Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Escolha entre leds e T5

Escolha entre leds e T5

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 13/jan/2014, 23:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Precisava de uma pequena ajuda na escolha entre duas rampas de luz.
Brevemente vamos montar aqui em casa um Aqua maiorzito, mais propriamente 150x60x60
Estamos indecisos entre uma rampa Ati powermodul 10x80wt5 ou duas de leds maxspect razor 160w 16000k. A escolha principal vai para as duas rampas de leds maxspect por ter menos consumo e não seria preciso andar a comprar lâmpadas de 6 em 6 meses mas será o suficiente para manter especialmente SPS num Aqua com estas dimensões ?
Agradeço desde já todas as opiniões.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 13/jan/2014, 23:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42
Boas

Ao invés das duas maxspect 160W já viste a nova maxspect de 300W?

Mensagem 14/jan/2014, 07:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Sim mas como eu tenho já uma r420r de 160w 16000k assim só tinha que comprar outra, já que a medida das duas juntas faz 140 cm e daria 320w, só tenho medo que não seja suficiente para manter SPS num aquário com estas dimensões.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 14/jan/2014, 09:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Bom dia Ana,

Eu penso que não terás problemas com 2 calhas da MaxSpect, mas no entanto dá uma olhadela aqui:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2192708

Tens alguma informação sobre as primeiras impressões da calha no ReefCentral.

Cumprimentos,
Armando

Mensagem 15/jan/2014, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá boa noite
não conheço ao vivo essa calha de iluminação Led por isso não me vou pronunciar.
pretendo apenas divulgar a minha experiencia e dar a minha opinião se isso ajudar.
Sou adepto de Leds já há algum tempo tenho 11 aquários (10 com leds de vários tipos)
Penso que para Sps substituir as 10xT5de 80w (800W) por 320W parece-me pouco embora essa calha tenha muito bom aspecto e bons refletores.
Tenho montado no meu aquário principal 160x60x60 uma calha artesanal com 157 leds de 3W = 471W (em substituição de 600W) estou satisfeito com o resultado mas estou a começar a montar outra (também artesanal) com os chamados canhões de Leds vou montar 5 com 100W cada.
embora o meu aquário não seja referencia para ninguém, mas os poucos corais duros Sps que tenho têm-se mantido com algum crescimento.
Em resumo na minha modesta opinião, ao comprar essa calha de leds tenha em conta aumentar mais a iluminação (não se vai arrepender).
a minha opção pelos leds, além do gozo que me deu montá-los, foi mais pelo facto de não ter de substituir as Lâmpadas T5 de 6 em 6 meses e as HQI's todos os anos, assim se os leds durarem o que os fabricantes dizem, pelo menos gozamos uns anos sem preocupações.
em relação ao consumo não é tão baixo quanto isso, de facto consome menos mas não muito menos, basta medirmos o consumo através de um aparelho que o Lidl normalmente vende ou usarmos um amperímetro e depois é só fazer contas.
espero que tenha dado alguma ajuda pois a ideia é essa.
cumprimentos
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Voltar para Discussão Geral