Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Prós e contras da utilização de Kalk

Prós e contras da utilização de Kalk

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Gostaria de saber as vossas opinioes/experiencias na utilização de Kalk!

Tenho reator de cálcio e já utilizei Kalk....agora não utilizo, mas notei que a coralina se recentiu com isso....

Deixei de usar porque tinha o KH muto alto.....

Cumps

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Para mim é daquelas coisas obrigatórias! :D

Aliás hoje quero ver se meto o meu reator DIY de kalk a funcionar, e deveria estar desde o início do aquário!!!
Eu sou totalmente a favor!

É barato, é fácil, e ajuda imenso na minha opinião!

Claro que não dá para manter um SPS tank só com kalk, mas mesmo com reator de calcio, balling, 2 part solution ou o camandro, eu recomendo sempre o kalk a repor a evaporação!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

E com TPA's diárias (Valor 10% TPA semanal/7) ... o kalk continuaria a ser necessário?
Hum...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

E com TPA's diárias (Valor 10% TPA semanal/7) ... o kalk continuaria a ser necessário?
Hum...

Abraço
Pedro Ferrer

Na minha opinião, seja qual for a situação e o sistema (exceto se for só de peixes) deve-se usar kalk!

O kalk estabiliza!
Não resolve o problema do calcio!
Não resolve o problema do KH (aqui até acho que resolve, mas adiante... :D )
Não resolve problema nenhum, mas estabiliza...

E sobretudo para iniciantes no hobby acho importante porque é muito menos suscetível de criar problemas que outros métodos. E para haver uma overdose é preciso mesmo alguma coisa falhar à grande!!!

É o que eu acho! :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Pedro,

Uma vantagem é ser um método simples, barato e prático de aumentar a concentração de Cálcio e reforçar o KH. Uma desvantagem é a sua utilização depender da taxa de evaporação. Já usei reactores para automatizar mas actualmente utilizo o clássico método de pingar durante a noite, sendo que a solução dessa forma é sempre nova e em volume controlado (5l/dia). Contudo além de kalk tenho reactor de cálcio a funcionar 24/7.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

Eu tenho opinião contrária ...

O Kalk ajuda a estabilizar o KH e consequentemente o pH e ajuda também à percipitação de fosfatos.
Super benéfico ...

Eu no entanto só tive más experiências com Kalk devido a percipitações. Mas fui só eu ...

Ou seja ... mixed fellings ... acho benéfico mas não uso nem faço tensão de usar.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Pedro...

sempre usei e acho que sempre vou usar kalk nos meus aquários mesmo fazendo balling. Acho que é uma óptima maneira de "temperar" a água de osmose e torna-la mais "friendly" para os nossos sistemas. Para alem de ter niveis de CA e KH , ajuda a percipitar fosfato (estudos comprovados) e como muitos disseram, é barato e dá milhões.

Existem alguns problemas como o Ricardo disse com demanda vs evaporação, existem também alguns erros do pessoal que faz com que o kalk possa seja perigoso. Mas bem doseado, acho que é muito, mas muito bom.

Hugo... vou ter de te desmetir sobre um aqua só á base de kalk. È bastante possivel, ainda por cima tu conheceste o aquário!!... :D

Imagem

Marco Madeira Escreveu:
Olá Pedro...

sempre usei e acho que sempre vou usar kalk nos meus aquários mesmo fazendo balling. Acho que é uma óptima maneira de "temperar" a água de osmose e torna-la mais "friendly" para os nossos sistemas. Para alem de ter niveis de CA e KH , ajuda a percipitar fosfato (estudos comprovados) e como muitos disseram, é barato e dá milhões.

Existem alguns problemas como o Ricardo disse com demanda vs evaporação, existem também alguns erros do pessoal que faz com que o kalk possa seja perigoso. Mas bem doseado, acho que é muito, mas muito bom.

Hugo... vou ter de te desmetir sobre um aqua só á base de kalk. È bastante possivel, ainda por cima tu conheceste o aquário!!... :D

Imagem

Boas Marco,

Podes especificar esses erros do pessoal?
Era bom termos a referência para que a malta não os cometa!

Abraços,
Rui

Tens razão Marco, então e o meu? também era só com kalk e bombava!

Eu referia-me a um full SPS, e nem esse teu aquário nem o meu antigo eram full SPS, mas basicamente a ideia é: Enquanto a evaporação permitir que o kalk adicionado seja suficiente, não será preciso mais nada!!! ;)

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Pedro,

Uma vantagem é ser um método simples, barato e prático de aumentar a concentração de Cálcio e reforçar o KH. Uma desvantagem é a sua utilização depender da taxa de evaporação. Já usei reactores para automatizar mas actualmente utilizo o clássico método de pingar durante a noite, sendo que a solução dessa forma é sempre nova e em volume controlado (5l/dia). Contudo além de kalk tenho reactor de cálcio a funcionar 24/7.

abraço :)

Boas Ricardo,

Esse método assim parece-me melhor ... mas o que acontece a quem não pode preparar todos os dias os 5l para introdução de forma controlada?

Ou seja imaginemos o meu caso ... até trabalho a partir de casa e posso fazer isso todos os dias. Preparar a solução e colocar a pingar antes de ir para a cama ...

E quando tenho que me deslocar fora do país durante uma semana?

