Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral adicionar kalkwasser

adicionar kalkwasser

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 14/dez/2013, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
tenho lido mt gente que diz adiciona kalk não agua de reposição com o método de pinga pinga durante a noite , eu recentemente comprei uma embalagem de kalkwasser powder e o método que me aconselharam era de colocar uma colher de sopa por cada 20 litros de agua e com uma bomba de circulação fazer a mistura .
esse método é o mais certo?

Mensagem 14/dez/2013, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Bom dia Nuno,

O kalkwasser convém ser adicionado duante a noite (para contrabalançar a descida do pH). Eu utilizo um garrafão de 5l (daqueles da água destilada, mais resistente do que os de água) com 2 colheres de chá de hidróxido de cálcio, agito bem e deixo a repousar durante o dia, à noite deixo a pingar com o auxílio de uma vareta rígida de vidro (podes usar aquelas que vêm com os balões da Chicco), tubo e torneirinha de ar.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 14/dez/2013, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Bom dia Nuno,

O kalkwasser convém ser adicionado duante a noite (para contrabalançar a descida do pH). Eu utilizo um garrafão de 5l (daqueles da água destilada, mais resistente do que os de água) com 2 colheres de chá de hidróxido de cálcio, agito bem e deixo a repousar durante o dia, à noite deixo a pingar com o auxílio de uma vareta rígida de vidro (podes usar aquelas que vêm com os balões da Chicco), tubo e torneirinha de ar.

abraço :)



boa tarde ricardo

sendo assim a hipótese de colocar o kalk directamente na agua de reposição não é a maneira mais indicada ?

Mensagem 14/dez/2013, 18:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boa tarde, Nuno

Como disse o Ricardo, a forma mais correcta é á noite e em pequenas quantidades (gota-a-gota) se possivel uma hora depois da iluminação do aquário se apagar. Nesta altura o PH da água desce e não corres o risco de aumentá-lo em demasia.
Podes usar duas formas, preparando a mistura todos os dias ou usando um reactor de kalc, tudo depnde da quantidade que precises e da disponibilidade que tenhas para o fazer. Já agora convém lembrar que a adição de kalc deve parar também antes de a iluminação começar a actuar, desta forma não vais ter oscilação do PH no aquário.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 14/dez/2013, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
obrigado pelo ajuda Joaquim .

ricardo podias me mandar uma foto da maneira como tu tens isso feito? é que eu preciso mesmo de ver para ver se aprendo a fazer uma coisa dessas.

Mensagem 15/dez/2013, 22:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

E adicionar kalk vale a pena?

Tenho reator de cálcio...e deixei de adicionar kalk porque me fazia subir mt o KH!!!!

Cumps

Mensagem 15/dez/2013, 23:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
com reactor de calcio nao me parece a nao ser que o ph baixe muito... o kalk deve ser doseaado muito pouco e muito lentamente pela expreencia que tenho, se nao desiquilibra os valores todos...

Mensagem 16/dez/2013, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

E adicionar kalk vale a pena?

Tenho reator de cálcio...e deixei de adicionar kalk porque me fazia subir mt o KH!!!!

Cumps


Pedro, mas o Nuno não usa reactor de cálcio...creio.

O objectivo do kalk é o mesmo objectivo de um reactor de cálcio, nem mais nem menos. Cada método de fornecimento de cálcio tem vantagens e desvantagens, embora eu entenda que existem mais vantagens no reactor de calcio, trabalhando com os métodos isoladamente.
Ainda assim, se conseguires controlar os níveis de alcalinidade, o que não me parece assim tão dificil num aquário com a dimensão do teu, só há vantagens em manter a adição de Kalk a trabalhar em conjunto com o reactor de calcio.
Aproveitas o melhor das duas coisas.
Anulas de forma imediata o natural excesso de ácido carbónico, mantendo uma reserva de alcalinade mais alta e menos oscilações de ph, forneces uma reserva de Ca e de bicarbonatos livres extra, precipitas eventuais fosfatos, entre mais uma ou duas vantagens....
Entretanto é preciso saber manusear o Kalk sob pena de o estragarmos. Por exemplo mexê-lo demasiado na preparação pode anular grande parte da eficiência, pois parte da reacção do hidróxido de cálcio com o ácido carbónico (CO2+H2O<->H2CO3) ocorrerá no recipiente.

