Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda - após 3 anos de desleixo

Ajuda - após 3 anos de desleixo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 66
Boa noite a todos,
Estive 3 anos afastada do meu aquário! Durante este período, apenas fiz TPA's, lá de tempos a tempos!
Agora quero voltar a ter o Aqua que tive em tempos!
O meu aqua tem cerca de 400l (incluindo a sump), escumados ati mas só com uma bomba a funcionar, reactor de cálcio Aqua medic, bombas de circulação tunze... Rv ainda viva!!
Fiz já duas TPA's, em 3 dias e tenho cálcio a 640 (já desliguei o reactor), Mg a 860, NH4 60 e Kh a 6.
Nao tenho coralina nenhuma mesmo com o cálcio elevado!
O que se passará??

Aguardo a vossa ajuda
Obrigada
Cumprimentos,
Ana Rita :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Não sei se tem vivos...

Quando falas em NH4 deverás querer dizer NO3 (nitratos)? Se fosse NH4 a 60 certamente de vivo não haveria nada...

Em relação ao cálcio está quase no valor do magnésio, devendo este último estar a cerca de 3x superior ao cálcio, ou seja, o magnésio no teu aquário precipitou-se... ou seja, o teu aquário pelos valores apresentados está completamente destabilizado.

Com a quantidade de nitratos e provavelmente fosfatos que foste acumulando ao longo desses 3 anos, essa rocha viva precisa de ser toda reciclada... deve ser uma bomba relógio para libertação de NO3 e PO4 para o sistema.

Na minha modesta opinião, faria um restart... começar tudo de novo...

Era tirar tudo aquário... descartar a rocha viva!!!

A areia, poderás aproveitá-la... uma boa lavadela até a água estar completamente límpida...

Comprares uma dúzia de kg de rocha viva nova e encher com 100% de água nova.

Em relação à iluminação, caso sejam lâmpadas T5 tens renovado, pelo menos, anualmente?

Olá Pedro, antes de mais, obrigada pela tua ajuda!
Tens razão, onde digo NH4 queria dizer NH3 (nitratos)!
Quanto as perguntas que colocás-te: tenho 2 cirurgiões e 1 wasser!
As lâmpadas T5 não são mudadas à 3 anos!

Como tenho os peixes, nao queria estar a fazer o restart.
Porque é que dizes que as RV deve ser deitada fora?

Obrigada ;)
Cumprimentos,

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ana Rita Ribeiro Escreveu:
Olá Pedro, antes de mais, obrigada pela tua ajuda!
Tens razão, onde digo NH4 queria dizer NH3 (nitratos)!
Quanto as perguntas que colocás-te: tenho 2 cirurgiões e 1 wasser!
As lâmpadas T5 não são mudadas à 3 anos!

Como tenho os peixes, nao queria estar a fazer o restart.
Porque é que dizes que as RV deve ser deitada fora?

Obrigada ;)

Boas,

Epá deitar RV fora não!
Podes simplesmente lavá-la muito bem (passa a Rocha Morta) e voltar a ciclar do inicio.
Mas isso vai demorar tempo até começar tudo de novo. Não tens onde deixar os peixes? para começar isso de novo?

De certeza que uma loja te ficaria com eles ou então tentas vender.

Que peixes são?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Olá
Mas se eu lavar a RV no mar, continua a ser RV, ou não?
Esqueci-me de referir que tenho o reactor de enxofre. Se o puser a funcionar mais "depressa" não resolve o problema?
É porque o Aqua nao está assim tão mau até porque o corais moles estão com bom aspecto.
Digam-me de vossa justiça
Cumprimentos,

Olá
Mas se eu lavar a RV no mar, continua a ser RV, ou não?
Esqueci-me de referir que tenho o reactor de enxofre. Se o puser a funcionar mais "depressa" não resolve o problema?
É porque o Aqua nao está assim tão mau até porque o corais moles estão com bom aspecto.
Digam-me de vossa justiça

Boas,

Sim continua.

Não vou opinar sobre reactor de enxofre porque desconheço de todo ... mas o "depressa" não vai trazer nada de bom!

Se puderes então lavar tudo e remontar com água do mar ... muito melhor.

Os peixes aguentam 3 dias dentro de um balde com uma bomba de ar. A cada 3 dias mudas para outro balde tipo TTM enquanto lavas e remontas tudo!

Não queres pôr umas fotos?

Ahhh e esquece a coralina pois de indicador serve pouco. Se não fizeste TPA e com valores como os que tens ... está mais que explicado.

Eu para começar desligaria reactor de cálcio (só tens corais moles e peixes), reactor de enxofre fora tb e tudo o mais que tenhas.

Fica só com o escumador, retorno, circulação e temperatura.
Se tens acesso a água natural começa a fazer TPA de 20% semanais com aspiração do areão (pequenas partes de cada vez)

Isso vai ao sítio num instante!

Entretanto depois de umas mudas logo voltas a medir parâmetros. depois em função disso logo determinas se a rocha está a fazer o que é suposto ou não.

Mas se não fazes manutenção ao aquário à 3 anos também presumo que não tenhas comprado testes nesse tempo pelo que a pergunta que se impõe é: esses testes estão em condições?

Abraços,
Rui

Ok Rui, mas como é que se aspira a areia?
Cumprimentos,

Boas,

Ok Rui, mas como é que se aspira a areia?

Ahhhhhh pois essa é a pergunta dos 3 milhões ...

Agora para uma boa pergunta a malta tem resposta. Para uma excelente pergunta a malta tem um video ...

