Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral adicionar kalkwasser

adicionar kalkwasser

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/jan/2014, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Paulo Marinheiro Escreveu:
Adicionar Kalkwasser de forma precisa, eficiente e com capacidade de controlo, requer perceber bem o que é a solução e como funciona quimicamente. Sendo que, para os menos esclarecidos :p , o que se pretende é a continua adição de iões de carbonatos na água que ao reagir com o CO2 disponivel formam bicarbonatos permitindo a captação e respectiva calcificação dos corais. É exactamente o que faz um reactor de cálcio ou o balling.

Rui, o que provavelmente te acontecia, era que ao adicionares continuamente ou regularmente Kalkwasser, o CO2 disponivel no teu aquário não era o suficiente e fazia precipitar os carbonatos.

Hugo :) , ponto 3 correctissimo! Ponto 2 depende a que te referes quando escreves "potencia a dissolução do Hidróxido de cálcio", ponto 1, continuo a sublinhar que essa não é uma razão e é importante eslarecer o porquê para que não seja uma prática. O Randy H-F não poderá ter escrito isso dessa forma! :-s

Efectivamente, existem algumas razões para a adição de vinagre, umas mais importantes do que outras.
Usá-lo no Kalkwasser para fazer descer ou controlar o pH (para ácido) não é uma delas. Duas noções principais para perceber que isso não será o motivo. Primeiro, a adição de vinagre à água de kalk na proporção correcta, não altera quase nada o pH final da solução. Segundo, em condições normais a quantidade de kalkwasser adicionada lentamente, até no campo hipotético de conseguires um pH mais baixo na solução (entre 1 a 1.5 mais baixo) não seria o suficiente para provocar qualquer ajuste no volume total do aquário. Daí a Kalkwasser, a médio/longo prazo, não conseguir sequer fornecer (à razão da sua entrada no sistema e com um aquário bem povoado) a quantidade exigida de carbonatos.

Além da tua 3º razão, há duas grandes e talvez principais/importantes vantagens do uso do vinagre no Kalkwsser e que podes comprovar facilmente por experiência própria.
A primeira, o facto de estares a utilizar um ácido na solução e não água. Daí promoves a formação de acetato de cálcio o que traz a enorme vantagem de fornecer mais iões de cálcio ao sistema. Segundo, o próprio vinagre produz o equivalente a todo o CO2 que necessitas para se ligar e evitar a precipitação dos iões de cálcio em carbonatos de cálcio. (possivel problema do Rui)

Daí a célebre recomendação que é feita a quem tem sistemas grandes e usa reactor de cálcio para que a adição de kalkwasser seja feita à saída da água do reactor. Precisamente para que os carbonatos vindos da Kalkwasser usem o CO2 vindo da água do reactor anulando o excesso de CO2 livre que, esse sim, altera substancialmente o pH do aquário, e, por outro lado, promover a formação de bicarbonatos que por conseguinte estanca uma possivel precipitação dos iões de carbonatos.
Isto pode ser simples/básico para alguns de nós, outros ouvem e fazem mas não entendem e por isso não controlam, outros ainda há que por desconhecimento nem se ariscam.
É preciso ser bastante preciso nas intervenções porque, em boa verdade, eu tenho a convicção de que o futuro da aquariofilia passa pela manutenção dos nossos aquários com muito rigor. Temos de praticar uma aquariofilia consciente, eficaz e com sucesso visível replicando bons exemplos, só assim justificamos, de alguma forma, a pressão que ainda exercemos nos recifes.

Abraço,


Tá explicado :ymapplause: agora usem (se quiserem) e não abusem.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 21/jan/2014, 19:12

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não sou químico, por isso vou dizer o que acho que acontece quimicamente. ;)

É verdade que a solução de kalk (hidróxido de cálcio) tem um PH elevado (12.4 +/-) e que adicionado ao aquário PODE (é diferente de faz :D ) subir o PH do aquário.

Contudo, o hidróxido quando combinado com moleculas de dióxido de carbono forma bicabornato e esta reação faz desder o PH e atenua o efeito referido em cima!

