Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Corais a morrer

Corais a morrer

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 12/fev/2013, 21:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Boas pessoal
Não sei o que se passou no meu aquario, de um dia para o outro morreram muitos corais

O meu aquário e 160.60.55 de altura.
Calha 8*80
Escumador Apf600
Circulação vortec mp40 s e sun sun 6000lh
Retorno sicce 4 3600lh
Sump 120*50*40 com refúgio dentro de 50*30*40
A água circula no refúgio porque meti uma torneira na bomba de retorno que deixa passar um fio de água para o refúgio que por sua vez volta para a sump...

No dia anterior a me morrer os corais meti umas acroporas. Essas no dia seguinte ficaram sem cor e começaram a morrer e com elas outros corais tal como montiporas, stilophoras...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A última foto é uma pocilopora que ficou assim com o que se passou. Encontrei no actinidiscus enquanto tirava fotos penso que planarias.. Alguém me pode confirmar?

Fiz testes à água como sempre é esta tudo normal. A única alteração para além de meter vários sps foi a avaria de uma lâmpada mas penso que não é isso que levou a estas mortes..

Alguém consegue explicar isto?

Kh 8. No3 0 . No2 0. Mg 1340. Ca 410, Po4 0. Ph 8,2.

Sent from my LT18i using Tapatalk 2

Mensagem 12/fev/2013, 21:22

Tenho feito tpas com água do cabo raso uma vez por semana à temperatura e com a salinidade certa 1024./1025. Também ñ tenho nenhum peixe que morda corais.. Tenho leucostermon, hepathus, flavencis, naso, strigosus, 3 cromis, salaria, Gobi amarelo...

Mensagem 12/fev/2013, 21:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 66
Olá Mauro
Pela descrição que fizeste, o que te aconteceu foi o mesmo que me aconteceu com os meus duros... Começaram a morrer sem mais nem menos, após a introdução de novos frags. Morreram todos!
Na altura apercebi-me da existência de planarias!!
Penso que é o que te esta a acontecer :(
Cumprimentos,
Ana Rita :D

Mensagem 12/fev/2013, 21:37

Pois.. Eu só dei com elas hoje nunca tinha visto isso no meu aquário. Mas n sabia que elas também atacam sps.. Peço a alguém do fórum que meta aqui as outras fotos pois eu por engano abri um novo tópico..

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 12/fev/2013, 21:46

Nao consegues tirar umas fotos só a esses seres para percebermos melhor se são ou nao planarias?
Cumprimentos,

Mensagem 12/fev/2013, 21:57

Imagem

Foi o melhor que consegui.. Parecem lesnas e até que de movem rápido..

Mensagem 12/fev/2013, 22:06

Pois... Tenho poucas duvidas!!! Mas deixa que mais alguém dê opinião.
Eu, no meu Aqua, estou a desmontar tudo para começar do zero por causa dessa praga maldita!!! Podes vem neste fórum o tópico Ajuda após 3 anos de desleixo. Os últimos posts são sobre planarias e as opiniões sobre o que fazer para irradicar o problema.
Desejo-te mais sorte de que a que eu tive!!! E ataca o problema de inicio... Enquanto são poucas... Eu deixei passar muito tempo e elas instalaram-se à grande no Aqua!
Cumprimentos,

Mensagem 12/fev/2013, 22:07

Podes aspira-las já! Pode ser que ainda nao tenham posto ovos!!
Cumprimentos,

Mensagem 12/fev/2013, 22:11

Vou tentar fazer isso. Vou também comprar um six line por exemplo..

Mensagem 12/fev/2013, 22:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50
Não sei se serão planárias... As fotos não dão para perecber bem....

Mas, planárias que se movem rápido???? :-?

Não me parece...

De qualquer forma se tiveres água dísponivel tenta aspirar o máximo que conseguires... mal não faz... ;)

Mensagem 12/fev/2013, 22:57

Já foram pelo cano a baixo.. Isto claro, as que vi.. Era dois bichos diferentes. Umas mais pequenas e brancas e umas acastanhadas e bem maiores. Ambas pareciam lesmas. Uma das transparêntes/ branca soltou se de onde estava e nadou na água, até parecia uma artémia a nadar com aqueles movimentos..

Mensagem 12/fev/2013, 23:00

Cada vez mais me parece que não são planárias...

Se conseguisses uma macro de uma delas é que era... ;)

Mensagem 12/fev/2013, 23:10

Pois mas b consigo. E agora as que estavam à vista já foram pelo cano a baixo..

Mensagem 12/fev/2013, 23:30

Estive aqui com experiências e n consegui tirar uma foto só a uma pois são muito pequenas. No entanto se clicarem na foto do actinidiscu a foto fica maior e da para ver.. Acho!!

Mensagem 12/fev/2013, 23:31

Estive aqui com experiências e n consegui tirar uma foto só a uma pois são muito pequenas. No entanto se clicarem na foto do actinidiscu a foto fica maior e da para ver.. Acho!!

Mensagem 12/fev/2013, 23:37

Com as devidas reticências.... parece-me, no canto inferior direito do acetinodiscus planárias mas, as que estão no canto superior e que parecem mais "lombrigas" talvez nudis... mas, não tenho certezas.... Esperemos por malta mais entendida para opinarem...

;)

Mensagem 12/fev/2013, 23:48

No entanto os nudi deverias estar nas montiporas, e elas parecem limpas apesar de estarem naquele estado..

Mensagem 13/fev/2013, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Sim são planarias.
Mas não as carnívoras de sps.
Com equilíbrio no aquario elas desaparecem se forem as que penso que são.
Mesmo as carnívoras não devoram num dia um aquario inteiro.
Acredito mais que foi algo na agua, um desequilíbrio químico qualquer, ou temperatura ou ph por ai assim.
Essa pocillopora são bolhas que se ve na foto???
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 13/fev/2013, 00:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Mauro,

Os corais que morreram ou estão a morrer são corais duros SPS? Desde quando é que tens estes corais no aquário? Pergunto porque estes são corais muito sensíveis em comparação com os corais moles, como o Discosoma que aparece na foto de boa saúde.

Onde é que compraste os últimos corais SPS que introduziste?

As planarias podem-se remover do aquário utilizando o produto Salifert Flatworm Exit.

Normalmente os predadores de corais são específicos em relação às suas presas, de acordo com as várias espécies por exemplo de nudibrânquios, tens uns que atacam Montiporas, outros que atacam Zoanthus exclusivamente. Quando tens por exemplo uma Montipora a morrer ao mesmo tempo que uma Acropora a causa provável estará relacionada com alterações no equilíbrio biológico do aquário resultante de alterações por exemplo de algum parâmetro físico-químico da água.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 13/fev/2013, 00:43

Eu tinha alguns duros já alguns meses e estavam bem.. O caso da pocilopora que esta com este aspecto.. Tudo aconteceu quando comprei as acroporas agora. Meti as acroporas e passado 2 dias já tinha corais brancos.. No 1 dia ficaram sem cor..
Em termos de químicos eu por acaso tinha feito testes antes de meter as acroporas e ao acontecer isto fui fazer os testes e está igual..

Próximo

Voltar para Discussão Geral