tunze doc skimmer 9011 que segundo eles gasta 22w mas segundo um aparelho que tenho não baixa dos 40w e chegou ao maximo, no arranque, a 47w, seja com o ar todo aberto ou fechado mas deu sempre o mesmo.

Alguem sabe como é que as marcas fazem os testes???

Já agora quem possa fazer o teste com um controlador diga o seu consumo VS consumo anunciado.

-Tunze doc skimmer 9011 consumo anunciado 22w
consumo medido 40w

-Bubble magus nac 7 consumo anunciado 28w
consumo medido 18,5/23w

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Editado pela última vez por Anthony Neto em 27/dez/2012, 22:24, num total de 1 vez.
Cump.
Anthony

Mensagem 27/dez/2012, 21:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Boa noite

O meu NAC7 está a consumir 18.5W mas não percebo diz isso com um factor de potencia de 0,20 que raio é o factor de potencia ???
No manual do aparelho diz:
Nota: O factor de potência indica a relação entre o consumo de energia real (potência activa) e o teórico (potência aparente) dum aparelho eléctrico. O factor de potência pode-se encontrar entre 0 e 1. O valor ideal do factor de potência seria 1. Com um factor de potência inferior a 1 é trocada potência entre o aparelho eléctrico e a rede. Isto pode, em casos excepcionais e independentemente do valor da potência e do valor do factor de potência, fazer com que a indicação do factor de potência fique
instável, tal como a potência. Esta situação é tecnicamente condicionada e não deve ser evitada. A energia consumida é determinada correctamente pelo medidor de consumo eléctrico. O valor médio para o qual se desloca o valor oscilante apresentado representa o valor matemático da actual potência ou do actual factor de potência.

Será que tenho de fazer 18.5 /0.80 = 23.125W
Ou o consumo é mesmo 18,5W
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 27/dez/2012, 22:16

Pois não sei mas pronto mas que seja não é o dobro como o tunze

Cump.
Anthony

Mensagem 28/dez/2012, 19:21

E então mais ninguém?

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 28/dez/2012, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hb ... owfac.html

Nao sei se os nossos contadores detectam isto.

Abraco

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2
Imagem

Mensagem 28/dez/2012, 22:31

..... não percebo....

Cump.
Anthony

Mensagem 28/dez/2012, 23:16

Então devíamos por uns condensadores para corrigir isso pelo que percebi ....
Tenho de ir fazer uns testes.... Ver se percebo melhor o porque da coisa.
O meu Aquário:

Mensagem 29/dez/2012, 00:25

..... não percebo....

Não quero estar a induzir ninguem em erro, confesso que o power factor tb sempre em fez alguma confusão.

Mas o que entendo dele, é que basicamente, o aparelho vai estar a puxar por exemplo 1A, mas não o usa na totalidade para produzir potência util. Pegando no caso aqui relatado, se o power factor é 0,2, quer dizer que apenas 20% da energia consumida pelo aparelho é traduzida em potência utilizada na conversão. Agora, não sei se, qd o aparelho diz que tem um consumo de 20W, e um PF de 0,2, se ele está a calcular o consumo de acordo com a formula P=UxI, ou seja, a formula ideal, ou se usa P=UxIxPF.

É que se utilizar a ultima, quer dizer que na verdade a bomba está a consumir 80% mais do que é indicado no mostrador de potência.

Só por curiosidade, vou ligar o meu medidor à OR6500 a ver o que ele diz.
Imagem

Mensagem 29/dez/2012, 01:18

http://ceolas.net/Docs/Sylvania_on_CFL_Power_Factor.pdf

http://www.allaboutcircuits.com/vol_2/chpt_11/3.html

Bom, medi a bomba.

A minha OR6500 diz no autocolante que consome 115W.

Para meu espanto, o medidor acusou 68w!!!!

Mas, um power factor de 0.44.

Se os 68W forem a potência resistiva(watts), quer dizer que na verdade está a consumir:

68W/0.44 = 154W !!!! :S

Não devia ter medido nada....

Resumindo, se fiz bem as contas, é melhor começar a pensar em usar bombas DC....
Imagem

Mensagem 29/dez/2012, 01:23

Xiiiii já são contas a mais para o meu cérebro.... :))
Cump.
Anthony

Mensagem 29/dez/2012, 17:42

JoaoCalves Escreveu:
Mais docs para ajudar.

http://ceolas.net/Docs/Sylvania_on_CFL_Power_Factor.pdf

http://www.allaboutcircuits.com/vol_2/chpt_11/3.html

Bom, medi a bomba.

A minha OR6500 diz no autocolante que consome 115W.

Para meu espanto, o medidor acusou 68w!!!!

Mas, um power factor de 0.44.

Se os 68W forem a potência resistiva(watts), quer dizer que na verdade está a consumir:

68W/0.44 = 154W !!!! :S

Não devia ter medido nada....

Resumindo, se fiz bem as contas, é melhor começar a pensar em usar bombas DC....

Estive a ler melhor o manual daquilo e ele diz que o consumo apresentado já é com as contas. ( A energia consumida é determinada correctamente pelo medidor de consumo eléctrico).
E no teu caso acho que deves fazer é sim 68/0.56=121.4285W, mas vê se no manual do teu aparelho não diz que a potencia apresentada é o consumo real.
.
Jaime
O meu Aquário:

Mensagem 29/dez/2012, 18:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Boa tarde,

também já me deparei com algo semelhante, tinha um escumador com uma bomba Sicce 9000e que vendi ao meu amigo Ricardo. Pensava eu que gastava 120w conforme dizia nas instruções... afinal nada disso, o Ricardo mediu o consumo e deu muito mais...

Será que os aparelhos têm algum problema ao fazer as medições ou as empresas estão mesmo a enganar o pessoal?

A verdade é que são muitos casos devemos estar mesmo a ser enganados #-o
Abraço
António

Mensagem 29/dez/2012, 19:28

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
O Power Factor faz toda a diferença!!!

Eu ando a ler há mais de 2 anos sobre este assunto porque quero medir o consumo elétrico da minha vivenda e ainda não me decidi de que forma o fazer, precisamente devido ao Power Factor!

Nos EUA, no Reino Unido e em vários outros países, o Power Factor vem descriminado na fatura de eletricidade, e o valor desta é ajustado para baixo mediante o valor do Power Factor, porque nunca é 1 é sempre menor!

Claro que cá não só não vem na fatura, como ninguém sabe o que é o power factor!
E claro que estamos a ser gamados pelas operadoras elétricas porque o power factor nunca é 1!

Há forma de resolver este "problema" com capacitadores, mas aparelho a aparelho. Para o fazer para uma habitação seria preciso um armário deles, embora hajam empresas que vendem estes aparelhos!

Vejam este video e assustem-se:

Mensagem 29/dez/2012, 20:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Bem me parecia que estavamos a ser enganados :)) só não sabia era por quem 8-} e agora com os chineses na EDP deve ser um bocadinho :-o pior né? =))
Abraço
António

Mensagem 29/dez/2012, 22:02

Vai ser igual!!!

O problema está, como em muitas áreas deste país, na regulação/fiscalização!

As empresas só fazem o que as deixam fazer!
Em outros paises qualquer player já sabe que tem de dizer qual é o Power Factor e tem de o fazer refletir na fatura.

Cá, se ninguém os obriga e não há nenhuma empresa a fazê-lo, também não é um novo player que vai mudar isso! :(

AGORA, como eu costumo dizer na minha área de atividade: O importante é ler tendências e não ´´e fundamental que os números estejam exatos!

Por isso, o que todos podemos aqui assumir para comprar coisas iguais, é todos que têm esses leitores de consumo usarem o mesmo Power Factor. Assim independentemente de estar mais certo ou mais errado, de um mede uma bomba a gastar 25W e outro mede outra bomba a gastar 50W, então a 2ª bomba gasta mesmo mais...

Mas já agora quando metem o fator a 1, não obtêm +/- o consumo anunciado pelo equipamento?
As bombas, como são motores podem comportar-se de maneira um pouco irregular e diferente, mas por exemplo um aquecedor de 300W, terá de gastar 300W ou muito perto disso, digo eu... :-B

Mensagem 29/dez/2012, 23:55

Hugo Figueiredo Escreveu:
Vai ser igual!!!

Em outros paises qualquer player já sabe que tem de dizer qual é o Power Factor e tem de o fazer refletir na fatura.

Cá, se ninguém os obriga e não há nenhuma empresa a fazê-lo, também não é um novo player que vai mudar isso! :(

AGORA, como eu costumo dizer na minha área de atividade: O importante é ler tendências e não ´´e fundamental que os números estejam exatos!

Por isso, o que todos podemos aqui assumir para comprar coisas iguais, é todos que têm esses leitores de consumo usarem o mesmo Power Factor. Assim independentemente de estar mais certo ou mais errado, de um mede uma bomba a gastar 25W e outro mede outra bomba a gastar 50W, então a 2ª bomba gasta mesmo mais...

Mas já agora quando metem o fator a 1, não obtêm +/- o consumo anunciado pelo equipamento?
As bombas, como são motores podem comportar-se de maneira um pouco irregular e diferente, mas por exemplo um aquecedor de 300W, terá de gastar 300W ou muito perto disso, digo eu... :-B

Não consigo alterar o power factor o próprio aparelho é que o detecta por exemplo se eu ligar um termo ventilador a ele ele dá um PF de 1 com um consumo de 1202W o que está anunciado no aparelho é 1200w, mas quando ligo a bomba do escumador ele mete logo PF =0.2 com um consumo de 18,3W, mas pelo que percebi do manual estes 18,3 w são o consumo real já tendo em conta o PF.
O meu Aquário:

Mensagem 29/dez/2012, 23:58

Ufa que o meu pifou...

Eu tenho um daqueles aparelhos que se compra no AKI diz os watts os amp e da para fazer logo o valor a pagar etc... isso é certo?

Cump.
Anthony

Mensagem 30/dez/2012, 00:05

O meu é o do lidl e pelo menos dá sempre os valores aproximados com o que vem anunciado nos aparelhos. Excepto nas lâmpadas dos chineses essas gastão sempre mais do tipo uma de 10W gasta quase 15W nos 3 primeiros minutos depois baixa para 12w 13W.
O meu Aquário:

Mensagem 30/dez/2012, 00:13

Tambem tenho um desses, alias são os dois iguas, o teu é o que o visor na vertical com 2 pilhas de relogio atras?

Cump.
Anthony

Mensagem 30/dez/2012, 01:08

Jaime Branco Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Vai ser igual!!!

Não consigo alterar o power factor o próprio aparelho é que o detecta por exemplo se eu ligar um termo ventilador a ele ele dá um PF de 1 com um consumo de 1202W o que está anunciado no aparelho é 1200w, mas quando ligo a bomba do escumador ele mete logo PF =0.2 com um consumo de 18,3W, mas pelo que percebi do manual estes 18,3 w são o consumo real já tendo em conta o PF.

Pois lá está... tudo o que é motores comportase de maneira diferente...

Mas a bomba anuncia que gasta esses 18,3W ou é diferente? É que 0.2 de PF é muito muito mau, quer dizer que se está a perder imensa energia...

Próximo

Voltar para Discussão Geral