Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral [Bio-Pellets] Tudo o que precisa saber

[Bio-Pellets] Tudo o que precisa saber

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Ora bom, quem aqui veio pelo título do tópico, veio ao engano! Pelo menos para já! Terá de esperar mais um pouco até o tópico ficar com informação que então responda, porque eu pouco percebo disto e a ideia deste tópico é mesmo discutir-se este método de redução de nitratos e fosfatos!

Pessoalmente tenho lido algumas coisas nos´ultimos tempos e mais cedo ou mais tarde vou experimentar, mas sei que há aqui no forum gente que usa bio-pellets e por isso façam favor de se chegar à frente e dar a vossa opinião do método!

Entratanto vou aqui colocar por tópicos a ideia que tenho atualmente na minha cabeça resumida pelo que tenho andado a ler (se tiver alguma mal, corrijam por favor):

1- Embora possa não parecer à primeira abordagem, o reator parece ter um papel fundamental no método, já que não se deve usar qualquer reator fluidizado, mas sim um que permita o controlo separado do fluxo dentro do reator e do fluxo pelo reator. Quer isto dizer que o reator deverá permitir controlar separadamente o fluxo dentro do reator (movimentação da midia) e o fluxo que passa pelo reator, que nem sempre (quase nunca) é a mesma coisa!

2 - A midia não se deve movimentar como um furação, mas sim suavemente, apenas para permitir alguma movimentação no sentido de que todas as particulas (normalmente bolinhas) sejam movimentadas.

3 - O fluxo que passa pelo reator deve ser muito baixo, quase gota-a-gota e ir-se aumentando progressivamente com base nas medições feitas! (lá está, só é possível este ponto e o anterior com um controlo separado de fluxos).

4 - Deve-se começar com 1/3 da quantidade de midia recomendada e ir adicionando aos poucos o resto. (é o que praticamente toda a literatura recomenda, contudo o video abaixo, que basicamente resume todos estes conceitos não dá tanta importância à quantidade de midia, mas sim ao fluxo).

5 - Toda a água que sai do reator deve entrar diretamente no escumador. Não é perto do escumador, é mesmo DENTRO do escumador, de preferência ligar a saida do reator à entrada da bomba de alimentação do escumador!

6 - A Midia deve estar às escuras (nunca vi um reator às escuras, mas esta referência aparece julgo que no próprio site da NP pellets).

7 - Os problemas associados ao uso de bio-pellets parecem ter que ver com o não cumprimento de algumas destas ideias referidas em cima. O boom de bactérias (água esbranquiçada) parece sobretudo ter que ver ou com um fluxo muito forte de início ou com muita midia usada, ou com os 2! ;)

1 video partido em 2, que resume muito destes conceitos:

Malta que já usa, façam favor de se chegar à frente e contradizer o que eu escrevi!!! :D

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Olá Hugo,

A ideia é reduzir fosfatos e nitratos, a minha opinião é pela maneira mais simples que conheço.

Tudo o que é reator acumula detritos, se tiver uma boa circulação vai ser uma zona oxigenada e vai ajudar a criar bactérias nitrificantes (produção extra de nitratos), as bactérias que se alimentam das pellets vão consumir esses nitratos e os nitratos que passarem pelo reator (segundo a sua capacidade).

Se um sistema tem nitratos é porque não está em equilibrio, precisas de aumentar a zona de desnitrificação, uma boa solução seria meter siporax, por exemplo suspenso (para não acumular detritos) e numa zona de pouco fluxo para criar então as zonas anaeróbicas (haveria um maior contato com a coluna de água da sump, não ficaria restrito ao fluxo de uma bomba). Passado um tempo fazes então os testes de nitratos a ver se o siporax introduzido é suficiente. (questão dos nitratos)

Para os fosfatos:
Aspiravas o areão e as rochas, essa água iria para fora do sistema e substituída nas tpas, numa rotina semanal para manter o fostato sobre controle.

Abraço,
Miguel

Obrigado pela tua intervenção Miguel! ;)
Mas felizmente já passei há muitos anos a fase de perceber o ciclo do azoto, que tão bem explanás-te! :D

Este tópico é para debatermos concretamente a metodologia bio-pellets, não para resolver algum problema específico! :-bd

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Posso só dar a minha muitíssimo breve experiência e o que aprendi com ela.

Acho Hugo que esse boom de bactérias também se pode dar quando não há nitrato ou fosfato para consumir.

Daquilo que percebi um fluxo a precorrer a "media" de 300l/h é aceitável.

Existem muitas pessoas a usar Biopellets sem ter o reactor às escuras e sem ter boom de bactérias pelo que acho que não seja critica essa modificação no reactor.

Agora a minha lição é que não façam como eu e não tentem combater uma coisa que ainda nem sequer existe !!!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Pois a movimentar as pellets acho que sim, a sair do reator, parece-me manifestamente muito! Viste o video que coloquei?