Como muito bem indicas, se não houver CO2 suficiente no aquário (o que é o mais normal) para combinar com este hidróxido, forma-se carbonato de cálcio. O que aconteceu ao Rui, sim! E o que acontece a toda a gente que usa kalk sem adição de carbono.

A adição de vinagre (ou mesmo CO2, é indiferente) faz com que isto não aconteça, ou seja, que não se forme carbonato de cálcio e se não se formar carbonato de calcio e sobrar CO2, isso vai baixar o PH do aquário, atenuando assim a subida do PH derivado do hidróxido!

P.S.: Acho que estamos a dizer basicamente o mesmo e acompanho-te no alerta para quem ler isto não se por a adicionar à maluca ao aquário, quer seja vinagre, quer seja kalk, quer seja o que seja. ;)

Mensagem 22/jan/2014, 11:13

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Muito boa explicação Paulo e Hugo. Apenas adiciono uma ressalva para os menos experientes...

Se doseado muito lentamente ou se fizerem concentrações de kalk abaixo do recomendado não tem nenhum estes problemas. O unico problema sera quando tiverem muitos sps... ai as circunstancias e as variaveis mudam significativamente!

Para um aquario de moles e misto kalk funciona bastante bem e nem tem de inventar muito... para um aquá exclusivo de sps funciona até determinado consumo por parte dos sps, entrando depois também a variavel da evaporação/reposiçao diária ao barulho. Nessa altura começam a acontecer o tipo de problemas que o Paulo e o Hugo apontaram porque a variavel demanda/consumo/evaporação complica a quimica da coisa :( .

Mensagem 22/jan/2014, 13:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos
depois de ter estado a ler este tópico fiquei a pensar que eu devo tar a fazer tudo mal , o meu deposito de osmose é de 60 litros e eu ando a colocar 1 colher de chá por cada 20 litros , deixo uma bomba a fazer a circulação e passado umas horas desligo.
no ultimo mês fiz um grande erro que foi de não limpar o deposito de osmose e voltar a encher com agua de osmose mas parece me que quando voltei a adicionar o kalk junto com o kalk que estava no fundo deve ter provocado alguma alteração no aquario , na ultima semana perdi 2 sps , fiz os testes e tem estado tudo normal , mas a rapidez em que branquearam foi assustadora.

Mensagem 22/jan/2014, 15:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nuno,
esse relato que escreves não deve ter sido a causa... estás com uma solução muito diluida de kalk para que branqueasse dessa maneira tão rápida 2 sps. Tinhas de despejar os 60 litros de uma vez só, e ainda assim não sei se perdias algum coral. Estás a colocar 1 colher de chá para 20 L, quando a saturação é 1 ou 2 colheres por 5 litros.

Procura outra causa... não me parece que seja do kalk. Se queres colocar kalk, procura um reactor de kalk ou um kalk dispenser da Tunze para que não mistures o kalk directamente no deposito de água doce.

Mensagem 22/jan/2014, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!



Entao qual é o sitio ideal para o reator de kalk pingar?Depois do escumador?

Cumps

Mensagem 22/jan/2014, 15:38

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!



Entao qual é o sitio ideal para o reator de kalk pingar?Depois do escumador?

Cumps

Eu diria que é na zona com mais agitação possível, precisamente porque é nessa zona que haverá mais CO2, mas agora que perguntas acho que nunca li nada sobre isso... :-\

Mensagem 22/jan/2014, 15:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Já responderam neste tópico...

logo a seguir ao reactor de calcio caso exista... se este não exisitir, deve ser numa zona de grande circulação devido ao PH elevar muito na zona de queda do kalk.

