Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Acanthurus Leucosternon

Acanthurus Leucosternon

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 15/fev/2013, 11:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas Pessoal,

Tenho andado a pensar introduzir um Leucosternon no meu tanque, o meu problema é que tenho lido imenso sobre o peixe e pelo que leio é um animal muito dificil de manter...
Alguém tem experiência com o animal?
O meu tanque tem:
130CX55LX50A
e actualmente já tenho 3 Cirurgiões...
1 Hepatus
1 Naso
1 Dejardini

Opiniões e conselhos são bem vindos.
O Peixe é de facto fantástico mas estar a comprar um animal para o manter durante 1 mês, é uma falta de respeito para com o mesmo...
Outra opção seria o acanthurus lineatus, mas do que tenho lido é ainda mais dificil...

BTW, Já tive ichtio no hepatus, por isso, o tanque já tem o bichinho... a quarentena é importante, mas ainda assim, não vou eliminar o ictio...e estes peixes(Leucosternon) são do que leio piores que os hepatus(?) no que repeita a ictio.

Obrigado desde logo.

Mensagem 15/fev/2013, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Boas posso-te dar uma ideia e um conselho ...

Compra um que estaja ja a algum tempo numa loja e que esteja a comer bem , é meio caminho andado , quando digo algum tempo digo 1/2 meses ...

tenho um como sabes e teve 3 meses na loja antes de vir para minha casa , nunca ganhou pontos quando o introduzi e sempre comeu que nem um lord , mas que é um peixe difícil é , perincipalmente stressado da cabeça , sempre que meto um peixe novo anda 4/5 dias todo stressado e cheio de pontos até que depois lhe passa , quando começa a conhecer melhor ou peixe novo , mas em suma é um peixe muitoooo Porreiro ...

Se coneceres alguma loja de confiança pedes para trazerem um e manterem la na loja uns tempos , vais ver que é meio caminho andado ....

Quanto ao lineatos , é um pau de dois bicos , podem ser muito difíceis ou muito fáceis , mas normalmente são difíceis e também muito stressados ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 15/fev/2013, 13:12

Pois,

O meu problema é uma loja que esteja disposta a isso... Quer dizer, se o bicho morre na loja, vai dar no mesmo :(
Vou esperar por mais opiniões... a ver se consigo alguma coisa.
Um ponto forte é que dos cirurgiões que tenho nenhum é da Especie Acanthurus... o que para compatibilidade já é bom. Alem de serem todos relativamente pequenos, por isso... vamos ver...

Tks,
Nuno.

Mensagem 15/fev/2013, 13:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Nuno desculpa o offtopic mas onde costumas comprar os peixes?

Das lojas que conheço não vejo aquela "qualidade" desejada
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 15/fev/2013, 13:23

Pois... eu percebo,

Compro alguma coisa em Coina(Retail). E a maior parte foi uma importação que fiz logo no inicio do aquario.(Hepatus, Camarões, Anjo anão, etc).
Mas em coina por vezes consegues umas coisitas boas, se bem que ultimamente, no meio dos 50 que lá tem a qualidade deixa muito a desejar...é observar com atenção e por norma peço sempre para alimentarem.

Abraço.

Mensagem 15/fev/2013, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Obrigado Nuno ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 15/fev/2013, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=366
Acho o teu aqua pequeno para manteres um leucosternon
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 15/fev/2013, 17:05

Maybee...
Na realidade em Galões são cerca de 100...(396lt brutos + sump que para o efeito não contaria), mas obviamente que depende muito até porque estes peixes na natureza acupam áreas de várias dezenas de metros quadrados(Melhor, reclamam um território de várias dezenas de metros quadrados)...
Por outro lado já vi sites a aconselharem os 100g certos e até menos, este por ex. que também é muito conhecido aconselha 75g(280lts aprox):
http://www.bluezooaquatics.com/productD ... 26&cid=287

Tenho lido muito sobre o peixe e percebo as limitações, desta forma estava a tentar investigar um pouco mais, para perceber se de facto estou capacitado para o manter dada a sua beleza. O Objectivo é recolher opiniões para ver se consigo decidir-me a arriscar de forma ponderada e consciente.
Uma opção era o Lineatus, mas esse ainda é mais complicado...

Abraço e obrigado pelo conselho.

Mensagem 15/fev/2013, 17:34

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pela "converseta" :D tu vais mesmo acabar por comprar o peixe, por isso resta-me dar a minha opinião.

É dos meus tangs favoritos e sempre quis ter um!
Só o tive no 3º aquário (550Litros) e após 2 anos de maturação. Morreu em poucas semanas e matou mais uma série de peixes com o ictio que trazia. Isto foi há mais de 6 anos!

Nesta montagem, foi o primeiro peixe a colocar, já para ver como se adaptava! Fiz quarentena de cerca de 37 dias, banhos de água doce, tratamento de ictio, praziquantel, etc... quando não notei nenhum indício de bicheza no peixe coloquei-o no aquário! Estava um peixe fantástico. comia de tudo! (podes ver alguns relatos no meu tópico e no da quarentena de peixes). Morreu em cerca de 2 meses! 1 dia vi-o muito inchado na barriga, no outro estava morto!

