Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Licenciamento para recolha de agua natural

Licenciamento para recolha de agua natural

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Venho alertar-vos para o facto de ser necessário uma licença para fazer recolha de agua salgada mesmo esta sendo "a balde" por exemplo.
Vou contar-vos a minha historia muito resumidamente:

Estava a apanhar agua no pontão da ericeira quando fui abordado pela policia maritima, perguntaram-me se eu tinha licença para puder apanhar a agua e eu disse que nem sabia que era preciso até porque estava a apanhar a balde e tinha ideia que dependendo da cavalagem do motor da recolha é que era ou não necessária a licença.

Ora não é bem assim, foi me explicado que o simples acto de recolher agua, nem que seja numa garrafa de 1,5L é que importa, assim como areia da praia por exemplo...
Para puder fazer a recolha de agua, mesmo que seja a balde preciso de ter uma licença da Administração da região Hidrográfica, no meu caso a ARH Tejo.
Depois de varios telefonemas lá alguem conseguiu dizer-me que poderia tratar da licença online, mais respectivamente no Siliamb (Sistema Integrado de licenciamento do ambiente).
Fiz aqui o registo e preenchi um formulario online para a requisição da licença, após 2 meses lá veio a dita licença, sou agora obrigado a registar mensalmente a quantidade recolhida e anualmente pagarei uma taxa sobre essa litragem, ainda não consegui falar novamente com eles para saber o preço dessa taxa.

Espero ter-vos ajudado, e se algum dia forem abordados pela policia maritima já sabem que afinal é preciso mesmo uma licença! Ou então fazem como o amigo Marco Madeira que disse que era para tratar dos pés Lindo!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Já estou registado... Mas não encontro esse tal formulário, onde está isso?
Um abraço

Luis M Carrilho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Luis M Carrilho Escreveu:
Já estou registado... Mas não encontro esse tal formulário, onde está isso?


Boas

Deves primeiro fazer o registo da habitação (na opção Prédios) onde está o aquario!
Depois vais à opção Processos e crias um novo processo em Criar requerimento e associas la no processo o prédio e preenches o resto do formulario.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
O pessoal em lisboa anda a recolher muita água ....

Tens que começar a recolher na Nazaré , na Nazaré a noite o pessoal da policia marítima até vem ter conosco para ver fotos dos aquários , sem stress ....

Muda de zona de recolha ;) ;) ... imagina que eles te aplicam 50€ / litro, das duas uma ou registas sempre que so recolheste 10 litros ou podes ter uma surpresa ....

abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
He he...
ou então vão apanhar água de manha bem cedinho... ninguem chateia, está tudo a dormir!! :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Paulooliveira Escreveu:
O pessoal em lisboa anda a recolher muita água ....

Tens que começar a recolher na Nazaré , na Nazaré a noite o pessoal da policia marítima até vem ter conosco para ver fotos dos aquários , sem stress ....

Muda de zona de recolha ;) ;) ... imagina que eles te aplicam 50€ / litro, das duas uma ou registas sempre que so recolheste 10 litros ou podes ter uma surpresa ....

abraço ..


Ainda tou pra ver o valor da taxa! Vou ver se falo com eles para saber o preço tabelado.

Marco Madeira Escreveu:
He he...
ou então vão apanhar água de manha bem cedinho... ninguem chateia, está tudo a dormir!! :D


É sempre um risco, os gajos falaram que a multa pode chega aos 3 mil euros!!! nem que seja por 100eur acho que nao compensa o risco!!


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Confesso que nunca, fui abordado no guincho junto ao farol.

A regularidade com que lá ia à alguns anos atrás era imensa ... agora as coisas podem ter mudado. Devem ter notado um descrescimo do nível de água e aquelas cabecinhas pensadoras logo se puseram a magicar mais uma maneira de lixar dinheiro ao povo ....

Irra!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Confesso que nunca, fui abordado no guincho junto ao farol.

A regularidade com que lá ia à alguns anos atrás era imensa ... agora as coisas podem ter mudado. Devem ter notado um descrescimo do nível de água e aquelas cabecinhas pensadoras logo se puseram a magicar mais uma maneira de lixar dinheiro ao povo ....

Irra!

Abraços,
Rui

Independentemente do tudo o resto e da conjuntura existente, olhando isoladamente, para este tema, faz todo o sentido que não se deixe ao livre-arbitrio a recolha/uso/extração de qualquer recurso natural, como é o caso da água (e já agora da areia como refere o João).

Em Sesimbra a capitania do porto fica mesmo de frente para onde recolhemos a água e estou sempre a ver quando me virão chatear... :ympray:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade: 51
Localização: Portimão - Algarve
Joao Tomas Escreveu:
Luis M Carrilho Escreveu:
Já estou registado... Mas não encontro esse tal formulário, onde está isso?


