Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral TPA semanal ou quinzenal?

TPA semanal ou quinzenal?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 17/jul/2013, 00:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Tenho um sistema bastante estabilizado com 3 anos e meio, com cerca de 2000L.
Tenho feito TPAs semanalmente de 200L....mas agora nas ferias, num mês fiz 2 TPAs quinzenais de 400L cada....e não noto quaisquer alterações no sistema!

Qual a vossa opinião? Devo continuar com as TPAs semanais ou mudar para as quinzenais....a Quantidade de agua mudada seria a mesma, poupava era no trabalho.

Mensagem 17/jul/2013, 01:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
na minha opinião basta quinzenal..... mas deixa vir os experts... ;;)

Mensagem 17/jul/2013, 08:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Olá Pedro...
existem várias opiniões sobre o assunto mas depende do teu gosto pessoal pois ambas as maneiras (e outras) funcionam.
O problema com as grandes trocas de água tem a ver com o impacto de parametros no aqua. Por exemplo... e vou colocar uma hipotese no absurdo: Num sistema de 100 litros em que troques 40% de uma vez (1x por mês), se algum dos parametros não for correcto e equilibrado com o que tens na água do aqua, o impacto de uma TPA tão grande pode ser mau. Alteração grande de temperatura ou salinidade ou parametros quimicos etc... tudo isso pode gerar impacto e destabilização num aquário estável.

Já se fizeres os 40% mas dividido em 4X (10% semana), ainda que possas ter parametros diferentes da água do sistema, o impacto será minimo, ou na pior das hipoteses, perfeitamente remediável com uma outra TPA um pouco maior, em que rapidamente podes corrigir o problema gerado.

No teu caso em concreto e se és meticuloso com os parametros da água das TPAs (correção de valores, colocando parecidos aos teus no aqua), penso que é perfeitamente viavel e possivel a troca de semanal para quinzenal e até mensal sem teres grandes alterações quimicas ou impactos consideráveis.

Para melhor te ajudar dá uma olhada neste excelente artigo do Randy Holmes Farley sobre TPAs:

TPAs Randy Holmes Farley

Mensagem 17/jul/2013, 08:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Eu continuo a apostar em TPA's diárias, sensivelmente 2% da capacidade do sistema, com resultados positivos, visíveis a cada dia que passa.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/jul/2013, 11:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Marco o Artigo é excelente. Obrigado,

Pedro, epá tens que ver que nem toda a gente tem a capacidade para automatizar isso dessa maneira. Mas essa tua ideia vai de encontro à opinião do Marco.

Quanto a mim aquilo que tenho aprendido neste último ano é que depende .... depende da carga orgânica que tens, depende do que queres manter, depende do estado do aquário e acima de tudo depende da sua maturação.

Digo isto porquê: sempre fiz TPA semanais certinhas e alimentava imenso os peixes. O nível de carga orgânica era elevadíssimo.
Reduzi a alimentação e comecei a ter melhoras mas as TPA semanais acabaram com todos os nutrientes na água e consequentemente comida. Resultado comecei a empalidecer corais.
Carreguei na comida outra vez (sempre controlando) mas o sistema com a idade e a maturidade foi começando a ser capaz de lidar com esse aumento de comida ...
Então tive que espaçar as TPAs para 15 dias.

Por isso digo que é um equilibrio e que depende de sistema para sistema.

Com isto aprendi ... e neste momento consigo olhar para o aquário e perceber se estou a fazer TPA a mais e posso espaçar um pouco ou não.

Com isto não digo que dobre a litragem da TPA atenção.

Imagina faço TPA 100 litros semanal. Se vir que começa a ser muito e tenho que começar a espaçar, faço TPA de 100 litros quinzenal e não de 200 como tu estás a falar.

