Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral reactor zeolitos para siporax

reactor zeolitos para siporax

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 07/fev/2013, 21:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Queria saber se "funciona bem" por siporax num reactor de zeolitos uma vez que tenho já esse reactor o mesmo e da bubble magus ou se tem algum inconveniente
Obrigado

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Para que queres fazer isso?

O siporax não deve estar o mais calmo possível? :-\

Dai eu perguntar pois não sei se posso ter o siporax nesse reactor. Mas não tinha em mente "abanar" a siporax apenas funcionaria so com a circulação da agua. Achas que nao funcionaria bem?
Obrigado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Luis Corte-Real Escreveu:
Ola a todos!
Queria saber se "funciona bem" por siporax num reactor de zeolitos uma vez que tenho já esse reactor o mesmo e da bubble magus ou se tem algum inconveniente
Obrigado

Olá Luís,

A ideia de usar siporax geralmente é para eliminar nitratos, é como a função da rocha viva.
Costumam colocar na sump, com pouca circulação para as bactérias anéróbicas (que actuam em zonas em ausência de oxigénio) fazerem a desnitrificação (converter nitratos em nitrogénio gasoso).
O ideal será mesmo evitar que acumulem detritos (pendurando, por ex) e estando na sump conseguem um maior contacto com os nitratos da coluna de água.

Penso que não se justifica um reactor desses para essa função, porque a bomba ao forçar a água através do siporax vai aumentar a oxigenação e criar um ambiente propício a bactérias nitrificantes, para além da acumulação de detritos no rea tor.

Cumprimentos,
Miguel

Obrigado pela tua resposta que me foi bastante esclarecedora! O melhor então será por siporax nuns sacos que vi feitos de rede ou algo parecido! Só não sei onde compra-los

Um abraço e obirgado

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Boas

O siporax já vem em sacos de rede
Imagem

Na minha Sump
Imagem

Jaime
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Voltar para Discussão Geral