Vê aqui: Ricardo Prata

Limpas só um bocadinho de cada vez para não destabilizares mais o aquário. Demora o tempo que demorar com calma. E aspiras para dentro de um filter bag que estará dentro da sump ou directamente para fora do aquário.

Este aspirador é da Hagen Marina. Se fores de Lisboa e precisares posso emprestar-te o meu se quiseres para experimentares.

Abraços,
Rui

Grupo: Fundadores Mensagens: 104
Rui acho que esqueces te de deixar o video do aspirador.
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva

Olá João e este tipo de aspirador dá para a areia fina do Aqua?
Cumprimentos,

Olá João e este tipo de aspirador dá para a areia fina do Aqua?

Boas Sim.

Convém é teres o mais alto possível. e depois inclinando contralas a quantidade de areia que entra no tubo.

Abraços,
Rui

Sim Ana podes usar perfeitamente com areia fina, apenas tens de comprar o aspirador para altura do teu aquario sei que existem 3 tamanho pequeno, medio e grande.

Aqui podes ver como usar.
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva

Ok obrigada! Entretanto fui a loja e comprei um novo teste de nitratos, desta vê da salifert. Deu 50ppm, ou seja, idêntico ao da JBL. Comprei também ermitas e camarões para ajudarem na limpeza. O escumador ati como está a trabalhar com bombas ehein de retorno, vou por esfregão verde para fazer bolhas e ver se faz a sua função!
Cumprimentos,

Ana como o Rui disse seria bom que colocasses umas fotografias para podermos te ajudar da melhor forma, acho que te precipitas te na comprar vivos visto pela descrição que fizes te certamente o mais rápido seria um restart, poderás lavar a rocha no mar com uma escova de dentes pois ajuda imenso na limpeza, a areia colocarias num balde e lavas também como água do mar ate a mesma sair limpa!

Não percebi o que quises te dizer com:
O escumador ati como está a trabalhar com bombas ehein de retorno, vou por esfregão verde para fazer bolhas e ver se faz a sua função!
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Olá Ana Rita =)) aooooo tempo

Estou a ver que vais recomeçar o aqua hehe bem é difícil de dizer o que tens de fazer mas fica aqui umas ideias...

A areia devia de ser toda tirada pois já tem muito mais do que 3anos!? acho eu logo deve de estar completamente saturada.

Rocha tal como o João disse lavar no mar com uma escova de dentes por ex.

Meter areia nova no aqua... comprava areia morta e ciclada a areia num recipiente separado do aqua 1mês e tinhas areia 100% faz uma camada com 2cm max.

O filtro de osmose qual é o TDS de saida?! penso que já deve de estar MUITO alto já não mudas filtros à quanto tempo!?

Reactor de Ca... desligado :-bd por enquanto OK

Reactor de enxofre também desligado.

O refugio ainda está operacional ?!? também teria de levar uma limpeza a fundo.

Trocar as lâmpadas T5 pois essas já devem de ter também mais de 3anos.

Arranjar o escumador, comprar bombas novas ou mesmo trocar de escumador.

Depois de fazer a limpeza a fundo trocar 50% da água para tentar estabilizar esses valores de Ca, Mg e KH

E penso que é mais ou menos isto para começar :)

Umas fotos do sistema todo também era porreiro para ver como é que isso está :)

x :)
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Pedro ao tempo é verdade!!! Sim estamos de volta!!
Olha que escumador estas a usar no teu? Estas na Madeira ou em Londres?
Cumprimentos,

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Pedro ao tempo é verdade!!! Sim estamos de volta!!
Olha que escumador estas a usar no teu? Estas na Madeira ou em Londres?

ehhehe Sim estou em Londres no momento volto para a Páscoa :D

Estou a usar um Bubble King Double Cone 200 podes ver o setup no link do meu aqua em baixo na minha assinatura :) depois na páscoa podemos combinar qualquer coisa :)

x
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Estive a ver escumadores novos e estou indecisa entre o bubble king double cone versão 2012 e o deltec Sc 2060! Será que me podem ajudar? Recordo que o Aqua tem 400l.
Já decidi que vou remover a areia toda e que vou lavar as rochas todas com agua do mar, pondo os vivos num Aqua separado enquanto ti faço as limpezas.
Quanto a fotos já tirei mas só consigo posta-las mais tarde
Cumprimentos,

Estive a ver escumadores novos e estou indecisa entre o bubble king double cone versão 2012 e o deltec Sc 2060! Será que me podem ajudar? Recordo que o Aqua tem 400l.
Já decidi que vou remover a areia toda e que vou lavar as rochas todas com agua do mar, pondo os vivos num Aqua separado enquanto ti faço as limpezas.

Boas,

Se tens capacidade para isso é de caras o BK ... nem penses duas vezes.
BK é mesmo o topo de gama dos escumadores. Super silencioso (tb quero um. ando-me a babar por um .... =)) )

O Deltec tb é bom mas mais ruidoso e quanto a mim demasiado caro.

Boa sorte com o processo. De qualquer maneira calma para tentares não perder nenhum dos vivos!

Abraços,
Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Boas,

Se tens capacidade para isso é de caras o BK ... nem penses duas vezes.
BK é mesmo o topo de gama dos escumadores. Super silencioso (tb quero um. ando-me a babar por um .... =)) )

O Deltec tb é bom mas mais ruidoso e quanto a mim demasiado caro.

Boa sorte com o processo. De qualquer maneira calma para tentares não perder nenhum dos vivos!

Abraços,
Rui

O BK a que me refiro é o 200 que é praticamente o mesmo preço do deltec 2060! Mesmo assim o BK é melhor? Nao me preocupa o barulho. O que me importa é mesmo escumaçao!
Cumprimentos,

Próximo

Voltar para Discussão Geral