Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Lysmata seticaudata Vs Aiptasias

Lysmata seticaudata Vs Aiptasias

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Olá a todos,

Gostava de saber qual a vossa opinião/ experiência com os camarões lysmata seticaudata, como método de controlo/ eliminação das aiptasias. Já partilharam aqui no forum um video em que se vê os camarões a "devorar" uma praga de aiptasias, contudo já ouvi vários aquariofilistas a dizer que não são eficazes no controlo desta praga. Pelo que percebi têm de passar fome para se alimentarem delas.... Mas para eles passarem fome, outros vivos também terão de passar fome.

Estava a pensar adquirir alguns para tentar controlar as aiptasias, mas será que vale mesmo a pena?

Cumps,
Ricardo
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

Boas

Já tentei e não tive grandes resultados, vou eliminando algumas com uma seringa com um pouco de vinagre.
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Como diz o João, vinagre dá cabo delas.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

o Lysmata seticaudata é um bom predador de aiptasias,tem apenas vários senãos que é preciso saber antes de investir nessa solução

1º para eles comerem e atacarem aptasias tem de ser vários,é um camarão que funciona +/- como matilha,um, ataca a aptasia/fecha e os outros atacam logo acabando com o resto dela
como é um camarão caro e quase nem tem visibilidade o pessoal acaba por gastar dinheiro comprando 1 ou 2 e continua com aptasias, falando mal do bicho :) para surtir algum efeito tem de se ter uma media de 10 por cada aquário de 250 litros

2º temos de dar menos alimento para que eles tenham fome,se cair granulado ou artemia é muito mais apetecível do que andar atrás de aptasias
o melhor é matar as aptasias grandes,pois essas, só com muita fome e bastantes é que acabam com elas,
é um animal que com fome há relatos de também atacar zoanthus

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Comentário digno de registo do Carlos Mota.
Bem fundamentado.

Em tempos, por amabilidade do Paulo Bravo (Bubbles), tive a oportunidade de assistir a tal comportamento.
Um aqua cheio de lysmatas... um rocha minada de Aiptásias... os camarões atacam em grupo de forma incisiva.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Carlos Mota Escreveu:
boas

o Lysmata seticaudata é um bom predador de aiptasias,tem apenas vários senãos que é preciso saber antes de investir nessa solução

1º para eles comerem e atacarem aptasias tem de ser vários,é um camarão que funciona +/- como matilha,um, ataca a aptasia/fecha e os outros atacam logo acabando com o resto dela
como é um camarão caro e quase nem tem visibilidade o pessoal acaba por gastar dinheiro comprando 1 ou 2 e continua com aptasias, falando mal do bicho :) para surtir algum efeito tem de se ter uma media de 10 por cada aquário de 250 litros

2º temos de dar menos alimento para que eles tenham fome,se cair granulado ou artemia é muito mais apetecível do que andar atrás de aptasias
o melhor é matar as aptasias grandes,pois essas, só com muita fome e bastantes é que acabam com elas,
é um animal que com fome há relatos de também atacar zoanthus
.

A parte de poderem atacar outros corais como zoanthus é que também não é nada boa!! Mas talvez só ocorra em situações extremas.

João Jordão Escreveu:
Boas

Já tentei e não tive grandes resultados, vou eliminando algumas com uma seringa com um pouco de vinagre.

Vinagre!? Desconhecia essa técnica... É seguro? Não deve de ser aconselhado para reef's mais pequenos!?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Em tempos tive uma praga de aiptasias e só consegui controlar com uma seringa e uma solução bastante concentrada de Kalkwasser. Resultou! Provavelmente a causa terão sido as TPA's com água do mar. Neste aspecto gostaria de saber a opinião do Jordão a cerca das TPA's feitas com água colhida na nossa costa. Agradeço desde já a atenção.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Ruben Lopes Escreveu:
Em tempos tive uma praga de aiptasias e só consegui controlar com uma seringa e uma solução bastante concentrada de Kalkwasser. Resultou! Provavelmente a causa terão sido as TPA's com água do mar. Neste aspecto gostaria de saber a opinião do Jordão a cerca das TPA's feitas com água colhida na nossa costa. Agradeço desde já a atenção.