Não vou mais colocar ou tentar ter este peixe!!!

Tenho ideia que é dos peixes mais susceptíveis ao crypto e que mais sofrem com ele podendo mesmo matá-lo! Por isso tenho para mim que ou entra num aquário que não lhe cause muito stress (ser dos primeiros, não haver outros tangs, ser bem (diferente de muito) alimentado, etc...) ou irá acabar por ter problemas... No teu caso concreto, dado o tamanho aquário e os peixes que tens eu não recomendo a entrada de um Leucosternon, até porque o pior que pode acontecer é matar-te outros peixes!

Posto isto, dizer apenas que não acho que seja um peixe difícil! É um peixe... esquisito, diria antes e neste contexto acho até o lineatus mais acessível que o Leucosternon!

Mensagem 15/fev/2013, 17:51

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pela "converseta" :D tu vais mesmo acabar por comprar o peixe, por isso resta-me dar a minha opinião.

É dos meus tangs favoritos e sempre quis ter um!
Só o tive no 3º aquário (550Litros) e após 2 anos de maturação. Morreu em poucas semanas e matou mais uma série de peixes com o ictio que trazia. Isto foi há mais de 6 anos!

Nesta montagem, foi o primeiro peixe a colocar, já para ver como se adaptava! Fiz quarentena de cerca de 37 dias, banhos de água doce, tratamento de ictio, praziquantel, etc... quando não notei nenhum indício de bicheza no peixe coloquei-o no aquário! Estava um peixe fantástico. comia de tudo! (podes ver alguns relatos no meu tópico e no da quarentena de peixes). Morreu em cerca de 2 meses! 1 dia vi-o muito inchado na barriga, no outro estava morto!

Não vou mais colocar ou tentar ter este peixe!!!

Tenho ideia que é dos peixes mais susceptíveis ao crypto e que mais sofrem com ele podendo mesmo matá-lo! Por isso tenho para mim que ou entra num aquário que não lhe cause muito stress (ser dos primeiros, não haver outros tangs, ser bem (diferente de muito) alimentado, etc...) ou irá acabar por ter problemas... No teu caso concreto, dado o tamanho aquário e os peixes que tens eu não recomendo a entrada de um Leucosternon, até porque o pior que pode acontecer é matar-te outros peixes!

Posto isto, dizer apenas que não acho que seja um peixe difícil! É um peixe... esquisito, diria antes e neste contexto acho até o lineatus mais acessível que o Leucosternon!

OK,

Agora fiquei rendido... depois desta tua explicação, já desisti... De facto antes do teu post estava mesmo inclinado para o ir buscar, mas depois do teu relato... Ainda por cima sabendo que tive ictio num hepatus há sensivelmente 2 meses(e apesar de ter passado o parasita encontra-se de certeza no aquario), desisto deste rapazito... eventualmente num futuro tanque.

Obrigado!

Mensagem 15/fev/2013, 20:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Sinceramente parece-me a decisão mais acertada!
Penso que o risco se diminui bastante se for dos primeiros peixes a entrar!

Foi o que tentei fazer nesta montagem mas mesmo assim...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 15/fev/2013, 20:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Boas Nuno, o Hugo e o resto do pessoal já te deram bons conselhos. É de facto um peixe muito dificil de manter e muito mais ainda num aquário que, não sendo pequeno, também não tem as medidas adequadas. Já tive muitos e conheço muitas pessoas que também já o tiveram e posso dizer-te que a taxa de sucesso é reduzidissima. São extremamente susceptiveis ao ictio e stressam muuuuito facilmente.

Apenas não concordo com uma coisa: na minha opinião não deve ser o primeiro ou dos primeiros peixes. Necessitam de um aquário bem maturado e são extremamente territoriais e a não ser que nao coloques mais cirurgiões, não deve ser dos primeiros a entrar.

Opta antes por zebrasomas ou stenochaetus. Acanthurus são bem mais complicados...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 15/fev/2013, 21:54

Fica registado!

Obrigado a todos.

Mensagem 15/fev/2013, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas
É um peixe fantástico...já tentei 4 com este ultimo que esta ca a 3 semanas,
esta com alguns pontos mas é super territorial. Come que se farta espero que assim continue.
É uma pena, ter um aquario já com alguns peixes e de um momento para o outro ver ir tudo por agua a baixo.
Jurei para mim que este é o ultimo que tento. Não vou aconselhar a colocares nem a desistires da ideia, é a tua opção.
Eu se fosse montar agora um aquario iria fazer desta maneira:

Primeiro colocaria todos os peixes de cardumes tipo anthias cromis etc, para o aquario ficar com vida.
Depois gobies salarias palhaços...
Por fim faria o seguinte, juntava o dinheiro necessário para gastar todo de uma vez nos cirurgiões que mais gostava.
Falava com um logista e faria a minha seleção de cirurgiões e faria com eles uma boa quarentena em aquarios de litragem
razoável com separadores agua bem oxigenada e muita comida e tpas.
A introdução deles todos ao mesmo tempo e gordinhos corre muito menos riscos de correr mal.