Faz sentido? Sim? Não? Para mim como sistema tem funcionado.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/jul/2013, 11:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Marco Madeira Escreveu:
Olá Pedro...
existem várias opiniões sobre o assunto mas depende do teu gosto pessoal pois ambas as maneiras (e outras) funcionam.
O problema com as grandes trocas de água tem a ver com o impacto de parametros no aqua. Por exemplo... e vou colocar uma hipotese no absurdo: Num sistema de 100 litros em que troques 40% de uma vez (1x por mês), se algum dos parametros não for correcto e equilibrado com o que tens na água do aqua, o impacto de uma TPA tão grande pode ser mau. Alteração grande de temperatura ou salinidade ou parametros quimicos etc... tudo isso pode gerar impacto e destabilização num aquário estável.

Já se fizeres os 40% mas dividido em 4X (10% semana), ainda que possas ter parametros diferentes da água do sistema, o impacto será minimo, ou na pior das hipoteses, perfeitamente remediável com uma outra TPA um pouco maior, em que rapidamente podes corrigir o problema gerado.

No teu caso em concreto e se és meticuloso com os parametros da água das TPAs (correção de valores, colocando parecidos aos teus no aqua), penso que é perfeitamente viavel e possivel a troca de semanal para quinzenal e até mensal sem teres grandes alterações quimicas ou impactos consideráveis.

Para melhor te ajudar dá uma olhada neste excelente artigo do Randy Holmes Farley sobre TPAs:

TPAs Randy Holmes Farley

Isto!

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Marco o Artigo é excelente. Obrigado,

Pedro, epá tens que ver que nem toda a gente tem a capacidade para automatizar isso dessa maneira. Mas essa tua ideia vai de encontro à opinião do Marco.

Quanto a mim aquilo que tenho aprendido neste último ano é que depende .... depende da carga orgânica que tens, depende do que queres manter, depende do estado do aquário e acima de tudo depende da sua maturação.

Digo isto porquê: sempre fiz TPA semanais certinhas e alimentava imenso os peixes. O nível de carga orgânica era elevadíssimo.
Reduzi a alimentação e comecei a ter melhoras mas as TPA semanais acabaram com todos os nutrientes na água e consequentemente comida. Resultado comecei a empalidecer corais.
Carreguei na comida outra vez (sempre controlando) mas o sistema com a idade e a maturidade foi começando a ser capaz de lidar com esse aumento de comida ...
Então tive que espaçar as TPAs para 15 dias.

Por isso digo que é um equilibrio e que depende de sistema para sistema.

Com isto aprendi ... e neste momento consigo olhar para o aquário e perceber se estou a fazer TPA a mais e posso espaçar um pouco ou não.

Com isto não digo que dobre a litragem da TPA atenção.

Imagina faço TPA 100 litros semanal. Se vir que começa a ser muito e tenho que começar a espaçar, faço TPA de 100 litros quinzenal e não de 200 como tu estás a falar.

Faz sentido? Sim? Não? Para mim como sistema tem funcionado.

Abraços,
Rui

e Isto! :D

Mensagem 17/jul/2013, 12:12

Joao Tomas Escreveu:

Isto!

Olha .... temos outro Hugo Figueiredo e não sabiamos .... :D :D :D

A moda pegou pelos vistos.

No Reefcentral usam o "x1" e "x2" aqui a moda pegou no "Isto" :D

Mensagem 17/jul/2013, 12:54

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:

Isto!

Olha .... temos outro Hugo Figueiredo e não sabiamos .... :D :D :D

A moda pegou pelos vistos.

No Reefcentral usam o "x1" e "x2" aqui a moda pegou no "Isto" :D

O culpado é o Hugo!!!

Mensagem 17/jul/2013, 13:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
TPA's servem (diz aqui o maçarico) para retirar produtos nocivos da agua (nitratos, etc) e repor os nutrientes / minerais consumidos pelo aquario.

Depende muito dos sistemas de filtragem usados, maturidade do aquario (e sua forma de lidar com amonia nitritos nitratos) e consumos de CA e MG dos seus habitantes.