Epá ... as TPAs com água do mar nada tem a ver com Aiptaisas ...
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Já agora uma pergunta que para muitos vai parecer estranha, na nossa costa há aptasias???

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Humm... Rui, nao é bem assim. A nossa água é rica em nutrientes (Phyto e Zoo) e calculo que ajuda a proliferar estas, quando se encontrem no nosso aquário. Elas alimentao-se como qualquer outra anemona, e acredito que benefeciem muito da nossa água natural, ajudando-as a crescer e multiplicar-se.

Isto é apenas a minha opiniao pessoal baseado no que tenho visto ao longo dos tempos... da mesma maneira, um aquário com más condicoes, com excesso de materia organica, é um mimo para a proliferaçao delas!!

Paulo, nao sei responder a essa pergunta com certeza, mas diria que sim...

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Marco Madeira Escreveu:

Humm... Rui, nao é bem assim. A nossa água é rica em nutrientes (Phyto e Zoo) e calculo que ajuda a proliferar estas, quando se encontrem no nosso aquário. Elas alimentao-se como qualquer outra anemona, e acredito que benefeciem muito da nossa água natural, ajudando-as a crescer e multiplicar-se.

Isto é apenas a minha opiniao pessoal baseado no que tenho visto ao longo dos tempos... da mesma maneira, um aquário com más condicoes, com excesso de materia organica, é um mimo para a proliferaçao delas!!

Hummm eu sei disso, mas o que quis dizer foi contrariar o que ficou implicito na resposta do Ruben é que num aquário livre de aiptaisas elas não aparecem com TPA com água da nossa costa.

Abraços,
Rui

P.S: Como é que está o tempo aí?
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

O Ruben silva aqui da Quinta do conde, faz TPA com agua natural desde o inicio do seu aquario e nem uma aiptasia tem....

Eu tenho cerca de 50 camaroes desses e as aipasias pequenas nunca mais apareceram....ainda tenho algumas resistentes, grandes, que vou tentando matar com o aiptasia x da red sea....

Tenho de colocar uns na coluna seca para darem cabo das que entretanto ai se multiplicaram!

cumps

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Marco Madeira Escreveu:

Hummm eu sei disso, mas o que quis dizer foi contrariar o que ficou implicito na resposta do Ruben é que num aquário livre de aiptaisas elas não aparecem com TPA com água da nossa costa.

Abraços,
Rui

P.S: Como é que está o tempo aí?

Se tiver algum biólogo no fórum, provavelmente terá uma resposta fundamentada para as questões das aiptasias, contudo, terei de concordar que se a agua estiver rica em nutrientes as aiptasias tem condições favoráveis para o seu desenvolvimento, no entanto, as aiptasias não surgem por geração expontânea e terão de vir de algum lado. Quando falei da questão das TPA's falei porque durante o mergulho nas zonas costeiras açoreanas julgo já ter observado aiptasias e como a maioria dos membros devem saber a propagação das mesmas fazem-se por inúmeras formas e com muita facilidade podemos colher algumas na recolha de àgua do mar e assim "contaminar" o nosso aquario. Se alguém tiver uma opinião fundamentada que queira partilhar terei muito gosto em aprender.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
em relação as Aiptasias , também nao me posso pronunciar muito , porque durante todo o tempo que tive aquário e que fiz mudas de água com água o mar, apenas tive uma aiptasia que vinha na base de um coral e que eu não vi , so a vi uns dias depois , e retirei o coral tirei a aiptasia e até hoje nunca mais tive nenhuma isto ja la vai mais de 8 meses ... mas foi-me dito por uma pessoa que mergulha que na nossa costa existem muitas Aiptasias , a partir desse dia passei a passar a água do mar por 2 Sacos um de 200 e outro de 5 Micras tentando assim evitar algum esporo de aiptasia que possa vir na água ...

por isso penso que a agua do mar não seja o problema, até porque existem aquários que nunca viram água do mar com Aiptasias ....

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Sempre que posso, faço a tpa com agua acabada de coletar....os corais adoram, pois o zoo e phyto plâncton ainda está vivo....e ao fazeres e se fizer alguma filtragem, isso já não acontece.....

Agora há que considerar os pros e os contras e as escolhas/gostos de cada um!

Cumps

Voltar para Discussão Geral