Depois corais, corais, e mais corais.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 15/fev/2013, 23:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Eu foi à décima tentativa......e este que aqui tenho já me matou 2 Achilles!

Acho que é um peixe bastante terrotorial para o tamanho do teu aqua!

Cumps

Mensagem 16/fev/2013, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Boas
O que eu vou dizer a seguir se calhar não vai ajudar muito mas é a minha experiencia que eu tenho com este peixe. Eu tenho um, que vai fazer um ano no meu aquário (120x50x50), e que foi colocado quase ao mesmo tempo dos restantes peixes.
Neste momento está junto com 1 Desjardinii,1 Zebrasoma flavescens,1 strigosus, 1 scopas, 1 diadema,2 ocellaris,1 Centropyge potteri e 1 blenny bicolor. Se me perguntam se e tenho problemas com ele, por estar junto com mais cirurgiões, eu respondo que não. Apenas os habituais cumprimentos de cauda mas sem ferimentos de nota. O leucosternon veio para o meu aquário depois de quase 2 meses de quarentena na loja!!! Pensava eu que o peixe que já estava lá á quase dois meses e que ninguém comprava, era devido ao preço. :D
Então veio para o meu aquário e passado uma semana já devem adivinhar o que aconteceu… claro, apanhou íctio. Esteve assim durante 3 semanas, até que recuperou e até hoje não apresenta sinais da doença.
A sua manutenção no meu aquário é a seguinte:
Algas secas 3x por semana, comida congelada variada, e pelo menos 4 tipos de alimentos em flocos dos quais um tem de ser spirulina.
Locais para se esconder e dormir escolhidos por ele e que nunca foram alterados por mim com alterações de layout.
Mudanças semanais de 20 % água de osmose e sal.
Concordo que seja um peixe difícil e o Potteri também , mas no meu caso correu e espero que continue a correr, tudo bem. %%-
Cumpts

Mensagem 18/fev/2013, 17:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas pessoal...
a minha experiencia com acanthurus é apenas uma.. é com um aquilles, esse menino ai do meu avatar. Teve comigo 4 anos, depois morou noutro lado mais 4/5 anos e acabou por morrer há pouco tempo atrás com 9 anos de aquário.

Basicamente apenas vou relatar aquilo que se passou com o meu e aguma experiencia que adqueri com ele.

Antes de mais como o Cesar disse os Acanthurus são todos "chatos" como ó caraças...

Comprem-nos pequenos se possivel, ajuda a não estarem sempre tão stressados porque vão-se tornar adultos já dentro do aquário e acostumados a novos amigos de vez em quando. O meu entrou com uns 5 cms e o YT e o Hepatus já adultos não lhe passaram cartão. Convem ser aquários grandes... quanto mais grande for o peixe maior deve ser o aquario em qual o colocam.

Ao contrário do que o Hugo fez, acho que não são peixes para aquários recentes ou pouco maturados e sem corais mas sim, (na minha opinião) completamente o contrário. O meu quando entrou já não podia colocar um coral nen sequer no areão. O aquario tinha quase 2 anos quando ele entrou, perfeitamente saudavel, corais e peixes a crescer.
Devido á sua sensibilidade não são peixes para aquários "verdes" ou com menos de pelo menos 1 ano de vida e já bem maturado.

Alimentação é extremamente importante. Eu dava cerca de 2 folhas de Nori por dia aos 3 meninos... penso que alimentação á base de algas é fundamental para estes peixes, principalmente se o aquário não tem pingo de alga para eles picarem constantemente. Para alem dessas folhas ainda complementava com flocos, congelados, cycloop ezze e eventualmente ameijoas camarão ou mexelhão picado. Penso que se mantiverem a barriga dos Acanthurus bem cheia, redonda e saliente, bem alimentado o ictio e o stress é menor ou mesmo não aparece quase nunca.

No meio disto tudo ainda é preciso ter sorte com o peixe em si, quando vem da loja e com como os companheiros o recebem na hora de entrar no sistema.
Eu tive sorte... pois ele era pequeno, ninguem lhe ligou. Passado um dia comia... passado outro teve ictio (muito pouco) e ao fim de mais dois dias estava limpo. A partir desse dia nunca, mas nunca teve qualquer tipo de doença a não ser um olho inchado.
Mas, como disse... é preciso ter muita sorte com o exemplar de acanthurus que nos calha mesmo quando seguimos todas as regras. Eventualmente um dia, quando tiver um sistema maior vou voltar a tentar um acanthurus... pode ser que tenha sorte outra vez! :D

Voltar para Discussão Geral