Apesar de tudo Pedro, não tenho a certeza que tenho sido resultado da adição do hidróxido de cálcio isoladamente a subida do teu Kh!




Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 16/dez/2013, 15:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá Paulo , sim eu não tenho reactor de kalk.
Eu tenho colocado o kalk na água de reposição pk foi assim que me foi aconselhado na loja aonde comprei.
Sempre tenho lido que a adição de kalk era aconselhado a noite e no método pinga e da maneira como eu faço a adição e colocada a qualquer hora do dia e por isso é que eu gostava de saber se está maneira e perigosa para o meu aquário.

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 16/dez/2013, 16:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Desde que desliguei o reator de kalk nunca mais tive o Kh alto....o problema, creio eu, como tenho uma grande evaporação...fazia a reposição a noite toda....logo todas as noites o kalk estava pelo menos 8 horas sempre a bombar....

Mensagem 16/dez/2013, 17:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Desde que desliguei o reator de kalk nunca mais tive o Kh alto....o problema, creio eu, como tenho uma grande evaporação...fazia a reposição a noite toda....logo todas as noites o kalk estava pelo menos 8 horas sempre a bombar....


Bem :) , aqui poderá residir parte do problema, a adição de hidróxido de cálcio eventualmente esgotava todo o dioxido de carbono disponível. Mas tinhas uma boa maneira de resolver isso Pedro. Adicionavas durante a noite e durante o dia. Não há problema absolutamente nenhum.
Já agora, nunca tiveste problemas com a precipitação de carbonatos? E subia para que valores o Kh?


Nuno,

A ideia de que há necessidade de contrabalançar o dióxido de carbono produzido no periodo nocturno e a consequente quebra de Ph, é discutível e não é consensual. Esse procedimento é tido em conta, apenas porque pode haver algum azar na adição de kalk e no período nocturno há mais concentração de CO2, logo mais margem de erro.
Há quem defenda que acaba por ser mais stressante para a maioria dos animais uma aproximação entre o Ph diurno e nocturno do que propriamente essa oscilção natural.
Claro está, isto é apenas válido se estivermos a falar em sistemas estáveis em que a adicão gota a gota 24h/dia, acompanhando a evaporação, não resulta em problemas para o aquário.
Mas posso garantir que num aquário estável de uma litragem média (400/500litros), com uma boa população (consumo de cálcio e bicarbonatos e carbonatos continuo) não apresenta qualquer problema a adição continua de Kalk.
Agora, não há lineariedade nestas coisas, tudo depende se usas reactor de calcio ou não, da forma como tratas o kalk, que tipo de consumos tens, etc.

Qual é o volume do teu aquário?


Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 16/dez/2013, 18:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá Paulo

Olha eu tenho 2 aquários .
Reef cubo de 300 litros com mts lps e sps e um aquário fish only mas com alguns corais moles de 600 litros .


Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 17/dez/2013, 00:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Nuno, se tiveres facetime podemos combinar para veres como adiciono kalk no meu aquário, é mais simples do que estar a tirar fotos e colocá-las online.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 17/dez/2013, 01:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

São interessantes as tuas ideias Paulo Marinheiro e faz-me suscitar uma questão que desde há algum tempo tenho andado para testar que é: Qual o real impacto da adição de kalk somente no período nocturno utilizando o método pinga-pinga? Teoricamente faz sentido mas na prática será que haverá alguma contracção do abaixamento do pH nocturno?

Quanto ao impacto nos fosfatos aí então é que tenho mesmo sérias dúvidas! Aqui seria interessante "escutar" a opinião do César Silvério.

Acho que todas as acções que possamos tomar para tornar o "ambiente" do aquário mais estável são sempre bem-vindas e têm reflexão na saúde sobretudo dos corais, mais sensíveis do que os peixes. pH muito baixo (pH<7,5) durante a noite, num ciclo diário, pode ter influência no processo de calcificação / crescimento dos corais.

O CO2 é produzido durante a respiração liberta-se de dia e de noite, de noite a sua concentração aumenta simplesmente porque não há consumo (=fotossínese). Outra forma de contrariar a diminuição nocturna do pH é usar um refúgio de macroalgas com fotoperíodo inverso.

O uso de reactor de kalk e reposição de água evaporada automática ("Auto Top-Off" - ATO) deve ser monitorizado e regulado através do pH, o kalk é uma solução com pH elevadíssimo (pH=12) que numa situação descontrolada pode rapidamente acabar com um aquário saudável, pelo que mais seguro, simples e económico é mesmo o método clássico pinga-pinga, mesmo usando este método é importante fazer medições de pH, KH e [Ca] antes e depois de adicionar o kalk.

abraço :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 17/dez/2013, 13:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Quando tinha o reator de kalk no aquario, o mesmo funcionava de noite e de dia tinha o reator de cálcio...cheguei a ter o KH a 11....mas nunca tive precipitação de carbonatos....

Agora só tenho o reator de cálcio ligado 24/7 e o kh entre 7 e 8....

Quando faço os testes de cálcio os valores são os aconselhados....

Cumps

Mensagem 17/dez/2013, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Ricardo,

Quanto a kalk e fosfatos, não posso dar opinião experimentada, uma vez que nunca usei kalk no aquário, embora possa avançar que em tudo que li, se confirma alguma precipitação de fosfatos através da adição de kalk.

Quanto a reactor de cálcio, deixei de usar, pois no meu aquário tornava-se difícil equilibrar os parâmetros usando este método; desde que uso balling tenho o aquário muito mais equilibrado e estável.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 17/dez/2013, 16:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
César Silvério Escreveu:
Olá Ricardo,

Quanto a kalk e fosfatos, não posso dar opinião experimentada, uma vez que nunca usei kalk no aquário, embora possa avançar que em tudo que li, se confirma alguma precipitação de fosfatos através da adição de kalk.

Quanto a reactor de cálcio, deixei de usar, pois no meu aquário tornava-se difícil equilibrar os parâmetros usando este método; desde que uso balling tenho o aquário muito mais equilibrado e estável.

Abraço


Cesár so por curiosidade, qual o doseamento diario de Kh? Desculpem o off-topic B-)

Mensagem 17/dez/2013, 19:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá João,

Varia entre 290 e 320 ml, por dia.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/dez/2013, 11:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
Idade: 44
Localização: Aveiro & S Felix da Marinha VNG
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Quando tinha o reator de kalk no aquario, o mesmo funcionava de noite e de dia tinha o reator de cálcio...cheguei a ter o KH a 11....mas nunca tive precipitação de carbonatos....

Agora só tenho o reator de cálcio ligado 24/7 e o kh entre 7 e 8....

Quando faço os testes de cálcio os valores são os aconselhados....

Cumps



Olá Pedro ;) ,

O que me parece é que o teu aumento de Kh quando usavas o Kalk não pode ser lido isoladamente. Não obstante o Kh naturalmente subir, havia, com certeza, algo que o fazia disparar aquando do uso (estando eu a considerar que ele subia isoladamente e de forma estranha). As introdução de Ca e carbonatos essencialmente na forma de bicarbonatos dão-se com numa determinada proporcionalidade, isto é válido para reactores de CaCO3/CO2 e de hidróxido de cálcio.
Acho estranho ser apenas a alcalinidade a subir. O cálcio deveria também subir. Se calhar até subia...medias?
E atenção, qual o problema de teres o Kh a 11? O que te mais interessa é teres um equilibrio cálcio, carbonatos e Ph.
Uma dureza de carbonatos na ordem dos 11 é aceitável. O que mais interessa e o mais dificil é manter estes níveis próximos da supersaturação sem ocorrer precipitação. Se não tinhas problemas de precipitação, se o teu cálcio acompanhava esses 11dKh, e acompanharia se estivesse na ordem dos 430-450ppm, não vejo razão nenhuma para o teres desligado.



Abraço,
Paulo Marinheiro

Mensagem 28/dez/2013, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Realmente tinha o cálcio a 450 e o ph a 8.4 de dia e 8.2 de noite.....achei que eram valores muito altos e como morreram uns Lps, pensei que tivesse sido essa a razão....posso utilizar o reator de kalk no período da noite (reposição de agua) e o reator de Cálcio 24/7?

Paulo, tu utilizas ractor de kalk?

Cumps

Próximo

Voltar para Discussão Geral



cron