Depois quando volto retomo a rotina?
Quais seriam as implicações?

Abraços,
Rui

Boas outra vez,

Entretanto já alguém ouviu rumores que a utilização de kalk ao fim de algum tempo provoca a percipitação de carbonatos?

Li em tempos relatos de malta que ao fim de 3/4 anos a dosear kalk tinha de repente uma percipitação grande de carbonatos e uma libertação de fosfatos de volta à coluna de água.

Alguém se lembra disto ou confirma/desmente o rumor?

Abraços,
Rui

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Os erros devem-se essencialmente com sobredosagem de kalk... aumento significativo de PH por periodos de tempo insuportavel pelos corais e basicamnte branqueia tudo excepto moles.

Depois vem as invenções com dosagem de vinagre, doseamento de kalk quando o PH está mais alto, etc...

Existem artigos antigos, mas muito bons do Homes Farley sobre kalk, fica aqui este que para mim é o melhor.

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/index.php

libertação de fosfatos de volta à coluna de água.

Como assim? Por usar kalk?
Mas os fosfatos durante esses 4 anos estavam onde? Guardados no hidróxido de calcio? e depois o hidróxido saturava e libertava os fosfatos de volta?

Já tinha ouvido e lido coisas dessas de DSB's, filtros externos e afins, agora o kalk "acomular" fosfatos e depois libertá-los?
O kalk é água de osmose+hidróxido de cálcio que ainda por cima vai sendo renovado (a água) e substituído (o hidróxido) constantemente...

Confesso que não estou a perceber a ligação, Rui!!! :-\

Este artigo que o Marco refere, para mim é a biblia de como usar kalk! ;)

Marco Madeira Escreveu:
Os erros devem-se essencialmente com sobredosagem de kalk... aumento significativo de PH por periodos de tempo insuportavel pelos corais e basicamnte branqueia tudo excepto moles.

Depois vem as invenções com dosagem de vinagre, doseamento de kalk quando o PH está mais alto, etc...

Existem artigos antigos, mas muito bons do Homes Farley sobre kalk, fica aqui este que para mim é o melhor.

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/index.php

Thanks ...

Pois é ... agora que falaste em vinagre ... :D
Já nem me lembrava dessas discussões.

Abraços,
Rui

Obrigado a todos pelas vossas participaçoes!

Eu tb usava kalk até à coisa de 6 meses....pois notei que tinha o KH alto (11)...talvez tenha colocado muito hidroxido no reator...
Notei agora que alguma coralina estava a branquear.....dai ter pedido as vossas opinioes!

Acho que vou retonar a utilizar!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Pedro Chouriço Escreveu:
Obrigado a todos pelas vossas participaçoes!

Eu tb usava kalk até à coisa de 6 meses....pois notei que tinha o KH alto (11)...talvez tenha colocado muito hidroxido no reator...
Notei agora que alguma coralina estava a branquear.....dai ter pedido as vossas opinioes!

Acho que vou retonar a utilizar!

Eu sempre usei kalk nos outros aquários e mantinha tal como tu kh 11.
Nesta montagem deixei o reator de lado e posso dizer, não sei porque, mas não consigo ter coralina.
Se tem influencia direta com o kh elevado não sei mas o que é certo é que tenho kh 8 e nada de coralina.
Também ando a ponderar recolocar.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Boas,

Na minha anterior montagem não usei Kalk e tinha uma praga enorme de coralina .... fazia prato tipo montipora!

Abraços,
Rui

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas outra vez,

Entretanto já alguém ouviu rumores que a utilização de kalk ao fim de algum tempo provoca a percipitação de carbonatos?

Li em tempos relatos de malta que ao fim de 3/4 anos a dosear kalk tinha de repente uma percipitação grande de carbonatos e uma libertação de fosfatos de volta à coluna de água.

Alguém se lembra disto ou confirma/desmente o rumor?

Abraços,
Rui

Viva Rui,

Apesar de não pescar grande coisa de química, estive a ler sobre o kalk e fosfatos muito recentemente.

Li que o kalk ajudava à precipitação de fosfatos, ficando em fosfato de calcio. Este fica depositado em especial no areão (zonas duras) e até dentro das bombas, chegando a parar ou diminuir o funcionamento.
Esse fosfato de calcio é insoluvel ao ph "normal" o que habitualmente usamos nos nossos aquários, no entanto poderá haver ph diferentes em certas zonas do aquário, por exemplo em zonas onde há decomposição de matéria orgânica (zonas anóxicas) o ph está mais baixo e poderá então dissolver o fosfato de calcio e libertá-lo na coluna de água. Criando então booms de algas/cianos, que se alimentam desse fosfato.

Tenho aqui um link com algumas ideias (já é antigo): http://www.thereeftank.com/forums/f77/d ... +carbonate

Abraço,
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

No meu caso a coralina desapareceu porque as asterinas deram uma razia nela... poderá ser esse o caso, uma praga de asterinas? ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Não Artur, porque tenho muito poucas asterinas, devido a um camarão que as adora....

Rui, depende muito da midia utilizada no reator de cálcio, ou das quantidades de cálcio adicionadas em balling!

Tb já tinha lido sobre isso do fosfato de cálcio, que se acumula no areao e pode danificar as bombas!

Próximo

Voltar para Discussão Geral