Artur Fonseca Escreveu:
Pedro N Torres Escreveu:
Como não te identificaste não sei onde moras mas se puderes visitar o Fragario do Norte matas 2 coelhos com 1 só tiro pois para além de veres a calha em funcionamento, pois é a que ele usa no aquario pessoal, também a podes adquirir ao Mota!
Boas,
Também acho uma óptima sugestão, e além das Vertex, penso que o Carlos tem uma Radion e uma AI Sol em aquários de frags. A Vertex Illumina é uma das melhores soluções led, mas não é a única...

Pois, mas eu estou muuuuuuuuuuuito desatualizado.
Lembro me que há 7 anos atrás, quando deixei o hobbie, HQI eram TOP na iluminação de reefs.
Os maiores e melhores aquários, tinham estas lâmpadas e eu cheguei a ter no meu, inicialmente uma 1XHQI + Blue actinic e como é obvio o aquário cresceu e passou para 2XHQI + 2 Blue Actinic.
Lembro que aquela aparência mais do que real de ter um pedaço de Reef em casa, era maioritariamente obtido com estas lâmpadas.
Hoje, vejo que estas são quase obsoletas, que as T5 estão em força, existindo lâmpadas de vários tons, para todo o tipo de corais e peixes, e que as LED vieram revolucionar todo o sistema de iluminação.
Pena, eu ser de Lisboa mas, claro, como fiz em tempos de ir a Lojas do Norte adquirir uns coraizitos faço intensões de lá voltar e ir ao Fragário do Norte.
Agora pergunto, há lojas a vender destas calhas em Portugal?? e como o Artur disse, quais as outras soluções (económicas) possíveis para igualar uma Vertex??
Cumpss