Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Limpar coralina das bombas

Limpar coralina das bombas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 13/nov/2013, 20:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas,

Vou precisar de limpar a coralina das bombas de retorno, escumador e circulação.

Estou a pensar utilizar ácido muriático diluido em água na proporção 1 litro ácido / 6 litros de água referida neste tópico:
http://www.reefforum.net/showthread.php?22172-Limpar-coralina-das-bombas

De forma a limpar rapidamente as bombas em 1 ou 2 horas.

Confirmam as proporções?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 13/nov/2013, 20:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Deixa em vinagre algumas horas e parece nova ;)

Mensagem 13/nov/2013, 21:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Vinagre é mais seguri pois com o acido se te distrais a bomba derrete

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Mensagem 14/nov/2013, 00:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Epa um litro não ... 100ml para 6 litros de água e ao fim de uma ou duas horas tá tudo como novo ... E podes deixar 24h de molho que não derrete nada ....

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/nov/2013, 00:48

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epa um litro não ... 100ml para 6 litros de água e ao fim de uma ou duas horas tá tudo como novo ... E podes deixar 24h de molho que não derrete nada ....

Boas Rui,

Óptimo. Em termos de protecção, os óculos e luvas convém usar apenas ao manusear o ácido muriático ou também já com a solução diluída em água?
Imagem

Mensagem 14/nov/2013, 08:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ,
Sempre meti as mãos directo sem me preocupar muito com isso para ser honesto. Mas eu sou tido como sendo maluco portatanto não sou exemplo para ninguém.
Luvas pelo menos eu recomendaria.
Só uma coisa ... O ácido muriatico liberta vapores ... Cuidado com isso.

Sent from my HTC One using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/nov/2013, 10:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Bom dia,

Vinagre é a forma mais segura para limpar a coralina das bombas, não deixar mais de 24h para não estragar o cabo eléctrico - ou melhor ainda ter o cuidado de deixar este de fora do vinagre.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 15/nov/2013, 01:24

O vinagre parece ficar bem mais caro que o ácido muriático...
Imagem

Mensagem 15/nov/2013, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Eu utilizo e re-utilizo o vinagre.
Uso, guardo numa garrafa e utilizo na proxima vez.

Acham que é errado?
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/nov/2013, 14:47

Nao é errado pois o acido do vinagre fica lá, apesar de ganhar alguma sujidade....mas pode-se usar. E no hipermercado ha garrafas de vinagre de litro baratas

Mensagem 15/nov/2013, 17:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Caro? eu comprei uma garrafa no lidl de meio litro por 45cent, e nao usei um terço para limpar as tunze. Coloquei num reservatorio apertado de maneira a que nao fosse preciso por muito vinagre e meti um pouco de agua, passadas 2horas a sujidade saiu so passando por agua...

Mensagem 15/nov/2013, 22:41

Eu provavelmente irei precisar de uns 10 litros de solução diluída, aplicada num balde de sal, para poder limpar várias bombas em simultâneo e todas ficarem submersas.

Com vinagre iria precisar praí de uns 5 litros, misturados com 5 litros de água da torneira, não? 0.5l a 45 cêntimos, dava uns 4 euros e meio por 5 litros de vinagre.

Enquanto que o ácido muriático, 1.35 eur por 1 litro, e só iria precisar de usar uns 100 a 150 ml do ácido... ;)
http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2010&productid=14250&sid=0
Imagem

Mensagem 15/nov/2013, 22:47

Outra ideia, possivelmente parva... e que tal Coca-cola ou Fanta limão, bebidas bem ácidas, seria uma opção para limpeza em 1 a 2 horas?
Imagem

Mensagem 16/nov/2013, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Artur não percebo nada disso mas percebo de.coca cola e olha que não me parece boa ideia...
Vais ficar com tudo a colar!
Para além de que acho que sai mais.caro...

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 21/nov/2013, 18:56

Boas,

Na segunda-feira trouxe 7 litros de vinagre e 1 litro de ácido muriático. Durante a semana estive a limpar as bombas na solução de 7 litros 100% vinagre num balde, com as bombas a trabalhar durante 24 horas. Ficaram limpinhas. B-)

Com o ácido muriático vou deixar para outro dia para testar numa bomba "cobaia" com calma. :)
Imagem

Mensagem 21/nov/2013, 20:24

Boas,

Na segunda-feira trouxe 7 litros de vinagre e 1 litro de ácido muriático. Durante a semana estive a limpar as bombas na solução de 7 litros 100% vinagre num balde, com as bombas a trabalhar durante 24 horas. Ficaram limpinhas. B-)

Com o ácido muriático vou deixar para outro dia para testar numa bomba "cobaia" com calma. :)

Artur excelente experiência eu so nao coloco a trabalhar. Depois diz como correu com a acidi

Mensagem 10/jun/2014, 00:53

Boas de novo,

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Vou usar a proporção recomendada pelo Rui para limpar um conjunto de material. Preparei há pouco uma caixa de plástico de 50 litros, coloquei 36 litros de água da torneira, e acrescentei 600ml de ácido muriático (o produto parece ter 33% de concentração). Já está a bombar, com duas Tunze 6025 kitadas a fazerem circulação de água, juntas com duas bombas Eheim Compact+, o corpo do escumador, e a bomba do escumador. De meia em meia hora vou fazer o teste com a escova de dentes e quando a coralina já sair facilmente o banho deve estar quase pronto. Correndo tudo bem e os plásticos não derretendo, a seguir vão a Vortech, a bomba de retorno, e filtros fluidizados. :)
Imagem

Mensagem 10/jun/2014, 01:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Cuidado com os vapores.

Atenção aos aluminios e cromados nas redondezas. Os vapores oxidam tudo :- and then :-@

Mensagem 10/jun/2014, 03:25

Vitor Pedroso Escreveu:
Cuidado com os vapores.

Atenção aos aluminios e cromados nas redondezas. Os vapores oxidam tudo :- and then :-@

Obrigado Vitor. Eu por acaso quando abri a garrafa do ácido resolvi dar um cheirinho ao de longe e quase que me passava... aquilo parece BEM forte e perigoso... então procedi rapidamente a deitar no medidor de mililitros e adicionar rapidamente à água da torneira, para diluir logo. Assim diluído já está a parecer pacífico. :)

Ao fim de uma hora no banho já conseguia limpar alguma coralina e umas cenas encrustantes. Está agora há 2 horas e meia no banho e vou retirar e passar tudo por água doce.

Ainda não sei se a bomba de retorno e a Vortech vão agora a banhos, talvez amanhã... assim vejo com mais calma os resultados da primeira "banhada". :)
Imagem

Mensagem 10/jun/2014, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Eu já à muito que uso acido muriático para fazer PCB's.Desde que o Percloreto de ferro foi banido do mercado uso acido muriático. Já apanhei com belos sustos desde respiração ofegante, nauseas e tonturas. E porquê? Preguiça mais nada. :ymdevil:

Cuidado que mesmo diluido, ele está lá. Podes não o sentir mas está lá. Mantém o ambiente arejado.

Voltar para Discussão Geral