Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Cobre no aquário de Recifes - Soluções Precisam-se

Cobre no aquário de Recifes - Soluções Precisam-se

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Meus Amigos,

Hoje venho alerta-los num imenso perigo na contaminação do aquário.

Eu tive a infeliz ideia de colocar uma válvula anti-retorno igual a esta: http://lagesa.pt/pt/...-vertical-latao

Desde essa data nunca mais consegui manter corais e nassários isto porque o latão é uma liga com cerca de 70% de cobre.

O cobre vai-se dissolvendo na água e a areia e a rocha viva absorvem funcionando como esponja.

Neste momento não tenho cobre dissolvido em água pelo que nos testes de cobre dá zero. Mas se pegar num pouco da areia ou na rocha viva e fizer o teste o teor de cobre é de 0,5 a 1,0 mg/l. Esta percentagem de cobre mata invertebrados (corais, nassários, eremitas, camarões, etc).

Tive esta válvula durante 3 meses no meu aquário e foi o tempo suficiente para que NUNCA mais conseguir tirar o cobre da areia e da rocha viva.

Já tirei um pouco de areia e passei vezes sem conta por água, esfrego a areia, mudo a água, etc... e depois volto a fazer o teste e lá estão os 0,5mg/l a 1mg/l.

Resumo por mais que tentem NUNCA é possível retirar o cobre absorvido pela rocha viva e areia.

Única opção: Trocar a Rocha Viva e a Areia

Abraço

Miguel Pinho

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Meus Amigos,

Eu tive a infeliz ideia de colocar uma válvula anti-retorno igual a esta: http://lagesa.pt/pt/...-vertical-latao

Desde essa data nunca mais consegui manter corais e nassários isto porque o latão é uma liga com cerca de 70% de cobre.

O cobre vai-se dissolvendo na água e a areia e a rocha viva absorvem funcionando como esponja.

Neste momento não tenho cobre dissolvido em água pelo que nos testes de cobre dá zero. Mas se pegar num pouco da areia ou na rocha viva e fizer o teste o teor de cobre é de 0,5 a 1,0 mg/l. Esta percentagem de cobre mata invertebrados (corais, nassários, eremitas, camarões, etc).

Tive esta válvula durante 3 meses no meu aquário e foi o tempo suficiente para que NUNCA mais conseguir tirar o cobre da areia e da rocha viva.

Já tirei um pouco de areia e passei vezes sem conta por água, esfrego a areia, mudo a água, etc... e depois volto a fazer o teste e lá estão os 0,5mg/l a 1mg/l.

Resumo por mais que tentem NUNCA é possível retirar o cobre absorvido pela rocha viva e areia.

Abraço

Miguel Pinho

Boas,

Antes de soluções mais radicais eu colocava imediatamente carvão .... muito carvão em filtro fluidizado

O que é que tens dentro do aquário neste momento? só peixes?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Boas,

O que eu tenho no aquário são peixes, uns eremitas que de vez enquando morrem os nassários que vão morrendo acho que de 10 só tenho dois e ricordias timidamente abertas, um sarco fechado e um frag de zoanthus fechado também.
Mortes: Vários eremitas, nassários (muitos) um Sarco, um frag de zoanthus e duas sinularias.

Há uma semana atrás tirei a válvula ati-retorno e coloquei carvão activado. Faço trocas de 10% de água todas as semanas e vamos aguardando.

O que me preocupa é que mesmo passando a areia por 3 ou 5 vezes por água, o cobre não sai. Vou fazer uma experiência em colocar uma amostra de areia ao sol até ficar seca e depois vou passar por água a ver o que dá no teste de Cu.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Miguel Pinho Escreveu:
Meus Amigos,

Abraço

Miguel Pinho

Olá Miguel,

Tambem já tive cobre no aquário, a solução foi começar tudo de inicio.

Mas se a concentração de cobre não for muito grande poderás experimentar por isto:

http://www.chemipure.com/prd_am/product/idproduct=3

Get all the benefits of Chemi-pure now with the added benefit of being able to remove all your phosphate and silicates. NO need for bulk Iron Oxide removers or spending additional money on a phosphate reactor. Chemi-pure Elite keeps making your aquarium maintenance easier. Chemi-pure Elite was designed and manufactured with the latest technologies available. Chemi-pure Elite is without a doubt the best all around filter media for all types of aquatic environments. Chemi-pure Elite is very economical, simple to use, and provides problem-free filter operation. Some of the benefits of using Chemi-pure Elite are listed below:

Some of the benefits of using Chemi-pure Elite are listed below:

Keeps pH stable and constant
Reduces fish loss due to pH changes or polluted water
Keeps aquariums crystal clear
Provides positive neurological reactions in fish, mimicking a natural environment
Filters out phosphates (PO4) and silicates (SIO2)
Reduces nuisance algae
Removes dissolved organics
Helps fish have a better appetite
Eliminates osmotic shock
Increases fish life span
Filters out coppers, metals, odors and phenol
Prevents ion antagonism
Lasts up to 4 months
Available in several sizes

Boa Sorte!
Imagem

Obrigado Bruno,

Mas eu não gosto de misturar produtos na água... só matérias filtrantes. Mas OBRIGADO pela ajuda.
Se o carvão activado não resultar a única tentativa será usar este produto:

http://www.seachem.com/Products/product ... iSorb.html

Mas vamos ver se com as trocas de água e carvão se eu consigo baixar para 0,05mg/l.