Boas

Deves primeiro fazer o registo da habitação (na opção Prédios) onde está o aquario!
Depois vais à opção Processos e crias um novo processo em Criar requerimento e associas la no processo o prédio e preenches o resto do formulario.



Boas João

E pagastes alguma taxa pela licença? E existe algum limite de água que se possa tirar?
Um abraço

Luis M Carrilho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Confesso que nunca, fui abordado no guincho junto ao farol.

A regularidade com que lá ia à alguns anos atrás era imensa ... agora as coisas podem ter mudado. Devem ter notado um descrescimo do nível de água e aquelas cabecinhas pensadoras logo se puseram a magicar mais uma maneira de lixar dinheiro ao povo ....

Irra!

Abraços,
Rui


Pois eu também à 3 anos para cá nunca tinha sido abordado!!! e inclusive muitos policias viram-me a apanhar agua e não se passou nada...foi até o dia!!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Luis M Carrilho Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Luis M Carrilho Escreveu:
Já estou registado... Mas não encontro esse tal formulário, onde está isso?


Boas

Deves primeiro fazer o registo da habitação (na opção Prédios) onde está o aquario!
Depois vais à opção Processos e crias um novo processo em Criar requerimento e associas la no processo o prédio e preenches o resto do formulario.



Boas João

E pagastes alguma taxa pela licença? E existe algum limite de água que se possa tirar?


Não paguei nada ainda, a taxa é anual, eu vou falar com eles pois ainda não tive a oportunidade de tirar algumas duvidas...em breve digo-vos!

Não sei se existe um limite, como apanho 100L de 15 em 15 dias nem me preocupei com isso...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Confesso que nunca, fui abordado no guincho junto ao farol.

A regularidade com que lá ia à alguns anos atrás era imensa ... agora as coisas podem ter mudado. Devem ter notado um descrescimo do nível de água e aquelas cabecinhas pensadoras logo se puseram a magicar mais uma maneira de lixar dinheiro ao povo ....

Irra!

Abraços,
Rui

Independentemente do tudo o resto e da conjuntura existente, olhando isoladamente, para este tema, faz todo o sentido que não se deixe ao livre-arbitrio a recolha/uso/extração de qualquer recurso natural, como é o caso da água (e já agora da areia como refere o João).

Em Sesimbra a capitania do porto fica mesmo de frente para onde recolhemos a água e estou sempre a ver quando me virão chatear... :ympray:


Enquanto não te chatearem tas bem!! quando te abordarem fazes numa de coitadinho e tal e a proxima já sabes tens que pedir a licença :p


Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Viva,

Pena a Policia Marítima e o enquadramento legal ser como é.

A náutica de recreio tinha muito mais desenvolvimento se eles actuassem de outra forma.

Ficava aqui horas a contar historias.... X(

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Parece-me ridiculo pagar por recolher agua do mar, já que não se trata de um bem finito. A agua esta em constante evaporação e reposição pela chuva, e nós mesmo devolvemos aguá de volta para o sistema quando ao fazer as mudanças de agua despejamos a agua velha pelos esgotos. Pois esta é devolta aos rios ou mar depois de filtrada. Parece ser mais uma maneira de ir buscar dinheiro, criada por um politico.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
José Miguel Silva Escreveu:
Parece-me ridiculo pagar por recolher agua do mar, já que não se trata de um bem finito. A agua esta em constante evaporação e reposição pela chuva, e nós mesmo devolvemos aguá de volta para o sistema quando ao fazer as mudanças de agua despejamos a agua velha pelos esgotos. Pois esta é devolta aos rios ou mar depois de filtrada. Parece ser mais uma maneira de ir buscar dinheiro, criada por um politico.


Subscrevo
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Idade: 49
Localização: Fânzeres - Gondomar
Qualquer dia vão cobrar a areia que trazemos dentro dos sapatos depois de um dia de praia.... =))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
João, chegaste a saber qual é o valor dessa taxa?
Cumprimentos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 18
Idade: 44
Localização: Porto
Na vossa opinião: não têm receio da água do mar poder contaminar o vosso aquário (visto poder conter contaminantes, pragas naturais, poluentes, etc...) ?

Abraço
Cumprimentos, André Rosário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 18
Idade: 44
Localização: Porto
No seguimento da minha última pergunta, costumam fazer algum tipo de pré-tratamento da água recolhida (por exemplo filtragem da água)?
Cumprimentos, André Rosário.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Pedro Matias Escreveu:
João, chegaste a saber qual é o valor dessa taxa?
Cumprimentos



Boas, já sabes o valor da taxa?

André Rosário é sempre possível a água trazer algum poluente porém é MUITO raro isso acontecer. Contudo e penso que falo pela maioria, temos cuidado quando vamos apanhá-la. Atenção se o mar está com espuma, se choveu, se a água está translucida... Depois tens a malta mais profissional que faz os belos dos testes à água recolhida. Quando se enche o aquário pode-se sempre passar pelo filter bag para apanhar alguma alga ou objeto indesejado.


Abraço

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron