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Dinoflagelados - uma maneira simples de os eliminar

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Boas,

Para quem quiser acompanhar a história toda pode ver AQUI!

Mas de qualquer maneira deixo o resumo de tudo o que li e estudei durante várias semanas até me conseguir ver livre dos Dinoflagelados.

Existem vários métodos e posso dizer que os experimentei todos como relato aqui!

Esta foi a minha experiência vivida ao longo de 3 meses e um detalhe de tudo o que experimentei. Pode ser que sirva de receita a alguém.

1º pH - 8.4/8.6
Não resultou. Manteve a população estável sem haver muito crescimento mas não resultou.

2º AlgaeX da Fauna Marin
A mim não resultou e ainda me matou um Aboinensis e um Diadema Setosum mas continuam a haver relatos de sucesso na net.

3º GAC
Não notei melhoras nem pioras na população de Dinoflagelados. Na prática estar lá ou não estar é um pouco indiferente no que toda ao controlo desta praga.

4º Apagão de luz durante 3 dias
Nem cheguei a experimentar para as Ricordeas não se ressentirem. Há relatos de algum sucesso nomeadamente quando usado em conjunto com o método 1 e 2

5º Redução do fotoperíodo para 4 horas só com actínicas
Mantêm pelo menos a população sobre controlo.

6º Aumento de circulação
Ajuda a mantêr os dinoflagelados em suspensão para que possam ser apanhados num saco de 200micra na SUMP
Recomendado. Foi o que tive que fazer.

7º Aspiração com tubo de ar
O areão e a RV ... funciona durante 20m mas é um trabalho inglório pois eles aparentam reproduzir-se mais depressa do que se consegue aspirar. O que é facto é que ao fim de 20m já está tudo coberto de novo. Além disso a fazer-se convém fazê-lo aspirando a água para a sump e fazê-la passar por um saco de 200micra para não retirar água do sistema.

8º Parar com as TPA por mais pequenas que sejam
Nunca esquecer que os Dinoflagelados alimentam-se e florescem com elementos vestigiários pelo que qualquer TPA por mais pequena que seja está a alimentá-los de novo. Do mesmo modo para quem usa balling os elementos vestigiários são para parar a sua dosagem de imediato.

9º Vodka
Nem pensar. Para quem dosea Vodka ... PARAR IMEDIATAMENTE ... os Dinoflagelados alimentam-se maioritáriamente de LUZ e Carbono pelo que a adição de qualquer fonte de carbono está expressamente proíbida.

10º Outros métodos próbióticos (zeovit, biopellets, etc ...)
Parar de imediato. Esta praga tem-se manifestado de forma mais violenta em aquários que praticam o ULNS (Ultra Low Nutrient System). Na prática não dando a hipótese de outras algas crescerem estamos a abrir espaço para que os Dinoflagelados crescam sem controlo nenhum pois não tem competição à altura.

11º Peróxido de Hidrogénio
A usar actualmente e que realmente mostra no meu aquário e repito NO MEU AQUÁRIO a adição de Peróxido de Hidrogéneo diluído a 3% (vulgo água oxigenada)
Receita: 1ml por cada 40l de água uma vez por dia derramada em zona de forte movimentação de água. Como agente altamente oxidante mata todas as formas livres de Dinoflagelados
Comprem na farmácia em vez de no Supermercado pois as embalagem que vi no super não fazem referência à sua composição. Na farmácia certifiquem-se que tem composição que será: água + peróxido de hidrogénio a 3%
No caso de comprarem a 6% em vez de 1ml por cada 40l de água passa a 0,5ml por cada 40l de água.
Não usar a concentração de 30% (embora já não haja disponível nas farmácias) pois o peróxido é extremamente combustível e instável.


NOTA ESPECIAL #1 ... Para quem tem anémonas não usar o método 11 ou então retirá-las do aquário antes de aplicar. As anémonas são compostas maioritáriamente por água e a desagregação do peróxido de hidrogénio H2O2 em O + H2O pode provocar extrema irritação nas anémonas e consequente morte.

NOTA ESPECIAL #2 ... O tratamento 11 deverá parar 3 dias após a irradicação dos Dinoflagelados. Não deve ser usada dose de manutenção.

NOTA ESPECIAL #3 ... Embora os valores de ORP caiam imediatamente após a dosagem voltarão a subir rápido para valores ainda mais altos que inicialmente. No entanto nunca a água oxigenada deverá fazer de substitudo do ozonizador.

NOTA ESPECIAL #4 ... Nunca aplicar o tratamento 11 sem medir antes e depois o pH e o valor de O2. No caso de verem os peixes ofegantes, deitados ou a respirar à tona, parar imediatamente o tratamento.


Abraços e espero que isto ajude alguém se não hoje pelo menos um dia.
Rui
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Olá Rui,

Excelente tópico e resumo de combate aos dinoflagelados :)

A solução de aumento de circulação para aquários com substrato (areia) é difícil de aplicar. Basicamente o que fiz quando me deparei com essa praga - constituída por organismos unicelulares com mobilidade - foi precisamente o uso de carvão activado alternado com esponja anti-fosfatos e trocas de água semanais com sifonagem do areão. Diria que todas as soluções que promovam uma melhor qualidade de água resultam a médio prazo.

Abraço
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