Aquilo é praticamente pinga-pinga!!! :-

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo Figueiredo Escreveu:

Pois a movimentar as pellets acho que sim, a sair do reator, parece-me manifestamente muito! Viste o video que coloquei?

O fluxo é ajustado de acordo com a movimentação que faz dentro do reactor até porque dependendo do tamanho do reactor é que necessitas ou não de mais circulação, eu nao sei que valor tenho neste momento apenas me importo em ter as pellets a mexer correctamente.

Joao Tomas Escreveu:

O fluxo é ajustado de acordo com a movimentação que faz dentro do reactor até porque dependendo do tamanho do reactor é que necessitas ou não de mais circulação, eu nao sei que valor tenho neste momento apenas me importo em ter as pellets a mexer correctamente.

Mas que fluxo?

O fluxo DENTRO do reator ou o fluxo que SAI do reator?

O que eu tenho lido (e está bem explicado naquele video que coloquei) é que os reatores fluidizados normalmente só têm um controlo de fluxo, ou seja, neste caso das pellets, o fluxo de saída do reator é aquele que resultar do ajustes que se pretende a nível de novimentação.

A questão é que tipicamente o fluxo de movimentação das pellets é muito elevado comparado ao que se pretende de saída, daí o ser necessário conseguirmos controlar os 2 fluxos em separado como é explicado no video!

Eu estou a construir um reator de pellets e estou a fazer com este conceito: controlo destinto da movimentaçao das pellets e da saída!

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
boas

Gostei do que vi, já utilizei bio pellets e se tiver falta irei usar na mesma, neste momento quero ver se consigo combater isso com as cerâmicas (ta na moda :D).
Como disse utilizei mas nunca da maneira que demonstra nos vídeos e tive resultados na mesma, mas de facto gostei do sistema que demonstra o vídeo e ate acho lógico e mais fácil de controlar

Obrigado Hugo ;)

:-bd
Cump.
Anthony

Esse conceito é o melhor!!! sem duvida que se conseguires controlar o fluxo interno e o de saida, conseguirás controlar melhor o consumo das pellets e a reduçao de NO3/PO4.

Eu falei à pouco do fluxo interno, nao me preocupo se é muito ou pouco desde que tenha o minimo para remexer bem as pellets, para controlar a redução de nutrientes faço a partir da quantidade de pellets que tenho no reactor e adiciono ou retiro pellets consoante o desempenho delas.

Pronto, assim tá certo! Já me faz mais sentido, mas julgo que muita gente não faz isso!

Ou seja, parece-me então haver 2 formas de controlar um reator de bio-pellets:

1 - Através da quantidade de pelelts (como o João Tomas, faz).
2 - Através do controlo do fluxo de saída do reator (como é explicado no vídeo).

Ambas me fazem sentido, embora me pareça bem melhor, mais fácil e com menos manutenção a 2ª! Por isso o gajo que fala no vídeo diz que a quantidade nem é muito importante. O importante é o fluxo! Contudo neste método de controlar pelo fluxo fico com uma dúvida (e já vi o video umas 3 vezes e não consigo perceber) que é: Não há o risco do fluxo ser tão pouco, que as bactérias morrem à fome?

Ou seja,

Se as bactérias consumirem todo o nitrato e fosfato ( o carbono têm sempre na pellets) dentro do reator, mais depressa que entra nova água no mesmo (com mais nitrato e fosfato), elas não morrerão à fome e não poderá haber o tal boom de bactérias também?

Salvo melhor opinião o que acho que acontece é que a própria população de bactérias se adapta ao meio e se começa a ter pouco nitrato e fosfato também não se reproduz tão depressa! Temos de ver que estamos a falar de bactérias. Organismos que se adaptaram ao longo dos séculos a ambientes completamente adversos e opostos...

Faz sentido?

Pronto, assim tá certo! Já me faz mais sentido, mas julgo que muita gente não faz isso!

Ou seja, parece-me então haver 2 formas de controlar um reator de bio-pellets:

1 - Através da quantidade de pelelts (como o João Tomas, faz).
2 - Através do controlo do fluxo de saída do reator (como é explicado no vídeo).

Ambas me fazem sentido, embora me pareça bem melhor, mais fácil e com menos manutenção a 2ª! Por isso o gajo que fala no vídeo diz que a quantidade nem é muito importante. O importante é o fluxo! Contudo neste método de controlar pelo fluxo fico com uma dúvida (e já vi o video umas 3 vezes e não consigo perceber) que é: Não há o risco do fluxo ser tão pouco, que as bactérias morrem à fome?

Ou seja,

Se as bactérias consumirem todo o nitrato e fosfato ( o carbono têm sempre na pellets) dentro do reator, mais depressa que entra nova água no mesmo (com mais nitrato e fosfato), elas não morrerão à fome e não poderá haber o tal boom de bactérias também?

Salvo melhor opinião o que acho que acontece é que a própria população de bactérias se adapta ao meio e se começa a ter pouco nitrato e fosfato também não se reproduz tão depressa! Temos de ver que estamos a falar de bactérias. Organismos que se adaptaram ao longo dos séculos a ambientes completamente adversos e opostos...

Faz sentido?

Claro se tiveres um controlador de fluxo nao te interessa muito se tiveres muita quantidade porque por exemplo irás remexer mais quantidade ou menos consoante aquilo que pretendes...mas pensando bem não sei se essa afirmação é totalmente correcta, imagina que so meto 50mg, nem que metas la uma bomba igual à que tens no retorno nunca mais vais retirar os nutrientes!!!!quando digo 50 posso dizer 100mg se o sistema for grande como o teu e tiver uma grande carga organica.

Penso que um dos problemas das pellets por vezes é gerar bactérias a mais para aquilo que tens de nutrientes para consumir e aí necessitas de reduzir a quantidade...tenho ideia que notas no areão quando tem bacterias a mais ganha umas bolhinhas de ar...alguem que me confirme isto porque não tenho a certeza!

Mas lá está, as bactérias ajustam-se à quantidade de "comida" que têm.

Aqui um exemplo disto:

Imagem
Imagem

Lá está, quando a comida diminui, a população de bactérias também diminui e vice-versa, por isso é difícil que haja overdose de biopellets...

O perigo maior é elas retirarem tudo da agua deixandoa esteril a nivel de nutrientes e isso pode ser fatal se nao complementares com alimentação adequada!

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Aqui está o meu reator....é muito parecido com esse!

viewtopic.php?f=21&t=540&p=1354&hilit=reator+biopellets#p1354

Joao Tomas Escreveu:
O perigo maior é elas retirarem tudo da agua deixandoa esteril a nivel de nutrientes e isso pode ser fatal se nao complementares com alimentação adequada!

Mas lá está, isso controlas com o fluxo de saída!

Um exemplo prático:

Tens nitrato a 5 e fosfato a 1. Metes o reator a funcionar com a movimentação das pellets que pretendes e não lhe tocas mais.

Vai acompanhando os parametros e chega a um ponto em que ficas com tudo zerado. Nesse momento, diminui-se um pouco o fluxo de saída até os valores de nitrato e fosfato atingirem o valor pretendido. Depois é um jogo de fluxo de saída do reator. Mais fluxo, mais limpeza, menos fluxo, menos limpeza!

E isto tudo sem mexer na quantidade de pellets ou na movimentação delas...

Julgo que é este o princípio (pelo menos este adotado pela ReefDynamics)!!! :-B

Joao Tomas Escreveu:

Mas lá está, isso controlas com o fluxo de saída!

Um exemplo prático:

Tens nitrato a 5 e fosfato a 1. Metes o reator a funcionar com a movimentação das pellets que pretendes e não lhe tocas mais.

Vai acompanhando os parametros e chega a um ponto em que ficas com tudo zerado. Nesse momento, diminui-se um pouco o fluxo de saída até os valores de nitrato e fosfato atingirem o valor pretendido. Depois é um jogo de fluxo de saída do reator. Mais fluxo, mais limpeza, menos fluxo, menos limpeza!

E isto tudo sem mexer na quantidade de pellets ou na movimentação delas...

Julgo que é este o princípio (pelo menos este adotado pela ReefDynamics)!!! :-B

Sim, teoricamente poderia ser assim, mas...devido ao já conhecido red-ratio isso não acontece bem assim, podias acabar por ficar com nitratos e sem fosfatos!!! :D Eu neste momento estou nessa situação mas vou tentar diminuir mais os nitratos colocando mais pellets, e depois quero perceber se não consigo mesmo descer os nitratos devido ao ratio ou não.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
E sobre as XL Biopellets, parece que não precisam de estar num reator... não precisam ser fluidizados, basta colocá-los num mediabasket.

Já alguém testou?

Obrigado.

Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
O que tenho notado na utilização das pellets no meu aqua, é uma maior reduçao dos nitratos do que dos fosfatos!

Pedro, que níveos tinhas antes e que níveis tens agora de nitrato/fosfato?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Eu já tive 2 situações e ambas penso que têm a haver com o red-ratio. No antigo sistema nao tinha nitratos e tinha 0.1 de fosfatos e só consegui baixar com resina anti-fosfatos porque de maneira nenhuma as pellets tiravam os fosfatos mesmo que aumentasse a quantidade...

Agora no novo sistema desde o inicio que tinha poucos fosfatos, e neste momento nao tenho fosfatos e tenho os nitratos a variar em 1ppm e 2ppm sem conseguir descê-los mais... já meti mais siporax mas é um processo demorado até ver resultados, se não tiver sucesso vou tentar aumentar a quantidade de pellets, mas sem fosfatos penso que não irei conseguir...a não ser que aumente os fosfatos :p

Voltar para Discussão Geral