Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral percula ou ocellaris?

percula ou ocellaris?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 22/jan/2013, 11:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 27
ajudem-me lá a ter a certeza de quem se trata, percula ou ocellaris?

Imagem
Imagem]

Mensagem 22/jan/2013, 12:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu diria ocellaris!

Mensagem 22/jan/2013, 13:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Eu também ...

No entanto já reparei que por exemplo do filme "nemo" a National Geographic identifica esta espécie como Percula!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/jan/2013, 18:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Boas,

Tambem digo que é um ocellaris.

Mensagem 23/jan/2013, 18:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
Se virem imagens de ambos no Google não se detectam diferenças além de que uns têm as riscas mais largas, tortas, etc...
Uma pesquisa de um VS outro leva-nos para o ReefCentral onde a unica conclusão que tiram é que o Ocealaris é um falso Percula, sem conseguirem bem sustentar a afirmação. Falam que o Ocealaris é um Percula de cativeiro...

Por isso parece-me que existe apenas um linha muito tenue a separar as duas especies. :-\
Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 23/jan/2013, 18:59

Boas,

São na realidade duas espécies diferentes, já que os raios da barbatana dorsal são em numero diferente nas duas espécies.

Mensagem 23/jan/2013, 19:23

André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Se virem imagens de ambos no Google não se detectam diferenças além de que uns têm as riscas mais largas, tortas, etc...
Uma pesquisa de um VS outro leva-nos para o ReefCentral onde a unica conclusão que tiram é que o Ocealaris é um falso Percula, sem conseguirem bem sustentar a afirmação. Falam que o Ocealaris é um Percula de cativeiro...

Por isso parece-me que existe apenas um linha muito tenue a separar as duas especies. :-\
Abraços.

Sério? :-o

Só se for em juvenis, aí sim é difícil, mas eu sempre tive ideia que em adultos se destinguem muito bem:

O Percula fica preto (em toda ou grande parte da coloração laranja) e o ocellaris fica sempre laranja!
Não? :-\

Mensagem 23/jan/2013, 19:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Hugo Figueiredo Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,

Abraços.

Sério? :-o

Só se for em juvenis, aí sim é difícil, mas eu sempre tive ideia que em adultos se destinguem muito bem:

O Percula fica preto (em toda ou grande parte da coloração laranja) e o ocellaris fica sempre laranja!
Não? :-\

Olá Hugo,
Eu sinceramente não sei nem sou entendido.
Apenas transcrevi o que li no reefcentral e olhei para as imagens que o Google nos dá.
Mas como diz o Jorge também li que diferem no numero de raios no corpo. Só não entendo quais :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 23/jan/2013, 19:45

Pois essa das riscas não conheço, só mesmo do preto...

Por exemplo!
Isto para mim é um ocellaris:
Imagem

E isto é um percula:
Imagem

Repara como o percula tem partes do corpo laranja a passar a preto, enquanto que o ocellaris a delimitação entre branco e laranja é muito mais nítida e praticamente uma linha...

Foi sempre assim que os diferenciei, mas... :-\

Mensagem 23/jan/2013, 21:51

Boa noite,

O que referi são os raios da barbatana dorsal e não as riscas do corpo e na realidade quando crescem, os percula ficam com o dorso preto.

Mensagem 24/jan/2013, 01:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois essa das riscas não conheço, só mesmo do preto...

Por exemplo!
Isto para mim é um ocellaris:
Imagem

E isto é um percula:
Imagem

Repara como o percula tem partes do corpo laranja a passar a preto, enquanto que o ocellaris a delimitação entre branco e laranja é muito mais nítida e praticamente uma linha...

Foi sempre assim que os diferenciei, mas... :-\

O Hugo disse tudo.
O preto é mais carregado e o laranja mais escuro
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 24/jan/2013, 13:10

Grupo: Fundadores Mensagens: 27
Para mim seria um ocellaris, mas sem grande base de sustentação.
Penso que andarão por aí muitos perculas chamados de ocellaris e vice-versa :)
Imagem]

Voltar para Discussão Geral