Cumprimentos
Miguel

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Sera Aquatan, aglutina metais pesados...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Miguel Pinho Escreveu:
Obrigado Bruno,

Mas eu não gosto de misturar produtos na água... só matérias filtrantes. Mas OBRIGADO pela ajuda.
Se o carvão activado não resultar a única tentativa será usar este produto:

http://www.seachem.com/Products/product ... iSorb.html

Mas vamos ver se com as trocas de água e carvão se eu consigo baixar para 0,05mg/l.

Cumprimentos
Miguel

Miguel,

O Chemi-pure é um material filtrante, tipo resina.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Nesse caso também posso experimentar essa resina

Obrigado
Miguel Pinho

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Miguel Pinho Escreveu:
Nesse caso também posso experimentar essa resina

Obrigado
Miguel Pinho

Andas a evitar o inevitável!!!

Podes colocar o que quiseres vai ser muito dificil mesmo irradicar o cobre, pois trata-se de um metal pesado não é verdade?!!!
Coloca uma foto para ver como esta o aquario !
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Não sei colocar imagens, mas vou tentar... :)

http://imageshack.us/photo/my-images/201/img3348h.jpg/

Caro Ricardo Prata,

Quando dizes que ando a evitar o inivitável, suponho que a tua sujestão era retirar a Rocha "que já foi viva" e a areia de coral e colocar nova RV e areia de coral, certo?

Cumps
Miguel

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Miguel Pinho Escreveu:
Não sei colocar imagens, mas vou tentar... :)

Fica o link para te dar uma ajuda de como colocar imagens e videos aqui no Recife.pt

viewtopic.php?f=9&t=925

Imagem

Ricardo Prata,

Quando dizes que ando a evitar o inivitável, suponho que a tua sujestão era retirar a Rocha "que já foi viva" e a areia de coral e colocar nova RV e areia de coral, certo?

Cumps
Miguel

E supões muito bem :D
Depois de ver a foto, reforço a opinião de retirar tudo do aquario e colocar areia nova (areia mais fina) e rocha tbm....vais ver que vais gostar do resultado final.!!!

Bom trabalho: :-bd
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Caro Ricardo Prata,

Está certíssimo eu sei, custa mas vai ter que ser. Quando o cobre é absorvido pela RV e pela areia, não sai de lá mais.
O que eu vou fazer é:

1. Retirar a RV (que nunca mais será RV nem rocha a utilizar em aquario de recife) e retirar também a areia.

2. Colocar o Carvão activado novo durante 24 a 48 horas sem colocar nada no aquário.

3. Descer as bombas de recirculação para o fundo do aquário no periodo de cima.

4. Fazer uma TPA de 30%

5. Substituir o carvão activado e colocar a areia e RV nova (subir as bombas de recirculação lógico)

E pronto está feito :)

Alguma coisa que esteja mal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Miguel Pinho Escreveu:
Caro Ricardo Prata,

Está certíssimo eu sei, custa mas vai ter que ser. Quando o cobre é absorvido pela RV e pela areia, não sai de lá mais.
O que eu vou fazer é:

1. Retirar a RV (que nunca mais será RV nem rocha a utilizar em aquario de recife) e retirar também a areia.

2. Colocar o Carvão activado novo durante 24 a 48 horas sem colocar nada no aquário.

3. Descer as bombas de recirculação para o fundo do aquário no periodo de cima.

4. Fazer uma TPA de 30%

5. Substituir o carvão activado e colocar a areia e RV nova (subir as bombas de recirculação lógico)

E pronto está feito :)

Alguma coisa que esteja mal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Boas, atenção, o cobre também se aloja no silicone. Eu em vez de carvão activado ia mesmo para o chemi pure.

Se pudesses era começar mesmo do zero.

Boa Sorte.
Imagem

A quantidade de cobre que fica retida no silicone é mínima e sai facilmente para a água, basta passar duas ou´três vezes aquelas esponjas de carvão activado ou até com simples raspador de limpar os vidros, para além disso o silicone não está em contacto com a Rocha viva.
Mas obrigado

Cumprimentos
Miguel Pinho

Boas,

Venho relatar que após trocas semanais de 10% de água e com a ajuda de um flitro com carvão activado, lá se abriram os zoanrhus. :)

Ainda não troquei nem a areia nem a rocha, e nem sei se vou trocar. :)

Vou continuar a fazer as trocas de água e a filtragem com carvão activado.

Ainda não tenho o teste de Cu da Seachem mas com o teste da Sera já consegui verificar que os niveis de cobre baixaram bastante. Neste momento tenho na areia 0.1mg/l. Ou seja consegui retirar 80% do cobre que estava retido na areia.

Na água do aquário, como a concentração é inferior a 0.1mg/l, não acusa no cobre no teste. Terei que aguardar pelo teste da Seachem.

São as notícias por hoje :)

Cumprimentos
Miguel Pinho

Voltar para Discussão Geral