Já agora... tinha ja colocado estes linka algures mas aqui tem explicação para quase tudo sobre Kalk:

http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/#5
http://reefkeeping.com/issues/2003-05/r ... /index.php

Mensagem 09/fev/2016, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Bom dia amigos, vim desenterrar o kalkwasser :)
Bom após ler e reler este tópico sobre o kalk, fiquei um pouco "zonzo", e vou explicar porque, afinal qual a melhor forma de usar o kalk ?
Pelo que me apercebi, um reator com o kalk e uma bomba sempre a mexer solução, depois a água da OI e empurrado lá para dentro e sai saturada já com o kalk, certo ?
Agora isto tudo porque, eu estou a usar Bailing desde início, só que apesar de ter todos os parâmetros dentro dos valores normais, tipo KH = 8 o CA a 390 o MG a 1300 o PH esse sim tem sido sempre a baixar, estando neste momento (manhã) nos 7.7.
Haaa os corais não crescem :(
Dai estar a equacionar exprimentar o kalk ... E estamos a falar de um sistema de 240L
Imagem

Mensagem 09/fev/2016, 12:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nelson Alcobia Escreveu:
Bom dia amigos, vim desenterrar o kalkwasser :)
Bom após ler e reler este tópico sobre o kalk, fiquei um pouco "zonzo", e vou explicar porque, afinal qual a melhor forma de usar o kalk ?
Pelo que me apercebi, um reator com o kalk e uma bomba sempre a mexer solução, depois a água da OI e empurrado lá para dentro e sai saturada já com o kalk, certo ?
Agora isto tudo porque, eu estou a usar Bailing desde início, só que apesar de ter todos os parâmetros dentro dos valores normais, tipo KH = 8 o CA a 390 o MG a 1300 o PH esse sim tem sido sempre a baixar, estando neste momento (manhã) nos 7.7.
Haaa os corais não crescem :(
Dai estar a equacionar exprimentar o kalk ... E estamos a falar de um sistema de 240L


Não há necessidade de ficar zonzo ... é o mais simples possível.
Tens duas hipóteses:

1º Fazes a água com Kalk (garrafão de 5l e dissolves 1 colher de sopa de kalk) e depois pões a pingar durante a noite para a SUMP.

2º Usas um reactor de jeito tipo Deltec. O próprio reactor já tem uma pá e um motor de bola de espelhos que constantemente agita o pó que fica depositado no fundo. Ligas o sistema de reposição ao reactor de modo a que sempre que seja preciso repôr água de osmose ela entra no reactor por baixo e sai de cima já saturada com Kalk.

Simples!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/fev/2016, 12:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
E ainda tens o metodo low cost, até teres o bendito reactor da deltec, uma garrafa de coca cola, com o kalk lá dentro e todos os dias na hora de alimentar os bicharocos sacodes a garrafa, o resto é como o reacto Deltec. Ligas a mangueira que vem da osmose num furo "apertado" na tampa de maneira que vede o suficiente e colocas outra mangueira para a saida de água saturada para aí cerca de 3 a 4 cm baixo do nivel da outra mangueira(osmose), importante é a saida do teu reator lowcost estar acima do nivel e água da sump e não deixares a mangueira dentro de agua da sump para evitar sifonamentos.

Ahhh, o nivel do kalk, eu tenho 5 cm no fundo quando está depositado, carrego todas as semanas com um pouco de maneira a controlar sempre o mesmo depósito.

Acho que se percebe!!!!

Abraços.

Mensagem 09/fev/2016, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Tiago Grego Escreveu:
....................

Ahhh, o nivel do kalk, eu tenho 5 cm no fundo quando está depositado, carrego todas as semanas com um pouco de maneira a controlar sempre o mesmo depósito.

Acho que se percebe!!!!

Abraços.

Obrigado Tiago, mas esta parte acho que não percebi,
Caso use o método lowcost, imaginemos um garrafão de 5 litros em que todos os dias abane, terei um depósito no fundo de 5cm, é isso ?
Caso esteja sempre a mexer, já não acontece, certo ?
Mas imaginemos o reator com pás xpto, se ao domingo adicionar o kalk, no sábado seguinte a solução estará mais "fraca" certo ?
Imagem

Mensagem 09/fev/2016, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Em reactor a solução tende a ser bastante saturada, pelos menos no meu caso e mesmo no reator que tem motor com pás, ele agita periodicamente mas vai existir sempre depósito.

A medida dos 5cm de depósito na garrafa de 2 litros, é uma bitola que para mim está a funcionar e a manter o kh perto dos 7,5, não quer dizer que para ti não tenha de ser menos ou mais, também tem haver com a quantidade de evaporação por dia do teu aquário, o meu evapora em média cerca de 2-3 litros por dia sistema de 300 litros.

Para fazeres em reactor o garrafão de 5 litros é exagerado, opta por uma embalagem com menos volume. Quanto mais rígida for a embalagem mais fácil se torna de fazer furos apertadinhos para as mangueiras.

Abraços

Mensagem 12/fev/2016, 19:53

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
https://youtu.be/Lu_To5UZ2c0

Para quem tenha duvidas... aqui explica muito bem todos os aspectos relacionados com kalk. ;)

Mensagem 13/fev/2016, 00:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Obrigado a todos,
Já percebi, vou optar então pela versão de roposicao de água.
Este fim‑de‑semana já entra em funcionamento. Vamos lá ver como corre.

Abraço a todos
Imagem

Mensagem 13/fev/2016, 02:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Nelson Alcobia Escreveu:
Obrigado a todos,
Já percebi, vou optar então pela versão de roposicao de água.
Este fim‑de‑semana já entra em funcionamento. Vamos lá ver como corre.

Abraço a todos


Tem atenção ao efeito sifão para que não te aconteça o que me aconteceu mesmo após a bomba da reposição parar ( no meu caso uma tunze do osmolator ). A saída para a sump da água do reservatório estava abaixo do nível de água e despejou muita água com kalk no aquário. Felizmente não matou nada.
Imagem

Mensagem 22/fev/2016, 14:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Boa tarde,

Hoje vou colocar o meu reactor de kalkwaser (estilo deltec) a funcionar. No entanto surgiram-me umas duvidas:


1- Que quantidade de kalk devo colocar?

2- Como é que sei quando devo fazer a troca/encher de kalk sem ter de medir o ph à saída do reactor ?

3- Devo ter 24h ligado o motor da pá que mistura a kalk?

PS: uma pergunta mais parva.....devo colocar primeiro a kalk no fundo do reactor e colocar a água, ou ao contrário??

Obrigado

Mensagem 22/fev/2016, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

1 - Podes pôr de forma a formar uma camada de 3 cm no fundo por exemplo. O Objectivo é saturar a solução.

2 - Quando deixares de vÊr kalk no fundo do reactor.

3 - Sim, sempre

4 - É igual, mas podes pôr primeiro o kalk.

Mensagem 23/fev/2016, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Tal como o cão é o melhor amigo do Homem, também o kalk é o melhor amigo do aquário. Usem sem medo ;)
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 03/mai/2016, 14:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá a todos,

Nos últimos tempos tenho notado alguma precipitação de carbonatos (consigo ver no vidro junto onde a kalk cai). Como não tenho peixes no aquário já há uns 3 meses e os nitratos a zero, parei a adição de fonte de carbono aquário, o que me leva a crer que não tenho CO2 suficiente na água, o que me faz precipitar os carbonatos.

Neste momento estou com KH nos 6.7 e acho que não tenho consumo assim tão grande para a kalkwaser não dar conta do recado (para além disso a pouca coralina que estava a crescer, tem andado muito tímida, e alguma até a branquear).

Posto isto, estou a pensar adicionar o vinagre, segundo o artigo do Randy Holmes-Farly para "potenciar a dissolução do Hidróxido de cálcio".

Como uso reactor de kalk DIY ao estilo DELTEC, e no artigo http://www.reefkeeping.com/issues/2005-01/rhf/#5 é dito que é "dificil" usar vinagre com os "Nilsen reactors", estou na duvida se deva adicionar o vinagre na agua de reposição, que por sua vez irá passar pelo reactor.

Não estou a ver nenhum problema, à partida.

Alguém já usou o vinagre com este tipo de reactores ?

Obrigado

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron