Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Água do Mar

Água do Mar

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 10/mar/2014, 12:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Bom Dia,

Ontem fui recolher água ao mar.
Quando cheguei a casa resolvi fazer um teste de PO4 para ver quais os níveis de fosfatos da água.
Com o Hanna Checker deu 0.11 :(

Agora estou na dúvida fazer ou não a troca de água... é que a água do meu aquário tem 0.07

Queria a opinião dos "experts" na matéria.

Já agora para corrigir a salinidade qual a quantidade de água de osmose devo adicionar aos 50 litros de água do mar?

Cumps
Miguel

Mensagem 10/mar/2014, 12:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Miguel Pinho Escreveu:
Bom Dia,

Quando cheguei a casa resolvi fazer um teste de PO4 para ver quais os níveis de fosfatos da água.

Agora estou na dúvida fazer ou não a troca de água... é que a água do meu aquário tem 0.07

Já agora para corrigir a salinidade qual a quantidade de água de osmose devo adicionar aos 50 litros de água do mar?

Cumps
Miguel

Boas,

Eu media outra vez ...
De qualquer maneira nunca meço a água do Mar e simplesmente uso.
Neste momento PO4: 0.01

Entretanto não corrigir a água do mar antes de pôr no aquário. Se o fazes baixas demasiado o valor de KH e Cálcio que já de si não são altos.

Mete primeiro no aquário pois o impacto na salinidade será mínimo e corrige já com a água lá dentro.

Ou então não corrigas nada e usa a água tal como eu a uso ... tenho sempre a salinidade a 1.026

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/mar/2014, 13:11

Parece que a qualidade da água ainda não é boa :) é geral.
Lá vai águaa pelo cano a baixo
:D

Mensagem 10/mar/2014, 13:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 67
Miguel Pinho Escreveu:
Bom Dia,

Cumps
Miguel

Viva Miguel,

Na minha opinião não te deves preocupar com esse valor, se vires as coisas da seguinte forma e fazendo uma conta muito “ligeira”:

A água que recolheste apresenta um valor de 0,11, mas tu não vais fazer uma mudança de água da totalidade do aquário como tal assumindo que o teu sistema tem +/- 400 Lts e tu vais fazer uma
TPA de 20% (+/- 80 Lts : 1/5 do volume total) esse valor dos 0,11 vai ser diluído nos 400 Lts equivalendo a uma entrada de +/- 0,02 no global do teu sistema.

Isto é a minha maneira de ver a coisa, pode ser uma grande asneira.

Nuno

Mensagem 10/mar/2014, 13:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
As recolhas que medi sempre deram fosfato a zero, apanhaste a agua numa poça? deves sempre apanhar em zonas com circulação para não correres o risco de apanhares agua poluida.

Mensagem 10/mar/2014, 13:31

Também já pensei nisso, mas como fiz uma troca na sexta-feira, acho que vou aguentar mais um bocado.

Mensagem 10/mar/2014, 13:38

Joao Tomas Escreveu:
As recolhas que medi sempre deram fosfato a zero, apanhaste a agua numa poça? deves sempre apanhar em zonas com circulação para não correres o risco de apanhares agua poluida.

Bom dia João ,

Eu apanhei a água na enchente logo não era água parada.

O problema é que nesta altura do ano os terrenos são lixiviados para o Rio Douro que está muito poluído e afecta as praias a té 20km de distância devido ao grande caudal que tem.
O Mota já me confirmou, porque apanhou lá a água, mas como neste momento ele só a utiliza para lavar o sistema, não são importantes esses valores.

;)

Abraço
Miguel

Mensagem 10/mar/2014, 13:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Sendo assim eu nao arrsicava, tens aí muitas peças e penso que nao vale esse risco. O ideal seria procurares outra zona para a colecta. A ideia da TPA é colocarmos agua com a melhor qualidade possivel para diluirmos com a do sistema, nao vejo que essa agua seja de qualidade e nem sabes se para alem de fosfato possa ter outros quimicos devido a essas descargas.

Mensagem 10/mar/2014, 16:31

Joao Tomas Escreveu:
Sendo assim eu nao arrsicava, tens aí muitas peças e penso que nao vale esse risco. O ideal seria procurares outra zona para a colecta. A ideia da TPA é colocarmos agua com a melhor qualidade possivel para diluirmos com a do sistema, nao vejo que essa agua seja de qualidade e nem sabes se para alem de fosfato possa ter outros quimicos devido a essas descargas.

Ainda tenho Sal :D Fica para o próximo fds :-bd

Mensagem 14/mar/2014, 01:29

Grupo: Moderadores Mensagens: 102
É companheiro, acho que não deves arriscar mesmo....zonas poluídas por deságuas de rios é muito preocupante!
Abraços.

Rinaldo Fontenele

Química da água.

Voltar para Discussão Geral