TPA's mensais sem reposições de sais ou desequilíbrio orgânico é bem pior que as semanais, onde a variabilidade dos parâmetros é menor, e nenhum deles entra em valores críticos (por excesso / por carencia)

Nuno
Imagem

Mensagem 17/jul/2013, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Eu continuo a apostar em TPA's diárias, sensivelmente 2% da capacidade do sistema, com resultados positivos, visíveis a cada dia que passa.

Abraço
Pedro Ferrer

Olá Pedro,

Eu percebo a ideia de TPAs pequenas e diárias, mas se pensarmos que no dia seguinte a cada TPA já estamos a tirar 2 % da água que introduzimos no dia anterior e mais 2 % da que introduzimos no dia antes desse e assim sucessivamente...

Penso que a forma mais eficaz de diluir poluentes será a de fazer TPAs maiores e eventualmente mais espaçadas, pois é a forma que permite substituir maior quantidade de "água velha" no mesmo período de tempo, por "água nova"; o ideal, se calhar, será fazer grandes TPAs, num período reduzido de tempo, mas isso é difícil ($$$).

Eu mudo 15% por semana com sal sintético, mas respeito todas as opções desde que diluam poluentes e substituam elementos consumidos (haja TPAS), mas continuo a pensar que quanto mais melhor!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/jul/2013, 16:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
A minha ideia de TPA's diárias tem a ver com a reposição de oligoelementos, reposição de Kh, Ca, Mg, etc etc...
De outra forma, não faço mais nada para os repôr... as TPA's diárias retiram-me essa obrigatoriedade.

Periodicamente complemento com uma TPA maior de forma a aspirar sumps.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/jul/2013, 17:14

Pedro Ferrer Escreveu:
A minha ideia de TPA's diárias tem a ver com a reposição de oligoelementos, reposição de Kh, Ca, Mg, etc etc...
De outra forma, não faço mais nada para os repôr... as TPA's diárias retiram-me essa obrigatoriedade.

Periodicamente complemento com uma TPA maior de forma a aspirar sumps.

Abraço
Pedro Ferrer

ahhhh. dizes tu.

Fazes isso no teu sistema. Começa a carregar de SPS e depois falamos dessas TPA diárias. ;)
Para isso terias que fazer o acerto de todos os valores na água de TPA e quando começares a carregar o sistema isso não vai chegar.

Abraços,
Rui

Mensagem 17/jul/2013, 18:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Acho que a TPA semanal de 10% será melhor para repor elementos-traço. E a TPA quinzenal de 20% será mais eficaz para diluir poluentes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 17/jul/2013, 21:43

Boas!

Por agora vou continuar com os 20% quinzenais e ver como reage o aquario....se não gostar dos resultados volto aos 10% semanais!

Obrigado a todos!

Mensagem 17/jul/2013, 21:55

Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Por agora vou continuar com os 20% quinzenais e ver como reage o aquario....se não gostar dos resultados volto aos 10% semanais!

Obrigado a todos!
o

Coloca depois a tua experiencia ;)

Mensagem 19/jul/2013, 15:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Vou aproveitar o tópico para ver se ando a fazer asneira ou não :) ?

Epa as TPA são fretes obrigatórios. O meu aquário tem 400 litros e eu faço entre 30 litros de TPA no fim de semana que vou ao mar recolher água e 40 litros com sal misturado com água de osmose se me der a preguiça :). No fundo faço entre 7% a 10% de tpa uma vez por semana.

Eu sei que o ideal seria fazer sempre os 10% por semana, ou melhor ainda, se não estivesse fora durante a semana, era trocar dois garrafões de 5 litros de água do mar todos os dias.

Mas também só tenho 10 peixes e uns trinta corais/frags, acham que está muito mal?

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 07/set/2014, 12:28

Boas!

Passado um ano com TPA's quinzenais de 20% (400L), não notei grandes diferenças, nem para melhor nem para pior.....Ficou só mais pratico e comodo, pois com a TPA aspiro as sumps e o aquario pequeno dos Cavalos marinhos....

Vou continuar assim só mesmo pelo lado prático!

Cumps

Voltar para Discussão Geral